A necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.
Por: RodrigosGama • 9/1/2019 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
A competitividade, tanto no ambiente externo e interno das empresas cresce mais e mais a cada dia e um dos principais motivos para isso é a eterna busca por resultados cada vez mais ambiciosos. No geral os trabalhadores passam mais tem no ambiente laboral do que em casa ou em momentos de lazer com seus familiares e amigos. Esse ambiente competitivo, na maioria das vezes estressante, e principalmente as fracas e conturbadas relações interpessoais, causam uma série de fatores que afetam o estado psicológico e a saúde mental dos trabalhadores, podendo levar a depressão, estresse, síndrome de Burnout, isolamento e até mesmo ao suicídio.
Os agravos a saúde relacionados a saúde mental, estão sempre entre as principais ocorrências no ambiente laboral. Um dos principais fatores para isso é falta de atenção dada ao fato não só pelas empresas, como também pelos órgãos reguladores. Com o passar dos anos a preocupação e fiscalização com doenças ocasionadas por riscos que afetam o corpo vem crescendo mais e mais, gerando assim uma diminuição significativa nos mesmo. Contudo o cenário é o inverso para doenças que afetam a saúde mental. Seja por descaso ou desconhecimento, os agravos a saúde mental vem alcançando um crescimento alarmante, a ansiedade, por exemplo, já é conhecida como o mal do século.
Para solucionar esse problema é necessário que a direção trace objetivos bem definidos e tangíveis e que hajam campanhas de incentivo para a saúde mental, como integração de funcionários, autonomia para funcionários organizarem seu espaço físico e a realização de suas tarefas diárias, folgas, entre outros. O cérebro e a mente controlam todas as funções do voluntárias e involuntárias do corpo humano. Garantir o bem estar dos funcionários oferecendo um ambiente saudável aos trabalhadores é um investimento que garante muito retorno, pois o funcionário saudável física e principalmente mentalmente apresenta uma capacidade produtiva muito maior, mais interesse pelo trabalho, menos vontade de mudar de emprego possibilitando uma menor rotatividade e garantindo um ambiente de trabalho cada vez mais saudável.
...