A Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho
Por: jrbattaiola • 22/1/2019 • Trabalho acadêmico • 487 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
Tarefa 2.2
Resolução 359/91 do CONFEA
Ao meu ver o Engenheiro do Trabalho esta apto e ser remunerado em todas as atribuições abaixo.
As atividades dos Engenheiros e Arquitetos, na especialidade de Engenharia de Segurança do Trabalho, são as seguintes:
1- Supervisionar; dirigir; inspecionar um trabalho
Coordenar; organizar; estruturar
Orientar tecnicamente; indicar direção.
Acredito que por esta atribuição o EST esta apto a ser remunerado.
2- Está o EST apto a estudar as condições de trabalho de uma determinada área quanto a segurança do local, instalação e equipamento. Forma de trabalho, iluminação do ambiente, posição e conforto de cadeiras e mesas de trabalho.
3- Planejar; avaliar os caminhos, construir um referencial futuro.
É possível para um EST realizar estas atividades. Implantando técnicas de gerenciamento e controle de riscos.
4- Vistoriar; inspecionar; investigar.
Avaliar; estimar; considerar, computar.
Arbitrar; opinar; decidir seguindo sua própria consciência.
Acredito que o EST deve conhecer o potencial risco de agentes químicos e biológicos e poluentes atmosféricos para tomar decisões que evitem o contato direto com estes agentes. Mesmo não sendo um engenheiro químico de formação.
5- Analizar riscos, acidentes e falhas, nesta atividade o EST deve orientar, por exemplo, um operador de máquinas dos cuidados que ele deve ter para não se machucar no seu trabalho.
6- Sim, localizado o risco em um determinado trabalho o EST pode propor programas, normas e regulamentos de segurança.
7- O EST deve ter o conhecimento de situações de risco, portanto pode perfeitamente executar as ações descritas na atividade 7.
8- Ao meu ver a atividade 8 completa a atividade 7 quando diz que se deve estudar as instalações, máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de risco e projetando dispositivos de segurança.
9- Ainda é cedo para afirmar, mas acredito que teremos noções de como combater incêndio e salvamento, e planos de emergência e catástrofe.
10- Inspecionar; fazer inspeção; observar com grande atenção e delimitar áreas de periculosidade também é um trabalho que o EST está apto a desenvolver.
11- Especificar; controlar e fiscalizar: uma vez especificado o EST tem que controlar e fiscalizar os sistemas de proteção coletivo e equipamentos de segurança. Assegurando sua qualidade e eficiência.
12- Sim no caso de uma empilhadeira o EST deve dar treinamento de como conduzir a carga da melhor forma para evitar riscos para o condutor e terceiros, preservando assim o equipamento.
13- O EST tem condições de elaborar as funções descritas nesta atividade.
14- Esta atividade complementa a atividade 13, pois se o EST elabora planos de prevenção de acidentes, ele também deve orientar o treinamento
...