A Flexão, Resistencia dos Materiais
Por: viniciusferrari • 1/5/2020 • Trabalho acadêmico • 669 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE REDENTOR
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
VINÍCIUS BRAGA FERRARI
FLEXÃO
Paraíba do Sul
2020
[pic 2]
VINÍCIUS BRAGA FERRARI
FLEXÃO
[pic 3]
Professor: Arthur
Paraíba do Sul
2020
- Introdução
O ensaio de flexão é realizado em materiais frágeis e em materiais resistentes, como o ferro fundido, alguns aços, estruturas de concreto e outros materiais, que em seu uso são submetidos à flexão. Nos materiais frágeis, as flechas medidas são muito pequenas. Consequentemente, para determinar a tensão de flexão, utilizamos a carga que provoca a fratura do corpo de prova.
O ensaio de flexão foi adotado com o objetivo de ser utilizado em materiais frágeis para determinar a tensão e flecha de ruptura, para além de permitir avaliar outras propriedades mecânicas, nomeadamente o módulo de elasticidade à flexão. A sua grande vantagem é a de permitir utilizar provetes mais fáceis de maquinar que o provete de tração e, tem tanto mais aplicação quanto mais duro for o material. No entanto, para materiais muito frágeis, os resultados obtidos apresentam muita variação, por isso devem ser realizados vários ensaios para estabelecer um valor médio.
1.1 Flexão
Flexão é um esforço físico onde a deformação ocorre perpendicularmente ao eixo do corpo e paralelamente à força atuante. O esforço de flexão provoca uma deformação elástica no material.
Um material submetido à flexão apresenta uma superfície de pontos chamada linha ou eixo neutro tal que a distância ao longo de qualquer curva contida nela não varia em relação ao valor antes da deformação. O esforço que provoca a flexão é o momento fletor.
O ensaio de flexão fornece dados que permitem avaliar diversas propriedades mecânicas dos materiais. Uma dessas propriedades é a tensão
de flexão.
Se aplicarmos um esforço próximo a um dos apoios de uma barra, a flexão será pequena e se aplicarmos o mesmo esforço no centro da barra, a flexão será máxima, como pode ser visto na figura abaixo.
[pic 4]
Figura 1: Representação da flexão em barras
Portanto, é possível observar que a flexão da barra não depende só da força, mas também da distância entre o ponto onde a força é aplicada e o ponto de apoio. O produto da força pela distância do ponto de aplicação da força ao ponto de apoio origina o que chamamos de momento, que no caso da flexão é o momento fletor (Mf)
- Ensaio de flexão em viga de concreto armado:
Em estruturas de concreto armado, as trincas e fissuras de flexão em vigas são comuns. Essas fissuras normalmente apresentam aberturas bem pequenas e se desenvolvem no meio da viga, como visto na figura abaixo.
[pic 5]
Figura 2: Ensaio de flexão em viga de concreto armado
As trincas de flexão são verticais no meio do vão e apresentam aberturas maiores em direção à face inferior da viga onde estão as fibras mais tracionadas. Já nos apoios, as fissuras formam um ângulo de 45º com a horizontal devido ao esforço cortante.
...