A Inteligência Artificial
Por: gdsdias • 24/10/2018 • Trabalho acadêmico • 937 Palavras (4 Páginas) • 707 Visualizações
Inteligência Artificial
1 – Crie e justifique sua definição para inteligência artificial.
R: É a ciência que se propõe a simular através de computadores e dispositivos a capacidade humana de raciocinar e tomar decisões. Justifica-se pelo método desenvolvido, que diferentemente a automação não depende de inputs padrões para as respostas.
2 – Dê vários outros exemplos da distinção aristotélica entre “matéria” e “forma”. Você pode mostrar como os seus exemplos poderiam se encaixar em uma teoria da abstração?
R: Sendo definida a matéria como o objeto feito e, a forma como a matéria foi modelada, citamos os exemplos:
Mesa de madeira – matéria: madeira forma: mesa
Porta de madeira – matéria: madeira forma: porta
Armário de madeira – matéria: madeira forma: armário
Madeira é a base de todos os exemplos, e a forma, apenas como o indivíduo a transformou. Portanto concluímos que nesse caso há uma essência para a mente humana, a qual a transformamos através do pensamento, gerando conhecimento.
3 – Muito do pensamento ocidental tradicional se fundamenta na relação mente-corpo. A mente e o corpo são:
- Entidades distintas que interagem de alguma forma; ou
- A mente é uma expressão de “processos físicos”; ou
- O corpo é apenas uma ilusão da mente racional?
Discuta suas idéias a respeito do problema mente-corpo e a sua importância para uma teoria da inteligência artificial.
R: Mente e corpo são entidades que interagem de alguma forma. Nesse caso, o corpo é o meio físico pelo qual se processa o conhecimento a partir da essência anteriormente tratada no conceito aristotélico de matéria e forma, fundamental para o entendimento da inteligência, e conseqüentemente entendimento da inteligência artificial.
4 – Critique os critérios de Turing para que um sistema computacional seja “inteligente”.
R: A principal critica ao modelo criado por Turing esta na comparação da máquina ao ser humano. Ao questionar a máquina sobre questões que poderiam considerá-la inteligente, é disponibilizar o conhecimento infinito computacional, ao julgamento de um processamento lento e falho, como o humano.
5 – Descreva seus próprios critérios para que um sistema computacional seja considerado “inteligente”.
R: Considerando que o processamento da máquina tem a capacidade de validar resultados e encontrar soluções assertivas, o critério de validação da inteligência artificial, deveria estar relacionado a validar através de estudos, resultados encontrados por máquinas, à problemas e dificuldades ainda não solucionadas. Oferecer a meta de solucionar problemas através de modelos os quais pudessem ser validados posteriormente pelo humano, poderia além de comprovar a inteligência, gerar desenvolvimento.
6 – Embora a computação seja uma disciplina relativamente nova, filósofos e matemáticos tem pensado por milhares de anos sobre as questões envolvidas na solução automática de problemas. Qual é a sua opinião sobre a relevância dessas questões filosóficas para a concepção de um dispositivo para a resolução inteligente de problemas? Justifique sua resposta.
R: Se a filosofia busca a compreensão racional a partir de uma essência empírica, como geraremos o pensamento cognitivo em máquinas, sem esse conhecimento filosófico? Sendo assim o estudo da filosofia faz-se imprescindível para evolução da IA.
7 – Dada as diferenças entre as arquiteturas dos computadores modernos e do cérebro humano, qual é a relevância da pesquisa sobre a estrutura fisiológica e a função de sistemas biológicos para a engenharia de programas de IA? Justifique sua resposta.
R: É relevante porque precisamos entender que além de um modelo racional gerador de pensamentos, há uma motivação fisiológica e/ou biológica que nos leva dar start ao processo pensativo. Exemplo a necessidade de comer, descansar e ou trabalhar, nos leva a desenvolver pensamentos, conceitos e equipamentos que nos auxiliem nessas necessidades.
...