A IMPORTANCIA DO DOCUMENTO DE ESPECIFICAÇÃO PARA ANALISE ESTRUTURADA
Trabalho Escolar: A IMPORTANCIA DO DOCUMENTO DE ESPECIFICAÇÃO PARA ANALISE ESTRUTURADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FAGNERSILVA2014 • 14/10/2014 • 407 Palavras (2 Páginas) • 351 Visualizações
A IMPORTANCIA DO DOCUMENTO DE ESPECIFICAÇÃO PARA ANALISE ESTRUTURADA
A importância do documento de especificação para a analise estruturada.
Para sabermos a importância do documento de especificação e necessário entender primeiramente o que é análise. Análise é o estudo de um problema visando trazer solução prática e eficaz, é o que antecede a tomada de uma ação no domínio específico do desenvolvimento do sistema.
Um dos pontos mais importantes e crucial para o desenvolvimento de um sistema e a analise estruturada é o documento de especificação, tal documento traz características do sistema no que se diz respeito à requisitos funcionais e não funcionais. Este documento permite a analista, no ato da entrevista com o cliente, ter uma ideia de suas necessidades reais.
O documento de especificação de ter algumas características para maior entendimento quem lê. Deve conter gráficos que permitam a informação ser representada de forma compacta e concisa, não havendo complexidade no ato da construção do documento para que seja facilitada a compreensão e objetividade dos requisitos dentre outros.
•O documento alvo que é feito pelos analistas onde o mesmo absorve todas as informações para que os desenvolvedores executem a tarefa e esse documento tem que ser bem específico.
Também ocorrem erros em análise seja ele de comunicação, os requisitos do sistema computacional, falta de ferramentas e o documento alvo.
Algumas ferramentas são indispensáveis para análise estruturada com o diagrama de fluxo de dados , dicionário de dados , português estruturado, tabela de decisão e árvores de decisão.
Assim o documento de especificação torna-se indispensável para a analise estruturada, sendo fundamental para colher informações vitais para a conclusão de um projeto solicitado pelo cliente.
Principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas
Ferramentas CASE (do inglês Computer-Aided Software Engineering) é uma classificação que abrange todas ferramentas baseada em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes. Podem ser consideradas como ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo de desenvolvimento de software;
Prototipação é um termo associado a ideia de criação de um protótipo, um arquétipo funcional com características semelhantes, no caso de softwares/programas de computador, um sistema funcional, com características básicas as quais se modelam ao modelo original, mas desenvolvido somente para testes;
Implementação é a execução da codificação e configuração do funcionamento do software com sua base de dados e o sistema computacional (hardware, software básico, peopleware) como um todo.
...