TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Informatica Na Educação

Monografias: A Informatica Na Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

A EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR

A história dos computadores parece ter no inicio com as calculadoras, no qual a primeira calculadora foi idealizada pelo alemão Winhelm Schckar, em 1623. Mas tarde em 1642, um jovem matemático chamado Blaise Pascal consegui produzir uma engenhoca mecânica de fazer contas e para ajudar seu pai a organizar os impostos de seu país, a França, suas calculadoras conhecidas como pascalinas, eram capazes de realizar as operações de soma, subtração, multiplicação e divisão.

Em 1833, os cartões perfurados inspiram o matemático inglês Charles Babbage a criar uma maquina que os decodificava para realizar cálculos. Outra jovem pesquisadora inglesa Chamada Ada Lovence trabalhou desenvolvendo mais instruções para os cartões

As informações inseridas por ela faziam com que a engenhoca de Babbage realizasse tarefas mais complexas. Era a primeira versão dos chamados softwares, os programas e computadores atuais, por esse feito a dupla de cientista da computação como os criadores do primeiro computador. Em 1887, o americano Herman Hollerith propôs uma maquina capaz de guardar todos os dados da população dos Estados Unidos, ele utilizou a mesma instrução perfurados, mas inovou ao utilizar pela primeira vez a eletricidade na contagem dos cartões.

O sistema binário que transformava todas as informações armazenadas em seqüência de apenas dois algarismos, 0e1 foi aperfeiçoada e constitui o principio do funcionamento de todos os computadores modernos. Com essa super idéia, Hollertth fundou uma empresa, que daria origem a uma das maiores marcas na área de computação do mundo do IBM. Em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, o mundo foi apresentado ao primeiro computador eletrônico. Criado por cientistas americanos o “computador integrador numérico eletrônico” ou ENIAC. Na sigla em inglês tinha como principal objetivo calcular as trajetórias de mísseis e bombas durante a guerra. Ele era gigantesco pesadão e utilizava milhares de válvulas eletrônicas e interruptores para ligar e desligar os circuitos e efetuar as operações. Mas já era capaz de realizar, em 30 segundos, cálculos que demoravam 12 horas por outros métodos. Todos os resultados eram exibidos por meio de uma seqüência que acendiam a apagavam. Para criar computadores menores era preciso inventar algo que substituísse as válvulas, o que aconteceu em 1947, quando um laboratório de telefonia americano criou o transistor fazia assim funcionar o computador, mas ocupando muito menos espaço e estragando menos também. Na seqüência foram criados os circuitos integrados, que continham milhares de transistores. Operar esses megacomputadores era algo dificílimo, porque não bastava saber que informações obter da maquina,era preciso entender do seu funcionamento para fazê-la trabalhar

O primeiro computador para uso domestica foi produzido pela Apple, em 1981, foi a vez de a IBM lançar seu computador pessoal, criados para tornar o uso dessas máquinas cada vez mais simples. Hoje os computadores domésticos são cada vez mais comuns e velozes e multitarefa. Você pode pesquisar escrever, calcular, ouvir musicas assistir a vídeos, desenhar conversar na mesma velocidade com pessoas do quarto ao lado, ou do outro lado do mundo, a tecnologia tem evoluído tão depressa que nem nos damos conta.

Nas ultimas décadas, os cientistas tem tentado encontrar maneiras ainda mais avançadas de guardar e processar informações, estas maquinas estão sendo desenvolvidas com base na computação quântica muito mais veloz do que a tecnologia aplicada hoje.

O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA E COMO MAQUINA DE ENSINAR

Com o advento da sociedade digital, apareceram novos paradigmas na área da educação e da formação, como formação continuada, fator fundamental na estabilidade do individuo no mercado de trabalho. Com a necessidade de adaptação ao meio ambiente competitivo e globalizado, as empresas exigem dos candidatos a emprego um grau de conhecimento consolidado para assumir os desafios que as novas tecnologias substitutas que aparecerem. Hoje, o tempo é cada vez mais aproveitado nas empresas para vencer as concorrentes, a possibilidade de se ausentar por algum tempo na empresa para aperfeiçoar faz com que o ensino a distancia seja cada vez mais utilizado nas empresas como ferramenta de atualização da força de trabalho.

O governo tem a responsabilidade de oportunizar a quem não pode pagar para ter educação a chance de completar seus estudos, inclusive cursos técnicos e superiores direcionados ao mercado de trabalho. O governo tem a responsabilidade de oportunizar a quem não pode pagar para ter educação a chance de completar seus estudos, inclusive cursos técnicos superiores direcionados ao mercado de trabalho. O governo ampliou a rede federal de educação profissional e tecnológica (SETEC, 2007), ampliou as vagas nas universidades publicas (REUNI, 2008) e propiciou bolsa de estudo em universidade privada (PROUNI, 2008).Porem é pouco pra o país do tamanho do Brasil e com déficit educacional imenso, o gargalo do crescimento sustentável que o Brasil tanto almeja passou a ser a educação do trabalhador brasileiro. A solução viável posta em pratica pelo Ministério da Educação (MEC) é o ensino a distancia, tanto na formação de nível superior, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como formação técnica de nível médio, através da Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil).

A informática na educação o enfatiza o fato de o professor da disciplina curricular ter conhecimentos sobre os potenciais educacionais. Uma abordagem de grande relevância para o processo de ensino aprendizagem é a utilização do computador em atividades extraclasse, como intuito de ter a Informática na escola, porem sem modificar o esquema tradicional de ensino. Em geral essa atividade extraclasse é desenvolvida por um especialista em informática cuja função é desenvolver alguma atividade de uso do computador na escola. No qual tem Sido adotada por escolas que desejam ter o computador implantado nas atividades educacionais.

Quando o computador transmite informação para o aluno, o computador assume um papel de maquina de ensinar e, a abordagem pedagógica é a instrução auxiliada por ele Essa abordagem tem suas raízes nos métodos tradicionais de ensino, porem em vez da folha de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com