A Ilha Virtual - Ensino Em Ead
Dissertações: A Ilha Virtual - Ensino Em Ead. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcio_mogi • 11/3/2015 • 373 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
Texto
O ensino a distancia, ead, atualmente não é nenhuma novidade, pois ele veio para facilitar e até aprimorar as técnicas de ensino. Para que haja sucesso na capacidade da transmissão de um determinado assunto ao seu receptor por meios virtuais, faz-se necessário avaliar a capacidade de interatividade do ambiente virtual com o aluno que deseja receber o aprendizado. No livro Hipertexto, Hipermidia: as novas ferramentas da comunicação digital,de Pollyana Ferrari (diversos autores) afirma-se que “por ter plasticidade e ser elástico, o ciberespaço nos permite misturar, articular e incorporar formatos não-textuais, imagéticos em sonoros e vice-versa- tudo em fluxo de negociações intersemióticas”, e por isso o seu sucesso em poder ser interativo.
A interatividade no ead ocorre pelas diversas ferramentas oferecidas pelo portal, tais como: vídeo-aulas, biblioteca virtual, fóruns, interação com os professores por meio de chat e etc. No livro Educação a distancia: o estado da arte, de Frederic Michael Litto e Manuel Marcos Maciel Formiga, destaca-se que “ a interatividade é interpretada como responder as questões -você decide- certo ou errado. Além disso é possível enviar e-mails ao professor com as dúvidas que surgirem”, que confirma que o ambiente virtual vai além da interatividade do homem-máquina, mas também da interação com os professores, e até mesmo com os colegas de turma.
Com dificuldades como: tempo, diversidades cognitivas e até mesmo humor do aluno, o ensino a distancia dinamizado contribui para um melhor aprendizado, e essa afirmação se justifica por sua flexibilidade (a do ead). Munhoz (2014) avalia o aprimoramento pelo qual o ead vem passando, e comenta que não mais o material didático é o primordial, mas desenvolver um relacionamento entre aluno e professor, utilizando de realidade virtual para contribuir com a capacidade de desenvolver a aprendizagem ativa, a aprendizagem de forma independente , e a capacidade de navegar e aprender nas grandes redes sociais públicas ou privadas, “buscando atender as diferentes formas como cada aluno aprende.”
Referências Bibliográficas
Hipertexto, Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital / Pollyana Ferrari (org) - São Paulo : contexto, 2007.
Educação a distancia: o estado da arte / Frederic Michael Litto, Manuel Marcos Maciel Formiga (orgs.) – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
Tutorial em EAD: uma nova visão (livro eletrônico) / Antônio Siemsen Munhoz. – Curitiba: InterSaberes, 2014.
...