A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR
Por: José Marcos • 27/9/2016 • Artigo • 503 Palavras (3 Páginas) • 462 Visualizações
Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho
Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.
Pontuação: 15 pontos de 40
TAREFA 4.2
Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.
A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR
Após ler o Caderno de Apoio passei a entender melhor o que é saúde mental do trabalhador, para mim este assunto é novo pois não sou da área de Segurança do Trabalho. Não sabia que era possível um empregado ser tão prejudicado, devido as pressões do dia a dia. Na empresa que trabalho a 10 anos é tão normal sermos pressionados, cobrados e algumas vezes coagidos que acabamos incorporando estas situações a nossa rotina.
Para sobreviver neste ambiente muitas vezes hostil, algumas vezes reagimos com alguma agressividade e outras vezes ignoramos todas as ofensas, agressões verbais e ameaças. Porém sendo um funcionário de "chão de fábrica" da empresa é possível tomar esta postura, pois um pensamento que nos norteia e consola é: "Saindo daqui vou fichar em outro lugar e a vida continua."
Durante a leitura pude identificar que no local que trabalho a uma parcela de trabalhadores que verdadeiramente sofrem com os distúrbios devido à pressão. E extremamente comum vermos os líderes como coordenadores e supervisores na empresa que trabalho estarem altamente estressados, e com os mais diversos problemas de saúde, pois são grandemente pressionados, ameaçados e muitos são punidos com o desemprego.
Para que esta forma de pressão seja eficiente a empresa tem oferecidos aos líderes bons salários e benefícios, e em contrapartida ela exige pouca qualificação ou pouca experiência na área, formando assim uma mão de obra de fácil manipulação para a gerência. O medo de perde o emprego é grande, pois o mesmo é estimulado a ser competente a todo tempo e caso isso não aconteça será certo sua saída em algum momento menos esperado.
Este exemplo é o que tenho vivido a anos e não poderia deixar de relatar, não faço menção do nome da empresa pois acredito que não vale apena. Fica para mim a tristeza de ver pessoas que após serem dispensadas carregarão problemas de saúde, auto estima baixa e depressão.
A relatos de até tentativa de suicídio por parte de um ex-colega que após tentar a sorte nesta empresa foi dispensado como algo descartável. Fica para mim, após esta lembrança, a dica de que devemos nos posicionar contra tudo que posso prejudicar a nossa saúde mental, seja o excesso de trabalho, pressão exagerada ou qualquer tipo de agressão.
Mas importante que manter o emprego ou um bom salário é ter uma saúde para desempenhar as atividades com alegria e amor, sendo feliz na profissão que escolheu. Pois acredito que sempre terá um lugar melhor para se trabalhar, onde será possível conciliar vida profissional, familiar e lazer sem conflitos.
...