A INTRODUÇÃO AOS SEMICONDUTORES
Por: Amauri Gomes • 25/8/2015 • Relatório de pesquisa • 2.802 Palavras (12 Páginas) • 604 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
504 3654 AMAURI RODRIGUES GOMES
5134952 HELOISA BARROS BOTELHO
5109845 LINDIANE ROCHA L. SOBRINHO
INTRODUÇÃO AOS SEMICONDUTORES
UBERLANDIA – MG
2015
504 3654 AMAURI RODRIGUES GOMES
5134952 HELOISA BARROS BOTELHO
5109845 LINDIANE ROCHA L. SOBRINHO
INTRODUÇÃO AOS SEMICONDUTORES
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletrônicos, do 2° período do curso de Engenharia Elétrica.
Orientador Prof.: Gustavo Moreira da Silva.
UBERLANDIA-MG
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1 IMPORTANCIA DOS SEMICONDUTORES NA ENGENHARIA
2.2 EXPLANAÇÃO BÁSICA SOBRE OS SEMICONDUTORES
2.3 OS SEMICONDUTORES NO BRASIL
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 DE ONDE VEM E O QUE SÃO OS SEMICONDUTORES?
3.2 ESTUDO DAS JUNÇÕES NOS SEMICONDUTORES
3.3 ESTUDO DAS JUNÇÕS P-N
3.4 APLICAÇÃO DOS SEMICONDUTORES
4. METODOLOGIA
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
7. ANEXOS
ANEXO A – INDUSTRIA PRIVADA DE SEMICONDUTORES NO BRASIL
PRIMEIRA FÁBRICA PRIVADA DE SEMICONDUTORES DO HEMISFÉRIO SUL SERÁ INAUGURADA EM 2015 NO BRASIL
- INTRODUÇÃO
Uma parte importante na graduação nas engenharias é o conhecimento adquirido sobre os materiais. Nas engenharias elétricas e eletrônicas, os futuros engenheiros devem conhecer o mínimo sobre semicondutores, que o permita participar de discussões e avaliar as melhores opções na seleção das melhores aplicações que atendam as necessidades dos projetos em que seram responsáveis ou colaboradores.
Os semicondutores estão presentes praticamente em todas atividades da vida humana moderna, quer no ambiente de trabalho ou de lazer, pois a evolução da indústria de eletrônicos, é sedimentada pelo domínio de materiais semicondutores, em particular o silício, que é o principal mas não o único material semicondutor utilizado. Os outros materiais também merecem a atenção e devem ser motivos de estudo na formação da engenharia elétrica.
Assim o foco deste trabalho é oferecer o conhecimento básico e fundamentos dos principais materiais semicondutores usados na engenharia elétrica. Assim não serão realizadas demonstrações de cálculos, pois o estudo da polarização e características dos semicondutores, será objeto de estudo em outro momento do curso.
- OBJETIVOS
- IMPORTANCIA DOS SEMICONDUTORES NA ENGENHARIA
Demonstrar a importância dos materiais semicondutores, para as engenharias elétrica e eletrônica.
- Explanação básica sobre os semicondutores
O trabalho não tem a pretensão de explicar todas as particularidades dos semicondutores, pois os estudos e inovações sobre os materiais já conhecidos e amplamente utilizados, não é estatica, mas esta sempre em evolução para atender as necessidades e exigências de uma sociedade cada vez mais adaptada a utilização dos produtos tecnológicos, e das indústrias que desejam cada vez mais apreseentar inovações para a resolução de problemas nas mais diversificadas áreas e ambientes.A Influência dos Semicondutores na distribuição das riquezas
Os materiais são de importância ímpar para a sociedade desde os primórdios da civilização, quando vemos a história dividida entre idade da pedra, e idade dos metais, estamos sendo informados da importância deles, e hoje continuam a definir riquezas, domínio de um povo sobre outros, sim o conhecimento dos materiais e a habilidade em extrair, controlar as características elétricas dos mesmos, vem determinando quais as nações ou povos tomam a dianteira na era do desenvolvimento, nos dias de hoje.
Sem medo de exagerar, podemos dizer que em nossos dias que os países que detém os conhecimentos necessários, para melhor usufruirem das propriedades dos semicondutores são os mesmos com maior relevância no cenário econômico, e através da distribuição dos bens tecnológicos, como celulares, notebooks, tecnologia de transmissão de dados, automóveis, máquinas, sensores industriais, etc. Bens estes com funcionamento dependente dos semicondutores.
- Os Semicondutores no Brasil
Hoje o Brasil está no incio da formação dos primeiros engenheiros capacitados e qualificados, para projetar os circuitos integrados o Ministério da Ciência e tecnologia através do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), mantém o programa Circuitos Integrados Brasil - (CIB), constituidos de dois centros de formação, um na UFRGS, em Porto Alegre e outro no próprio CTI em Campinas. Estes dois pólos de formação de projetistas podem formar juntos duzentos novos projetistas anualmente, mas só recebem apenas alunos já graduados, para que eles aprendam a como projetar circuitos integrados, as ferramentas e metodologias utilizadas. De acordo com o proprio diretor do CTI a tecnologia empregada não é suficiente para a produção de circuitos integrados que atendam os mercados mundiais mais exigentes, como o europeu. O nível da tecnologia hoje é suficiente ou apenas suficiente para a produção dos chips de identificação dos bois.
...