A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DA EQUIPE
Artigos Científicos: A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DA EQUIPE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marilenaburiti • 22/5/2013 • 393 Palavras (2 Páginas) • 1.970 Visualizações
pensamento está se difundindo para outras instituições, que estão sendo acompanhadas do mesmo modo em busca por suas próprias Segundo Bernardinho (2006, p.114 e 115), “ser líder é dar o exemplo para que outros saibam como se faz e se esforcem para repetir a tarefa no mesmo nível ou ainda melhor. Essa é a única liderança que se sustenta com o tempo. Nada do que você diz influencia mais as pessoas do que aquilo que você faz. Liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando ao objetivo comum. Afinal, uma equipe precisa de líderes no dia a dia que todos olhem como referência. São aqueles que ajudam o treinador, ou gestor, a conduzir seu time (ou projeto) pela estrada do planejamento até alcançar a meta almejada”. De acordo com a citação acima, os líderes de equipes praticam comportamentos construtivos. Apóiam sua equipe; são ouvintes atentos; confrontam, quando adequado; buscam o consenso, quando necessário; buscam e dão feedback; transferem poder.
Segundo Hesselbein (2000, p. 85), “líderes conduzem mudanças. Isso é o que se espera dos verdadeiros líderes hoje. Porém, quando combinada com a definição de líder como alto gerente, essa visão leva a uma busca contínua da empresa pelo CEO - herói ─ a pessoa (leia-se “homem”) que consegue tranqüilizar o acionista, que energiza os funcionários resistentes à mudança e que não tem medo de tomar “decisões difíceis”. Aos poucos, esse figuras heróicas para conduzir a mudança em suas organizações obstinadas, introspectivas e não competitivas”. O autor destaca a importância do surgimento de uma pessoa no alto escalão da empresa que tenha as características de um líder para influenciar pessoas dentro e fora da organização, tornando-se peça fundamental para o seu sucesso.
Segundo Bernardinho (2006, p. 115 e 116), “a motivação baseia-se em dois pilares: o primeiro deles é a necessidade. Se você precisa, vai “correr atrás” e se dedicar. O segundo é a paixão. Se você gosta, ama o que faz, vai querer melhorar sempre”. Podemos observar que estes conceitos tratam a motivação como sendo algo pessoal e que parte do interior das pessoas.
Segundo Goldsmith (2000, p. 64), “... os líderes no futuro precisarão estar novamente preparados para extrair idéias das pessoas, para ajudá-las a identificar, articular e satisfazer as necessidades que lhe são próprias e não raro mutáveis. Por causa deste imperativo, a
...