A IMPORTÂNCIA DA USABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Ensaios: A IMPORTÂNCIA DA USABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ramon5150 • 6/11/2014 • 1.259 Palavras (6 Páginas) • 561 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA USABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Autoria:
Isabel Dillmann Nunes (Orientadora) - Faculdade de Ciências Sócias Aplicadas (FACISA)
Raul Sampaio Correia ) - Faculdade de Ciências Sócias Aplicadas (FACISA) / Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Campina Grande – PB
E-mail: beldillnunes@gmail.com.
RESUMO ESTENDIDO
Introdução: O crescente mercado de dispositivos móveis capazes de executar aplicações desenvolvidas por terceiros, os smartphones, está gerando uma concorrência cada dia maior para o mercado de aplicativos, os quais estão tendo que melhorar continuamente para sobreviver. A chave para esta melhora dos aplicativos móveis está no aumento da experiência que o usuário tem. A área da computação que estuda o nível de experiência do usuário em relação à utilização de aplicativos é a Usabilidade. Objetivo: Difundir o conhecimento na área de Usabilidade para dispositivos móveis e mostrar a importância do planejamento e desenvolvimento utilizando técnicas para melhorar a experiência dos usuários com os sistemas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, descritiva e explicativa, onde, a pesquisa bibliográfica baseia-se em documentos, artigos e livros já publicados1. Desenvolvimento: Usabilidade é um termo que apesar de estar em prática constante é de complexa definição. Jakob Nielsen deu esta definição em forma de 5 pontos principais para se conseguir atingir a máxima usabilidade de um sistema, são eles: sistemas devem ser executados com maior eficiência possível; devem ter fácil
aprendizado; devem garantir máxima satisfação ao usuário; devem ter sua forma de uso rapidamente recuperada da memória do usuário; devem ocorrer o menor número de erros possível durante sua execução2. Até o final da década de 2000, estes conceitos eram mais aplicados em sistemas para uso em desktops e sistemas web, a maioria dos dispositivos móveis que existiam tentavam ao máximo se aproximar de um computador desktop e pelo seu tamanho reduzido sua usabilidade ficava muito prejudicada. Ao final da década, as maiores empresas do ramo começaram a perceber esta deficiência e por isso o sub uso dos seus dispositivos, começaram então a diferenciar os sistemas levando em conta as peculiaridades de uso dos dispositivos móveis em relação a computadores desktop. Com a usabilidade dos dispositivos melhorada suas vendas cresceram vertiginosamente, em média 70% ao ano desde 2009 até 2013, chegando, segundo pesquisas, a tomar parte da venda de computadores e neste primeiro trimestre de 2013 pela primeira vez ultrapassando a venda de aparelhos celulares comuns (que não aceitam aplicativos de terceiros)3. Grande parte do sucesso dos smartphones está nos aplicativos que eles são capazes de executar, aplicativos estes desenvolvidos por empresas e desenvolvedores individuais independentes dos fabricantes de dispositivos. A Apple, primeira fabricante de smartphones a lançar uma loja nativa de aplicativos de terceiros para seu sistema operacional, já lançou esta loja preocupada com a usabilidade dos aplicativos que seriam disponibilizados, assim como era preocupada com o sistema do seu próprio dispositivo, na época somente o iPhone. Para que um aplicativo de um desenvolvedor fique à venda na loja, ele passa antes por uma revisão minuciosa de profissionais que verificam todos os pontos de usabilidade, caso não cheguem ao seu nível de aceitação, o aplicativo é rejeitado e volta a ser reavaliado depois de ajustes4. Mas quais seriam as peculiaridades da usabilidade no mundo mobile? Segundo Jakob Nielsen os mesmos pontos definidos anteriormente para usabilidade geral de sistemas podem ser considerados com os devidos ajustes e dando bastante importância ao quesito design, design este que muitas vezes é confundido com o próprio conceito de usabilidade5. Então, para um sistema mobile ter boa usabilidade deve: ter suas tarefas executadas pelo usuário com a maior eficiência possível, para isto deve levar em conta as limitações de hardware, como processador mais lento que o de um computador, memória menor, limitações de tamanho de tela e de uso com os dedos ou canetas de
toque e é neste ponto que o design deve ser muito bem pensado; o usuário do sistema deve aprender a realizar todas as suas tarefas facilmente, e isto implica dizer que mais uma vez o design do sistema deve estar organizado da melhor forma possível para que o usuário não seja obrigado a dedicar muito esforço em cada tarefa, considerando as limitações já citadas; a satisfação do usuário deve ser conseguida bem mais rapidamente em um sistema mobile, pois as tarefas realizadas em um dispositivo móvel geralmente são menores e executadas mais rapidamente; sistemas mobile devem ser relembrados após um período sem uso pelo usuário; devem ocorrer o menor número possível de erros durante a execução de um sistema mobile, levando em conta que o dispositivo móvel tem mais limitações e portanto maior possibilidade desses erros acontecerem. Muitos pontos que podem melhorar a usabilidade normalmente só podem ser considerados depois da
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