A Gestão de Custos
Por: pereiraestefanie • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.489 Palavras (6 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – MÓDULO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
ESTEFANIE PEREIRA SANTANA RA - 224512012
PORTFOLIO 1
Gestão de Custos de Materiais
...............................................................................................................................
Guarulhos
2014
ESTEFANIE PEREIRA SANTANA
PORTFOLIO 1
Gestão de Custos de Materiais
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão de Custos de Materiais.
Prof. Walter
...............................................................................................................................
Guarulhos
2014
[pic 2]
Questões:
- O que é gasto?
R: Correspondem aos compromissos financeiros assumidos por uma empresa para aquisição de:
- Recursos que serão assumidos no ambiente fabril para a fabricação do produto;
- Mercadorias para revenda;
- Recursos para a realização de serviços;
- Recursos a serem consumidos no ambiente da administração;
- Recursos a serem consumidos no ambiente da administração;
- Recursos a serem consumidos no ambiente comercial;
No entanto cada item citado são os gastos de uma empresa, assim sabendo atribuir os recursos de uma forma que a empresa enxerga a necessidade dos gastos, sejam administrativos, despesas ou sendo um investimento.
- O que é custo?
R: Quando você gera o produto a fim de tonar um bem, deve considerar as parcelas dos gastos, dito os custos na realização da produção do produto ou serviços.
- O que é despesa?
R: É tudo que gere receita, são os gastos consumidos para administrar a empresa e realizar as vendas, para que você tenha a base do quanto foram às despesas, tanto na parte administrativa como a de vendas. MEGLIORINI (2012).
- O que é investimento?
R: Investimento é uma aplicação que você faz para um tipo de recurso, esperando ter o retorno futuro, seja investido em imóveis, onde é mais conhecido, pois, a maioria das pessoas investe seu dinheiro em casas, carros, pois além de trazer os benefícios é um bem que você vai ter por muitos anos, porém corresponde aos gastos que terá ao longo do tempo. Este conceito está relacionado também à compra de máquinas e equipamentos, seja na parte de despesas de manutenção ou instalações. Entretanto referi se a aquisição de matéria-prima, de mercadorias para revenda e de materiais diversos, a aquisição de máquinas ou veículos, ou até mesmo ações de outras empresas. MEGLIORINI (2012). Enfim investir em um bem, é saber aplicar da melhor forma, para que te traga as vantagens que precise, seje lucro, ou benéficio.
- Quando uma empresa gasta com marketing ela incorre em custos?
R: É despesa relacionada a vendas, considerando que as despesas são esforços para gerar a receita e administrar a empresa.
- Quando uma empresa compra matéria-prima, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.
R: Custo. Todos os gastos ocorridos na divisão de fabricados são classificados de custo. Os custos são apropriados aos produtos é preciso estabelecer critérios para isso. Separando em custos diretos e indiretos. Sendo como custo direto são custos apropriado ao produto conforme consumo.
- Quando uma empresa compra equipamento para a divisão de fábrica, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.
R: Investimento. A aquisição de uma máquina é um investimento registrado na respectiva conta do ativo permanente e, pela depreciação, teremos um custo ou uma despesa, dependendo do departamento (fabril, administrativo ou comercial) em que essa máquina for utilizada.
- A depreciação é um custo ou uma despesa?
R: Custo.Todos os gastos ocorridos na divisão de fábrica são classificados como custos. E, como os custos são apropriados aos produtos, há que se estabelecer critérios para isso. A separação desses custos em diretos e indiretos vai ao encontro dessa necessidade.
“Os custos nas empresas, industriais, correspondem aos gastos relativos á fabricação dos produtos, ao passo que as despesas se referem aos gastos relacionados á administração da empresa e a geração de receita” (MEGLIORINI, 2012, p. 5).
- O que é objeto de custeio?
R: Pode ser uma operação, uma atividade, um conjunto de atividades, um produto, um departamento etc. Por exemplo: se o objetivo é conhecer a margem de contribuição, deve-se utilizar o custeio variável; se é atender aos usuários externos, deve-se utilizar o custeio por absorção; se é rastrear os custos, identificando fontes de desperdícios e a realização de atividades desnecessárias, deve-se optar pelo custeio ABC. MEGLIORINI (2012).
- O que são métodos de custeio?
R: Os métodos de custeio determinam a forma de valoração dos objetos de custeio. Tem a função de determinar o modo como serão atribuidos os custos aos produtos existem, diferentes tipos de custeio, que são adotados de acordo com os objetivos visados pela empresa: custeio por absorção, custeio pleno, custeio variável e custeio ABC. MEGLIORINI (2012).
- Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação.
R: Tradicionais: São os que tem como foco principal apuração dos custos dos produtos, considerando que estes sejam geradores de custos
Contemporâneos: Scom novas abordagens de gestão de custos tem sido elaborados para aplicações especificas como exemplo custeio ABC. MEGLIORINI (2012).
...