A Implantação de Sistema de Gestão Integrados em Usinas
Por: Luan Ricardo • 1/2/2020 • Monografia • 2.056 Palavras (9 Páginas) • 185 Visualizações
[pic 1][pic 2]
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EM SSMA EM USINAS: ESTUDO DE CASO
Luan Ricardo Alves da Silva *
Sergio Constantino **
INTRODUÇÃO
A indústria sucroalcooleira está entre os setores da economia brasileira que se destacam econômica e socialmente devido à sua participação na geração do Produto Interno Bruto (PIB), e por ser considerada geradora de emprego e renda, empregando direta e indiretamente milhões de pessoas, devido seu grande processo desde o preparo, plantio da cana de açúcar, na área agrícola e posteriormente, seu corte, carregamento e transporte, onde é encaminhado para o parque industrial, e passa pelo processo de moagem extração do caldo. O caldo é utilizado para produção de etanol e açúcar. A biomassa da cana (fibra), é encaminhado para as caldeiras, para queima e produção de vapor que serve como energia de processo para planta industrial, e também para geração de energia elétrica tanto para consumo da planta, quanto para venda de seu excedente para concessionárias de energia. Entretanto, este robusto processo é considerado também como um grande gerador de impactos ambientais, principalmente pelos resíduos que geram. Entretanto, não somente a questão ambiental deve ser gerenciada, mas também a segurança dos trabalhadores.
No ambiente de trabalho na indústria sucroalcooleira requer-se certa atenção por parte do empregador. Questões como segurança e saúde são de extrema importância e devem ser postas em prática, pois a valorização do trabalhador no ambiente laboral é imprescindível. Deste modo, a segurança e a saúde do trabalhador devem ser tratadas como uma prioridade, fazendo necessárias as medidas de prevenção e proteção.
Sendo assim, este trabalho tem por objetivo realizar uma análise do processo de implantação um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho como ferramenta
[pic 3]
- Aluno do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho
** Orientador
organizacional em prol da melhoria continua na segurança e saúde do trabalho, resultando na eliminação de fontes de riscos, benefícios e possibilidades para as empresas.
Este tema se justifica em virtude da implantação de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho - SGSST permitir às organizações, o controle dos riscos à saúde e à segurança ocupacional, bem como a melhoria do desempenho do negócio, fazendo dele um lugar seguro para os atuais empregados e um lugar atraente para os futuros. Assegura também de que se esteja cumprindo o que determina as normas e regulamentos do país.
As usinas de cana-de-açúcar, com seu conglomerado de operações e riscos associados, através do seu sistema de gestão de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social, buscam gerenciar preventivamente os perigos associados as suas atividades atuais e futuras, identificando, monitorando e buscando reduzir continuamente os riscos gerados por seus processos de trabalho e seus produtos.
ESTUDO DE CASO
O estudo de caso foi realizado em uma indústria sucroalcooleira, com 1230 colaboradores, denominados integrantes em sua população fixa, e mais 322 colaboradores terceiros, denominados parceiros, e seu tema foi escolhido em virtude da magnitude dos riscos operacionais versus a quantidade de pessoas expostas, e como um sistema de gestão em SSMA, pode influenciar positivamente nos indicadores de pessoas (Taxa de frequência e gravidade).
Por não existir um histórico de dados estatisticos específicos para este tipo de atividade econômica, a empresa desenvolveu uma plano de trabalho de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) baseado no histórico de acidentes típicos, internamente, quanto através de benchmarcking de empresas do mesmo seguimento para avaliar as melhores práticas. Após este levantamento foram criadas as RAC´s (Requisitos de Atividades Críticas), no qual elencava, regras e padrão para execução destas atividades. Ao todo foram criadas 12 (doze) RAC´s,aos quais são:
- Operações próximos a redes energizadas;
- Bloqueio de fontes de energias perigosas;
- Espaço confinado;
- Trabalho em altura;
- Trabalho a quente;
- Movimentação e içamento de carga;
- Operação de movimentação e máquinas e equipamentos agrícolas;
- Hidrojateamento;
- Proteção de máquinas e equipamentos;
- Atividades em esteiras de biomassa;
- Incêndios agrícolas;
- Programa de segurança veicular.
Além das RAC´s a empresa desenvolveu, indicadores de acidentes específicos as diretrizes deste programa, com isso é possível medir o nível de eficiência, e principalmnete dar um norte para as ações que devem ser colocadas em prática, onde se está tendo maior volume de acidentes.
O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho - SGSST implementado na Empresa teve por objetivo:
- Capacitá-la a eliminar ou minimizar os riscos, aos quais estão expostos: empregados, visitantes, comunidade e até mesmo o patrimônio da Empresa;
- Fazer com que todo o Sistema esteja em harmonia com a Política de Saúde e Segurança, assim como, a Norma Internacional OHSAS 18001.
