A LINHA DE TRANSMISSÃO
Por: Eduardo Vale • 11/5/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 862 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
ROTEIRO TRABALHO DE DISTRIBUIÇÃO
TEMA: OLTC – ON LOAD TAP CHANGER (COMUTADOR DE DERIVAÇÃO EM CARGA)
1 – INTRODUÇÃO AO TEMA (Eduardo)
1.2 - CONTEXTO DE SURGIMENTO DA TECNOLOGIA (Eduardo)
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – FUNCIONAMENTO DA TECNOLOGIA (Dorieldo / Wagner)
2.2 – TIPOS DE COMUTADORES E APLICAÇÃO (João / Carlos)
3 – CONCLUSÃO (Eduardo)
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OLTC – ON LOAD TAP CHANGER( COMUTADOR DERIVAÇÃO SOB CARGA).
1 – INTRODUÇÃO
1.2 – CONTEXTO DE SURGIMENTO DA TECNOLOGIA
No início do século XIX, os sistemas de distribuição em corrente continua estava passando por profundas transformação, tais sistemas deram-se início como estruturas monofásicas locais e rurais, mantendo a característica monofásica, antes de estabelecer redes de energia de transmissão grande e amplas, para redes trifásicas de maior potência abrangendo maiores distância entre cidades e áreas com uma enorme concentração de carga.
Apesar de grandes avanços nos sistemas de distribuição durante anos, ainda temos grandes problemas com a regulação da tensão em áreas rurais. A existência de grande impedância nos sistemas de potência.
O comutador de derivação é um mecanismo para transformadores para suprimento de carga para compensar alterações de tensão causadas por flutuações de carga. Na tentativa de corrigir a regulação de tensão do sistema, o emprego de comutadores de taps (também denominados de tap changer) em transformadores. Porém a existência de duas tecnologias para aplicação do comutador (NLTC) e (OLTC).
Desenvolveremos a aplicação do comutador sob carga (OLTC), existe dois modelos de aplicação para o comutador: reativo e capacitivo.
Reativo pode conduzir a corrente de carga continuamente sendo assim o comutador não será danificado e o transformador continuará funcionando normalmente, porém existe as desvantagens a baixa velocidade de comutação entre os taps, além longa duração de arco elétrico.
[pic 1]
Capacitivo. Possuem a vantagem de ter um período de comutação menor que o reativo, tendo uma maior vida útil dos contatos, esse modelo de comutador está substituindo os reativos, justamente pela maior vida útil do equipamento.
[pic 2]
2.2 – TIPOS DE COMUTADORES E APLICAÇÃO (Carlos e João)
Os CDC’s / OLTC’s são empregados amplamente nos sistemas elétricos de grande porte e se tornam indispensáveis pois são equipamentos essenciais para o controle dos níveis de tensão e do fluxo de potência.
O comutador de derivações em carga pode ser empregado usando vários princípios de comutação, sendo que os dois mais comuns são:
- Tipo Resistivo: Chaveamento de alta velocidade do resistor de transição
[pic 3]
Comutador de derivação em carga do tipo resistor
- Tipo Reator: Chaveamento de reator de transição (autotransformador preventivo).
[pic 4]
Sequência de operações de um seletor de derivações e de uma chave comutadora de um
comutador de derivação em carga do tipo reator.
Ambos os tipos de comutadores são divididos em dois tipos distintos:
- Comutador de derivação externa: que faz uso de compartimento envolto em ar
[pic 5]
1- Enrolamentos do transformador; 2 - Cabos de derivação; 3 - Barreira estanque ao líquido e gases; 4 - Seletor de derivações; 5 -Chave comutadora e 6 - Mecanismo de acionamento.
- Comutador de derivação interna: imerso em compartimento com óleo isolante
[pic 6]
1 - Enrolamentos do transformador; 2 - Cabos de derivação; 3 - Seletor de derivações; 4 - Chave comutadora e 5 - Mecanismo de acionamento.
O líquido utilizado para comutadores de derivações em carga, possui as funções de isolação elétrica e extinção de arco, atuando também como lubrificante e refrigerante.
...