A História e Evolução
Por: Herbert Silva • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
1. História e Evolução
Os materiais de construção são tão importantes na historia dos materiais que, nos primórdios, foi dividida conforme a predominância do emprego de um ou outro material.
Nas civilizações primitivas, o homem empregava os materiais assim com os encontrava na natureza, não os trabalhava, a técnica se resumia em modelá-los e adaptá-los às suas necessidades. Os materiais que predominavam nas construções eram: a pedra, a madeira e o barro.
Aos poucos foram aumentando a exigência do homem, e, consequentemente, os padrões requeridos. Ele passou a demandar de materiais com: maior resistência, maior durabilidade, melhor aparência do que aqueles até então empregados.
Assim, por exemplo, é o caso do concreto armado. Durante muito tempo, para grandes vãos e cargas, só se usava pedra. Tornava-se necessário um material de confecção e moldagem mais fáceis, que fosse trabalhável como o barro e resistente como a pedra. Dai surge o concreto.
A evolução dos materiais tornou-se um ciclo: Melhores materiais - Melhores resultados - Melhores técnicas - Melhores Etapas - Materiais ainda melhores.
2. Normalização
2.1 Finalidades das Normas
A normalização tem como finalidade regulamentar a qualidade, a classificação, a produção e o emprego dos diversos materiais empregados na construção civil.
2.2 Entidades Normalizadoras
No Brasil a normalização cabe a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);
E existem outras entidades, tais como:
INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial); IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto); e normas internacionais, tais como: a ISO e IEC.
2.3 Tipos de Normas
Procedimentos (finalidade de orientar a maneira de empregar, executar e realizar o controle dos materiais e produtos);
Especificação (estabelecem prescrição para os materiais);
Padronização (estabelecem dimensões para os materiais e produtos);
Ensaio (processos para o exame de amostra);
Classificação (têm por finalidade ordenar, distribuir ou subdividir conceitos ou objetos);
Terminologia (definem nomenclatura técnica);
Simbologia (definem conversões de desenho).
3. Cimento Portland
3.1 Origem
A origem do cimento Portland é atribuída ao construtor inglês Joseph Aspdin que, no ano de 1824, queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Ele percebeu que, ao adicionar água, obtinha uma mistura e, ao secar, tornava-se tão dura quanto as pedras e não se dissolvia em água.
3.2 Definição
É um produto obtido pela pulverização de Clinker* constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com certa proporção de sulfato de cálcio natural, contendo, eventualmente, adições
...