A Fusão de Sensores para SLAM Visual Baseado em Grafos Utilizando Cameras Stereo e Odômetro
Por: Ricardo Achilles • 12/12/2017 • Trabalho acadêmico • 432 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Fusão de Sensores para SLAM Visual Baseado em Grafos Utilizando Cameras Stereo e Odômetro
Ricardo Achilles Filho, Brenno Augusto Cason Caldato, Prof. Dr. José Eduardo Cogo Castanho, UNESP, Faculdade de Engenharia de Bauru, Engenharia Elétrica, rachillesf@gmail.com.
Palavras Chave: slam, fusão de sensores, odometria visual
Introdução
A estimação da trajetória de um robo, simultaneamente à construção de um mapa do ambiente (SLAM) é um tópico amplamente estudado por roboticistas[1].
Técnicas de fusão de sensores permitem a integração de medidas obtidas por multiplas fontes, para que a combinação dos mesmos proporcione uma melhor estimativa de estado. Dentre os principais sensores utilizados estão as Cameras, LiDAR’s, Sonares, IMU’s e Odometros.
Métodos de SLAM baseado em grafos interpretam as posições do robo e pontos no mapa como vértices em um grafo e cada medida como arestas. O grafo é então otimizados para reduzir o erro entre os estados estimados e as medidas realizadas pelos diferentes sensores.[2]
Objetivos
Desenvolver e analizar um sistema de SLAM baseado em grafos, utilizando como sensores um odômetro e cameras stereo.
Material e Métodos
O ponto de partida para a implementação foi a aplicação ORB-SLAM2 [1]. O desenvolvimento foi realizado em um ambiente Linux Ubuntu 16.04 utilizando um robo Pioneer P3-DX e o ambiente ROS.
Primeiramente foi modelada a transformação relativa entre duas medidas de odometria em 6 graus de liberdade, Tk-1,ko , para isso, utilizou-se a informação de pitch obtida pela odometria visual, dada pela transformação Rkf . [pic 4]
O erro entre o deslocamento estimado Tcw e o deslocamento do odometro dado por (1) pode ser calculado por (2)
[pic 5]
O erro computado em (2) é então inserido na otimização do grafo, juntamente com os termos de erro das caracteristicas visuais encontradas utilizando o descritor ORB[1].
Resultados e Discussão
[pic 6]
Figura 1. Trajetória estimada e Mapa de Características.
Para verificação dos resultados foi utilizado o Dataset MIT Stata Center. Foi avaliado o erro RMS das trajetorias em relação ao Ground Truth fornecido.
Tabela 1. Comparação dos Resultados
Fusão de Sensores | ORB-SLAM2 | |
Erro RMS | 0.5497 | 0.6002 |
Conclusões
Ao analisar os resultados pode-se concluir que a fusão de sensores resulta em uma melhor estimação da trajetoria, dado que se agrega medidas de diferentes fontes. Especialmente no caso do SLAM visual, ao se utilizar o odometro, pode se evitar a falha causada pela ausência de características visuais no ambiente.
...