A Importancia Da Capacitação Do Professor
Pesquisas Acadêmicas: A Importancia Da Capacitação Do Professor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: silgiac • 7/6/2014 • 592 Palavras (3 Páginas) • 338 Visualizações
A Insegurança do Professor Diante das Novas Tecnologias.
A incorporação das novas tecnologias de comunicação e informação nos ambientes educacionais provoca um processo de mudança contínuo, não permitindo mais uma parada, visto que as mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente e em curtíssimo espaço de tempo. (Tajra: 2004, p. 127).
São muitos os problemas que envolvem o assunto da Informatização da escola, além da carência de Laboratórios Pedagógicos de Informática, que é hoje o fator que mais impede a utilização da Informática nas aulas, um aspecto de muita relevância quanto à implantação da Informática na escola é a insegurança do professor em usar o computador.
Ao incentivar o uso de novas tecnologias na sala de aula, deve-se primeiramente considerar que mudanças serão envolvidas neste processo. Sabe-se que ao propor tais mudanças nos deparamos com barreiras, as quais, em sua maioria são impostas pela falta de familiaridade com o procedimento em questão. O medo de mudar em si já assombra o ser humano, de migrar do campo do conhecido para o campo do até então desconhecido. Porém, se torna ainda mais forte quando a mudança diz respeito a algo de tamanha responsabilidade como é o ato de lecionar.
Quando surgem pessoas ou grupos que apresentam visões prospectivas e que se dispõe a reconstruir implementando as inovações, as comunidades reagem fortemente, tentando proteger-se do perigo das mudanças. Nos sistemas educacionais, nas instituições que se ocupam da formação de seres humanos que promovem o processo educativo, a resistência a mudanças é ainda mais forte. Os profissionais e as instituições argumentam que seres humanos não podem correr o risco de serem absorvidos por um processo que não foi suficientemente testado e avaliado. Submetidos a condicionamentos seculares, eles resistem à assimilação de conhecimentos novos que ameacem a continuidade de suas práticas largamente construídas. (MAGDALENA, 2003 p. 05).
Alguns professores, perante o fato de ainda não possuir o domínio da utilização da informática, apresentam certo receio quanto à sua introdução e manuseio no ambiente educacional. Muitas vezes o fator proeminente que lhe ocasiona a insegurança, é o conceito de que, o professor sempre sabe tudo, e mesmo que os assuntos sejam os de costume, o professor se depara com uma situação de despreparo para trabalhar num ambiente informatizado.
Diante dessas questões, é notório o surgimento da indiferença quanto ao seu posicionamento a respeito da implantação de novas tecnologias na educação. Estes professores, muitas vezes encontram na apatia uma fuga para o problema. E isso é proeminente na escola atual, a imparcialidade no que diz respeito a propor novas maneiras de lecionar, e adentrar num ambiente totalmente novo na comunidade escolar, mas que na sociedade já é bastante conhecido e explorado pela geração de hoje.
Se as necessidades de mudanças correspondem à busca de soluções para problemas críticos, o convite e o apoio à inovação precisam comportar ofertas cooperativas. (MAGDALENA, 2003 p. 05).
Muitas instituições escolares representadas por seus diretores e coordenadores têm a visão de como é importante o investimento tecnológico na escola, porém não sabem por onde devem
...