A Evolução Dos Computadores
Monografias: A Evolução Dos Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eder101912 • 10/11/2014 • 664 Palavras (3 Páginas) • 389 Visualizações
Podemos perceber que os computadores de antigamente eram praticamente impossíveis de serem transportados pois ocupavam muito espaço. Esses computadores só tinham tamanho, pois não ofereciam sistemas gráficos e sim de cálculos matemáticos em papel diferentemente dos computadores atuais, que possuem sistemas operacionais.
O processamento do Eniac na época em que foi desenvolvido era de 4500 cálculos em 11 segundos, que na época era o mais avançado sistema de cálculos. Porem os computadores atuais já podem calcular milhões de informações em menos de 1 segundo e são multitarefas.
O Eniac era um computador que somente para use de grandes empresas e pelo governo.
O primeiro computador pessoal é o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs e Stephan Wozniak, onde a Intel projetou o microprocessador - que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central - tecnologia que permite a criação do computador pessoal, ou microcomputador.
Onde iniciou a evolução dos computadores pessoais com a grande rivalidade entre a poderosa Apple e a Microsoft.
Em 1981, a IBM lança o seu PC, que se torna um sucesso comercial. O sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela empresa de softwares Microsoft. Na época, Bill Gates, o dono da Microsoft, convence a IBM e as demais companhias a adotarem o sistema operacional de sua empresa. Isso permite que um mesmo programa funcione em micros de diversos fabricantes. Posteriormente, os PCs passam a usar microprocessadores cada vez mais potentes.
E após a criação do MS-DOS, a Apple criou o Macintosh lançado em 1984, onde surgiu e revolucionou o mercado ao promover o uso de ícones e do mouse, aonde no ano seguinte a Microsoft lançar a interface gráfica do Windows adaptando para os PCs que tem o uso de ícones e do mouse.
E a partir daí o Windows se tornou o maior sistema operacional no mundo, e a partir daí começaram a surgir novos componentes para os computadores pessoais, como o CD-ROM, DVD-ROM, USB e os Cartões de Memorias que substituíram o disquete.
Aonde vemos que hoje os computadores se tornaram portáteis é possível encontra – lós em nossos smartphones, que nada mais é o computador mais portátil, e por muitas vezes substituem os nossos notebooks.
O desenvolvimento da informática exerce um grande impacto no modo de produção da sociedade. O computador torna-se uma importante ferramenta de trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos. Vários setores da economia já estão informatizados, entre os quais a indústria, a pesquisa científica, a educação, o sistema financeiro, as comunicações e a astronáutica. Nas fábricas, os robôs substituem gradativamente a mão de obra humana em trabalhos que envolvem risco e em atividades mecânicas, como as linhas de produção e montagem. Essa automação progressiva é a causa da eliminação de vários postos de trabalho como caixas de banco, telefonistas e datilógrafos, tendência que é conhecida por desemprego estrutural. Por outro lado, a informática também cria novas categorias de profissionais, cuja principal característica é o domínio das tecnologias da atualidade.
Na pesquisa científica, o computador tem possibilitado a simulação de experiências inviáveis na realidade,
...