TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hidrodestilação E Análise Cromamatográfica (CCD)

Por:   •  21/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL II

DANIELA SPEZIA

PRÁTICA 3

HIDRODESTILAÇÃO E ANÁLISE CROMAMATOGRÁFICA (CCD)

Realizada em 17/04/2023

2023

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        2

2        MATERIAIS E MÉTODOS        2

3        RESULTADOS E DISCUSSÕES        3

4        CONCLUSÃO        3

5        REFERENCIAS        4

  1. INTRODUÇÃO

A hidrodestilação é um método para isolar e purificar substâncias. É um processo aplicado em líquidos considerados completamente imiscíveis. Há diversas formas de extrair  óleos essenciais de um material vegetal. O método de destilação por arraste a vapor ou, em um sentido mais amplo: hidrodestilação, é o mais comum para extração de  óleos essenciais  (KOKETSU; GONÇALVES, 1991; OLIVEIRA; JOSÉ,  2007;  SARTOR, 2009; TRANCOSO, 2013).

Com este método, é possível separar as partes mais voláteis das menos voláteis de  maneira a obter uma substância bastante refinada. Os vapores saturados desses líquidos seguem a lei de Dalton das pressões parciais (1801), a qual diz quando dois ou mais gases (ou vapores) são quimicamente inertes e são misturados a uma temperatura constante. A hidrodestilação e a destilação por arraste à vapor são técnicas que se fundamentam no mesmo princípio, no entanto, na primeira, diferentemente da segunda, o material a ser destilado fica em contato direto com a água. Em escala laboratorial, a destilação por arraste à vapor é um método muito viável, pois não requer grandes conhecimentos técnicos.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Em um primeiro momento, foi realizada a montagem da aparelhagem necessária para a execução do experimento, condizente com as instruções da apostila. Conforme Figura 2, exposta abaixo, foi usado um balão de três bocas, um frasco coletor e uma fonte de aquecimento.

[pic 1]

        

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Na sequência, foi medido em balança e colocado 10 g de cravos, conforme Figura 3. Junto ao cravo, foi acrescido 150 mL de agua no balão. Balão este, que iniciou seu aqueciamento de maneira gradual. Durante a destilação, continuou-se a adicionar água através do funil de separação em uma velocidade que manteve o nível original de água no frasco de destilação.

[pic 5]

[pic 6]

O tempo de extração foi cerca de 1h 30 min e foram aproximadamente 90 ml da mistura. Após o experimento fornecer o liquido destilado, extraiu-se o destilado com duas porções de cloreto de metileno (10 mL). Separou-se as camadas agua-oleo e desconsiderou a parte de agua, ficando apenas com o óleo.

Para certificação, adicionou-se um agente dessecante para os resquícios de água e a solução foi decantada em um filtro de papel. Após isso, cloreto de metileno foi evaporado em banho-maria em um balão pesado anteriormente, que a seguir teve uma segunda pesagem para obter o peso do eugenol e, assim, calcular a porcentagem da sua extração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (353.1 Kb)   docx (445 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com