A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM SPT NO DIMENSIONAMENTO DE FUNDAÇÕES
Por: Eziocarlos • 16/11/2016 • Artigo • 5.245 Palavras (21 Páginas) • 725 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
EZIO CARLOS DO NASCIMENTO MIRANDA
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM SPT NO DIMENSIONAMENTO DE FUNDAÇÕES
TEÓFILO OTONI
2016
EZIO CARLOS DO NASCIMENTO MIRANDA
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM SPT NO DIMENSIONAMENTO DE FUNDAÇÕES
Artigo Científico apresentado à Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni, como requisito parcial conclusão do Curso de Engenharia Civil.
Aprovado em __/__/__
BANCA EXAMINADORA
Nome completo do Membro da Banca
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Hamilton Costa Júnior
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Nome completo do Membro da Banca
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM SPT NO DIMENSIONAMENTO DE FUNDAÇÕES
[1]∗ Ezio Carlos do Nascimento Miranda
[2]∗∗ Hamilton Costa Junior
Resumo
Propõe-se neste trabalho, analisar o quanto é importante que se conheça o subsolo antes de se edificar uma obra, apresentando o método de sondagem SPT (Standard Penetration Test). Antes que se escolha a fundação de uma obra, deve-se constatar se a mesma irá satisfazer técnica e economicamente. Define-se o tipo de fundação a se adotar de acordo com as características geotécnicas do local, tipo de obra e cargas que a mesma irá demandar. A elaboração de projetos geotécnicos em geral assim como os de fundações, exige, particularmente, o conhecimento adequado dos solos. Identificando e classificando as diversas camadas que compõe o substrato a ser analisado, assim como as suas propriedades. A sondagem a percussão, também chamada de sondagem “SPT” é um processo muito comum para se obter o conhecimento do subsolo, através do qual, são obtidas informações indispensáveis. Foram calculadas sapatas de um edifício residencial de dois pavimentos, fictício, em três terrenos, de subsolo com características distintas. O estudo comparativo constatou a diferença quantitativa entre a execução das fundações, demostrando assim a importância da investigação do subsolo.
Palavras - chave: Sondagem. Fundação. Subsolo. SPT.
Abstract
We evaluated how important the Standard Penetration Test (SPT) is to analyze an underground soil prior to building up a structure. Before choosing a construction foundation, one must be sure it will be technically and economically adequate. The type of foundation one adopts is defined according to the geotechnical features of the site, the type of construction and the loads requirements. Elaboration of general geotechnical projects and foundation projects particularly demands the appropriate knowledge of the soil, including the identification and classification of all different substrate layers and their properties. SPT is a very common process to obtain indispensable information on soil properties. We calculated the low shoes of a fictional two-floor residential building in three different grounds with distinct properties. The comparative study showed the quantitative difference among the construction sites, therefore demonstrating the relevance of the underground soil investigation.
Keywords: Survey. Foundation. Underground soil. SPT
1 Introdução
As fundações são elementos estruturais responsáveis por transmitir o carregamento da superestrutura para o solo, de forma a garantir a eficiência quanto aos recalques ocorrentes e a estabilidade da estrutura quanto à ruptura do terreno. O projeto de fundações é de suma importância para qualquer tipo de construção civil, afinal, é sobre a fundação que se descarrega todo o peso da obra (HACHICH et al, 1998).
A sondagem a percussão, também chamada de sondagem “SPT” (Standard Penetration Test) é um processo muito comum para se obter o conhecimento do subsolo, através do qual, são obtidas informações indispensáveis para escolher o tipo de fundação, como os perfis dos solos, o nível do lençol freático quando existente, a resistência à penetração, entre outros.
O ensaio SPT é utilizado em prol da segurança e também em busca de melhores opções econômicas, visto que, se conhecendo o solo, pode-se calcular a fundação de modo a evitar superdimensionamentos e consequentemente, gastos excessivos. Uma obra executada sem o conhecimento prévio do solo pode ocasionar a escolha de uma fundação, que em muitas vezes acaba não sendo a mais apropriada para o terreno em questão, o que gera onerações e problemas técnicos tanto durante a execução da obra, quanto no decorrer de sua vida útil.
No Brasil, o custo médio de execução de uma sondagem varia entre 0,2% a 0,5% do custo total da obra, sendo que as informações obtidas através do mesmo são de fundamental importância para que o projeto possa ao mesmo tempo unir eficiência e economia. O seu baixo custo faz com que o SPT seja o método de investigação do subsolo mais usado em todo o mundo, sendo a base inicial da investigação geotécnica.
O objetivo do trabalho consiste em analisar os resultados obtidos através de ensaios SPT de dois solos distintos e compara-los a um terceiro terreno, ao qual não se conhece o subsolo, através do dimensionamento de um mesmo elemento de fundação de um projeto fictício nas três situações apresentadas, comparando seus resultados, e, por fim, expor as vantagens da opção pela análise dos solos antes de se construir através dos benefícios econômicos que o mesmo tende a proporcionar.
...