A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO NAS CERTIFICAÇÕES DE QUALIDADE DE EMPRESAS E SERVIÇOS
Por: Natalício Júnior • 3/5/2021 • Resenha • 721 Palavras (3 Páginas) • 135 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PÓS-GRADUAÇÃO EM
SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso
[pic 1][pic 2]Natalício Ferreira Lóz Júnior
Trabalho da disciplina Introdução à engenharia de segurança do trabalho
Tutor: Prof. Carlos Alberto Martins Ferreira
Arapiraca
2021
SEGURANÇA DO TRABALHO NA ALCOA (B)
Referências: SPEAR, Steven J. Escola de Negócios de Harvard. Rev. 30 de março de 2000.
Desde que se tornou CEO da Alcoa, em 1987, Paul O’Neill enfatizou e priorizou a criação de um ambiente de trabalho seguro em suas unidades de negócios, divisões ou plantas.
[pic 3]Sua metodologia usual proporcionou a qualificação dos seus grandes líderes para o desenvolvimento de habilidades voltadas a liderança segura; implementou a geração e análise de relatórios com informações emitidas pelos funcionários sobre os problemas, necessidade de assistência e méritos; e, evidenciou coletivamente o cuidado a vida.
Em suas reuniões gerencias, O’Neill sempre pontuou o histórico de segurança nas unidades. No dia 10 de maio de 1996, na reunião anual da empresa, o CEO mencionou orgulhosamente o progresso obtido em medidas de segurança e lucratividade.
Contradizendo seus argumentos de melhoria contínua a irmã Mary Margaret, representante da ordem religiosa que possuía 50 ações na empresa, citou problemáticas relacionadas a remuneração, condições de trabalho e ausência de feedbacks da empresa sobre essas questões nas instalações do México.
Diante das alegações conflitantes aos valores divulgados, O’Neill assegurou realizar uma investigação e correção dos fatos. Por conseguinte, elaborou um de plano de ação e encaminhou uma equipe com seis especialistas da área para visitar cinco fábricas.
As fábricas do México faziam parte da unidade de negócios Alcoa Fujikura (AFL), e possuíam excelentes resultados de receita e segurança. Confirmando a fala do diretor de meio ambiente, saúde e segurança (EHS), José Taragano, que a segurança é adicionadora de lucros e não um trade-off.
No dia 17 de maio, a equipe emitiu o relatório de investigação realçando proeminência nas operações mexicanas – baixo índice de afastamento de funcionários do trabalho em decorrência a doenças/lesões e o terceiro melhor salário da região. Todavia, também identificou a ausência da transmissão de alguns incidentes para a sede da empresa.
[pic 4]
Outubro 1994
[pic 5] Fábrica # 1:
36 funcionários apresentaram sintomas semelhantes ao da
fábrica # 4;
Colaboradores foram levados ao hospital para observação e
tratamento.
Segundo o consultor tais sintomas eram consequentes da aspiração por monóxido de carbono; como medida corretiva foi recomendado a substituição de empilhadeiras a gás por empilhadeiras elétricas e instalação de ventiladores. Tais medidas foram avaliadas e aplicadas.
...