A Introdução aos Processos de Fabricação
Por: Matheus Fernandes • 3/11/2020 • Trabalho acadêmico • 2.987 Palavras (12 Páginas) • 106 Visualizações
Processos de Fabricação 1
Atividade A1 – Introdução aos Processos de Fabricação
Data de Entrega: até 05/10 (via Diário de Bordo) Valor: 5,0 Pontos
Nome: Matheus Fernandes Vilela 5130394
- Cite os principais processos de fabricação de materiais metálicos.
Existem uma enomirdade de processos de fabricação de materiais metálicos. Didaticamente, torna-se fácil agrupar os diversos processos de fabricação em algumas categorias, tais como:
- Processos de Usinagem: Torneamento, Fresamento, Furação, Aplainamento, Brochamento e diversos outros;
- Processos de Soldagem: Eletrodo revestido, MIG/MAG, TIG, Arco submerso, Soldagem à Lase, Soldagem à plasma, Soldagem por resistência elétrica, entre outros;
- Processos de Fundição: Fundição por gravidade, Fundição por pressão, Fundição por centrigugação, Fundição de precisão e outros;
- Processos de Conformação Mecânica: Extrusão, Laminação, Trefilação, Forjamento, Estiramento, Embutimento, Cunhagem, entre outros;
- Metalurgia do Pó;
- Tratamentos térmicos e superficiais: Normalização, Têmpera, Austêmpera, Martêmpera, Revenimento, Cozimento, Cementação e etc.
- Anexe, pelo menos, 2 imagens com peças ou elementos que foram fabricados por cada um dos processos listados no exercício 1.
- Usinagem:
[pic 1]
Eixos fabricados por torneamento.
[pic 2]
Engrenagens cônicas e fresamento.
[pic 3]
Furação em Vigas I.
- Soldagem:
[pic 4] [pic 5]
Solda TIG em quadro de bicicleta.
[pic 6]
Solda por eletrodo revestido.
- Fundição:
[pic 7]
Biela fundida.
[pic 8]
Rotor fundido de bomba hidráulica.
- Conformação Mecânica:
[pic 9]
Biela forjada.
[pic 10]
Perfis metálicos em Alumínio extrudados.
[pic 11]
Laminação à quente.
- Metalurgia do Pó:
[pic 12]
Peças diversas feitas por metalurgia do pó e sinterização.
[pic 13]
Etapa de sinterização.
- Tratamentos térmicos e superficiais:
[pic 14]
Têmpera de facas forjadas com água.
[pic 15]
Faca forjada e temperada com água.
[pic 16][pic 17]
Cementação de engrenagens. Detalhe para camada superficial de carbono.
- Quais os principais fenômenos metalúrgicos associados aos processos fundição, conformação e usinagem?
Os principais fenômenos metalúrgicos presentes nos processos de fundição, conformação mecânica e usinagem são: fusão; solidificação; conformação plástica; ruptura; difusão e transformação de fases no estado sólido. Vale lembrar que durante um processo de fabricação é praticamente improvável de se encontrar apenas um fenômeno metalúrgico em questão. Exemplo, na usinagem de um metal, geralmente temos deformação plástica com ruptura de material e alterações na microestrutura do mesmo, principalmente se não houver utilização de fluido refrigerante.
- Qual o principal objetivo dos tratamentos térmicos? Cite dois exemplos e os caracterize de forma sucinta.
Os tratamentos térmicos que consistem, em geral, no aquecimento e resfriamento controlado de uma peça ou material metálico buscam alterar a microestrutura final desta peça e assim conferir determinadas propriedades mecânicas a esta (dureza, resistência mecânica, tenacidade ...). Exemplos:
- Recozimento → Tratamento no qual o metal sofre aquecimento controlado até certa temperatura, a qual é mantida por um certo tempo e então lentamente reduzida, no interior do forno metalúrgico. Este tratamento busca, principalmente, remover tensões residuais internas devidas a outros tratamentos mecânicos, bem como reduzir a dureza do material com o intuito de melhorar sua usinabilidade.
- Têmpera → Tratamento que consiste no resfriamento rápido de aços de uma temperatura superior à sua temperatura crítica (ou de austenitização) em um meio fluido como óleo, água, salmoura ou mesmo ar (quando se tratar de peças de grandes dimensões).
- Uma peça cilíndrica pode ser fabricada por diversas rotas, tais como fundição e conformação (ver Figura 1.6, p. 26; ler texto que se inicia no último parágrafo da p. 25). Para este caso, faça a correlação entre: microestrutura – processamento – propriedades – desempenho
Com base na leitura do parágrafo apontado, fica bastante clara a ideia de que o processo de fabricação escolhido irá definir a microestrutura do material a ser processado , que por sua vez terá determinadas propriedades e então um desempenho mecânico específico, ainda que seu formato geométrico e dimensional seja o mesmo. Esquematicamente seria essa a relação:
Processamento → Microestrutura → Propriedades → Desempenho
Na fundição, o fenômeno metalúrgico é a solidificação do metal, que por não ocorrer de forma homogênea resulta em um produto com estrutura granular distinta nas suas regiões superficiais e internas. As partes superficiais (externas) por se solidificarem com maior rapidez terão grãos menores e alongados na direção do centro. Assim, em uma peça fundida, tomada a partir de sua seção transversal, será possível notar diferenças de microestrutura-propriedades-desempenho em suas regiões superficiais e centrais. Veja:
...