A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS PARA A APLICABILIDADE DE UM CONJUNTO DE MELHORIAS PMBOK EM UMA EMPRESA
Por: kennedyegtel • 13/11/2021 • Trabalho acadêmico • 3.762 Palavras (16 Páginas) • 146 Visualizações
GRUPO EDUCACIONAL FAVENI[pic 1]
KENNEDY MENDES VELOSO
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS PARA A APLICABILIDADE
DE UM CONJUNTO DE MELHORIAS PMBOK EM UMA EMPRESA
CATALÃO
2019
GRUPO EDUCACIONAL FAVENI[pic 2]
KENNEDY MENDES VELOSO
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS PARA A APLICABILIDADE
DE UM CONJUNTO DE MELHORIAS PMBOK EM UMA EMPRESA
[pic 3]
CATALÃO
2019
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS PARA A APLICABILIDADE
DE UM CONJUNTO DE MELHORIAS PMBOK EM UMA EMPRESA
Kennedy Mendes Veloso
RESUMO
O cenário coorporativo atual pode ser caraterizado como competitivo, e tal competição tende a aumentar e a se consolidar nesse meio de acordo com as mudanças sociais que afetam os gostos do consumidor final de todos os produtos e serviços comercializados. O empreendedorismo apresentou grande crescimento nos últimos anos, e conta com cada vez mais adeptos. Dessa forma, muitas empresas novas surgiram, o que dificulta que cada uma delas seja original e se diferencie das demais. O bom atendimento, o entrosamento da equipe e um ambiente de trabalho saudável, são elementos fundamentais para que o cliente sinta confiança em escolher determinada empresa para comprar seus produtos ou contratar os serviços prestados pela mesma. O meio corporativo com foco no setor privado sente esses impactos de maneira ainda mais intensa, isso porque sofreu e ainda sofre muito com as consequências da crise econômica que alterou o comportamento do consumidor brasileiro. O presente trabalho visa demonstrar como uma reforma na organização pode trazer lucros para a empresa, nesse caso a padronização conhecida como PMBOK.
Palavras-chave: Ambiente corporativo; Inovação; O consumidor atual; Gestão de Projetos.
1 INTRODUÇÃO
O meio corporativo de modo geral vem passando por situações complicadas no contexto em que se encontra, devido ao fato de o mercado em que as empresas estão inseridas estar em constante e crescente competição. Aliado a isso, o período de recessão em que o país se encontra desde o fim do ano de 2015, gerou uma grande quantidade de desempregados. Dados recolhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no fim do primeiro trimestre de 2018 o número de desempregados atingia a marca de 13 milhões de pessoas (IBGE, 2018).
Tal situação contribui para que os funcionários se sintam constantemente disputando vagas de emprego, mesmo já estando empregados. O período de recessão também influencia diretamente no poder de compra da população em geral, de modo que o faturamento das empresas tende a diminuir. Para minimizar os efeitos dessa realidade, é preciso que os funcionários estejam bem preparados, motivados e acreditem nos objetivos de suas empresas. Entretanto, o contato direto entre funcionários e clientes não vem mais acontecendo da mesma maneira. Com a chegada da internet e a consolidação da chamada “Revolução Digital” muitos foram os processos sociais que passaram por transformações. Um deles foi o processo de comprar e consequentemente, o de vender. Isso porque uma boa parte dos consumidores opta por fazer isso em ambiente online e não mais presencial.
Para que as empresas consigam se manter ativas e em processo de evolução dentro do ambiente corporativo atual, é preciso que tenham uma boa administração. O administrador dessa empresa precisa ser capaz de estabelecer e aplicar um plano de ação efetivo e sólido, bem como programar metodologias de treinamento e de comportamento para seus funcionários, bem como para o setor operacional de modo geral. É preciso que preste atenção no andamento geral de todos os setores da empresa e sempre mantenha seus funcionários motivados, seguros e conscientes de suas funções dentro do ambiente de trabalho.
Sendo assim, podemos afirmar que o sucesso para o empreendedorismo é a transformação de uma ideia criativa em uma oportunidade de negócio que seja sustentável economicamente, sempre partindo de uma ideia criativa e inovadora. Como todo negócio, é necessário dispor de qualificações e competências, esses são pontos fundamentais para que o empreendedor tenha uma gestão objetiva na sua rotina. Desta forma podemos buscar qualificações e conquistar alguns conhecimentos que serão essenciais para o negócio.
A padronização conhecida como PMBOK foi desenvolvida pelo Project Management Institute (PMI) e é revisada e alterada a cada quatro anos pela mesma instituição, o objetivo dessa padronização é fazer com que as empresas reconheçam as falhas de seus projetos, as melhorias que podem ser implementadas e promover a implementação de novas metodologias que foram testadas pelo PMI e são comprovadamente eficientes.
O objetivo geral do presente trabalho é apresentar a padronização PMBOK e sua aplicabilidade no setor privado. Os objetivos específicos consistem em pontuar o estado em que se encontra o ambiente corporativo brasileiro, o consumidor, bem como o setor privado e colocar o estresse e a falta de motivação como empecilhos para o sucesso de uma empresa.
A metodologia escolhida para o desenvolvimento desse trabalho é descritiva e qualitativa e faz parte da classe das pesquisas bibliográficas. Bem como se apresentam todos os estudos caracterizados como revisões, este estudo foi elaborado através de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Realizando a leitura, seleção e compreensão dos materiais acadêmicos encontrados nas plataformas como Scientific Electronic Library Oline (SCIELO), Literatura Latino-americana em Ciências da Saúde (LILACS) e Public Medine or Publisher Medine (PUBMED), nos idiomas português e inglês.
2 REFERÊNCIAL TEÓRICO
2.1 O meio corporativo e sua evolução
O ambiente de trabalho nas empresas tende a estar sendo comprometido pelo cenário econômico atual do país. Isso porque, devido ao grande crescimento no índice que mede a criação de novas empresas em território nacional, se torna cada vez mais difícil que as mesmas se diferenciam entre si. Dados recolhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registraram que até o ano de 2012 o número de empresas localizadas em território nacional chegou a 5,2 milhões, apresentando crescimento de 1,3% quando comparado com o mesmo índice no ano de 2011 (IBGE, 2012).
...