A Interação Analista – Usuario na Engenharia de Software
Por: MAISA REIS ARAUJO • 16/6/2018 • Resenha • 407 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Interação Analista – Usuario na Engenharia de Software
A relação Analista – Usuario écarregada de pré-conceitos estabelecidos desde que se começou a desenvolvedor software no mundo. A “culpa” é sempre do Usuário de acordo com o ponto de vista do Analista, ou a “culpa” é sempre do Analista de acordo conforme o ponto de vista do Usuário.
Usuários não sabem o que querem/ não sabem explicar o que querem? Sim, ele sabe. Mas sabe do jeito dele, ele não pensa de maneira lógica como um Analista, ele quer a solução para o seu negócio, ele tem um problema e quer uma solução, mas sobre “como” a solução será implementada, muitos Usuários não querem saber, acham que isso deve ser responsabilidade do Analista.
Pensar em “como” a solução será implementada, do ponto de vista funcional pode até ser feito pelo Analista, mas a responsabilidade por isso é do Usuário, e ele tem que saber disso. Alguns Usuários até explicam em um nível mais detalhado o “como”, mas nunca é suficiente para que o Analista consiga especificar o software.
O ideal é que o Usuário soubesse como explicar no menor nivel de detalhe possivel, mas não sabe. O Analista tem que fazer a análise, não apenas escutar, e executar o que é dito pelo Usuário. Na análise tem que aplicar senso crítico, criticar o que Usuário solicitou, pensar em todos os aspectos conceituais e funcionais da solução.
A interação entre usuários e analistas de sistemas faz parte da Engenharia de Requisitos. O primeiro, tentando explicar o seu problema e o que precisa para solucioná-lo e o segundo, tentando entender as regras do negócio e todos os termos ligados ao problema do primeiro. É preciso que haja uma linguagem comum para que isso ocorra, mas essa parece ser a tarefa mais dificil em todo o processo , pois os usuários e os analistas possuem formações e aptidões diferentes, visões diversas sobre os problemas apresentados e sobre as possibilidades de criação para o sistema.
Deve haver clareza na comunicação e, confirmações de que um consegue entender o que o outro diz. Esse processo de comunicação é fundamental para que o resultado final represente, de fato, um Sistema que atenda as necessidades do cliente
As dificuldades devem ser superadas através da constante troca de informações, com máxima clareza , para que a informação seja comum tanto ao usuário, quanto ao analista.
...