Para dar início ao processo de implantação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança, foi necessário um treinamento, ministrado por uma Empresa especializada no assunto: gestão de saúde e segurança no trabalho de acordo com a norma internacional OHSAS 18001, para todos os profissionais envolvidos diretamente no desenvolvimento e na implementação do Sistema de Saúde e Segurança.
No treinamento introdutório foram abordados os seguintes aspectos:
- Definições Básicas para o estudo de normas:
- Sistema Conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos.
- Sistema de Gestão Sistema para estabelecer política e objetivos, e para atingir estes objetivos, o qual pode incluir diferentes sistemas de gestão, tais como um sistema de gestão da qualidade, um sistema de gestão financeira, um sistema de gestão ambiental, um sistema de gestão da saúde e segurança, etc.
- Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho - Parte do sistema de gestão global que facilita a gestão dos riscos de saúde e segurança com relação ao negócio da Empresa. Inclui a estrutura organizacional, as atividades de planejamento, as responsabilidades, práticas, procedimentos. Processos e recursos para desenvolver, implementar, alcançar, rever e manter a política de saúde e segurança da organização.
- Sistema de Gestão Integrada da Empresa
- Conjunto de elementos (cada qual com suas funções), que trabalham harmoniosamente para um determinado fim que a Empresa almeja;
- Controle dos recursos; como e para que esses recursos devem funcionar;
- Integração dos demais Sistemas, Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO14001), Saúde e Segurança (OHSAS 18001). Segurança da Informação (ISO 27001).
- Normas do Sistema Integrado de Gestão – SIG
- Normas ISO 9001 – Qualidade. Capacidades de satisfazer o cliente com produtividade; o certo, na hora certa, pelo menor valor; produtividade sem desperdício.
- ISO 27001 – Segurança da Informação. Preservação dos ativos de informação; gestão com base nos conhecimentos das ameaças e riscos para os ativos de informação e da implementação dos controles.
- Norma ISO 14001 – Meio Ambiente. Capacidade de produzir sem agredir o meio ambiente; promoção do desenvolvimento sustentável; respeito à legislação ambiental.
- Normas OHSAS 18001 – Saúde e Segurança Ocupacional. Capacidade de produzir sem prejudicar a saúde e segurança do trabalhador da Empresa, terceirizados, visitantes e comunidade; combate aos acidentes e incidentes; respeito à legislação de saúde e segurança ocupacional.
- O Ciclo PDCA
- Ciclo de Shewhart ou ciclo PDCA ou Ciclo de Deming:
- To Plan = Planejar, estabelecendo metas e métodos.
- To Do = Educar, Treinar e Executar segundo o planejamento.
- To Check = Verificar por dados se a execução segue o que foi planejado.
- To Act = Agir corretamente e corrigir para alcançar a meta. As normas de sistemas de gestão incorporam a ideia do ciclo PDCA.
- O conceito de processo e as normas de sistemas de gestão
- Analisar a produtividade de processos.
- Analisar aspectos e impactos ambientais em processos.
- Analisar perigos e riscos de saúde e segurança em processos.
- Mapear e entender os processos para a gestão em conformidade com as normas.
- Definição de procedimento
- Forma especificada de executar uma atividade ou um processo.
- Procedimento documentado
- Meio físico ou eletrônico, de como se executa um determinado processo, atividade.
- Questões importantes sobre procedimentos.
- Requisitos normativos – “Os deves” das Normas, Requisitos Legais e Outros Requisitos.
Após a aplicação do treinamento, foi dado início à criação do Sistema de Gerenciamento de Saúde e Segurança que foi implantado corporativamente com a colaboração de todas as Gerencias e Departamentos com suas respectivas fornecedoras, assessorados pelo Departamento de Saúde e Segurança.
a) Passos para implementação do Sistema de Gestão
O primeiro passo para implementação do Sistema de Gerenciamento, foi à criação da Política de Saúde e Segurança. Essa foi discutida e desenvolvida pela direção da Empresa contendo uma declaração das diretrizes de saúde e segurança da organização, ou seja, tudo que foi definido no escopo do Sistema de Gerenciamento. Depois da definição, a política de segurança e saúde ocupacional foi autorizada e divulgada em todos os setores da Empresa assim como nas fornecedoras. Essa política, juntamente com os objetivos e metas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, visam atender à missão, valores e objetivos da Empresa e constitui compromisso com toda equipe. A Política foi documentada, implementada, divulgada aos colaboradores e mantida para consulta dos empregados da Empresa e dos Fornecedores.
...