TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LISTA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

Por:   •  5/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  2.341 Visualizações

Página 1 de 6

ALUNAS: NAYARA ROMERO DE OLIVEIRA e KEILA NASCIMENTO SEIXAS

Lista 1 - Processos de Fabricação I –

Prof: Jorge Carvalho

  1. Quais são as razões que fazem com que os processos de conformação volumétrica sejam comercialmente e tecnologicamente importantes?

Os processos de conformação volumétrica são importantes pois consegue moldar a peça no formato desejado. Quando feito a quente pode trazer grandes mudanças no formato da peça, sendo possível conformar materiais com uma maior dureza. Quando feito a frio pode elevar a dureza da peça por meio do encruamento. Muito importante também por conta do pouco desperdício de material o que é muito importante no ponto de vista comercial.

  1. Cite os quatro principais processos de conformação volumétrica?

Os principais processos de conformação volumétrica são laminação, forjamento, extrusão e trefilação.

  1. O que é laminação no contexto de processos de conformação volumétrica?

É um processo de conformação no qual o material tem sua espessura reduzida por meio de esforços de compressão exercidos por dois cilindros.

  1. Liste alguns dos produtos fabricados em um laminador.

Os principais tipos de produtos laminados são: chapas planas ou bobinadas, folhas e discos. Esses semimanufaturados têm diversas aplicações em setores como transportes somo carrocerias para ônibus, equipamentos rodoviários, elementos estruturais, construção civil  em telhas, fachadas, calhas, rufos, embalagens com por exemplo latas, descartáveis e flexíveis e bens de consumo como panelas, utensílios domésticos.

  1. O que é desbaste na operação de laminação?

O desbate determina uma fração da espessura inicial que foi reduzida, ou seja, a diferença entre a espessura inicial e a espessura final.

  1. O que é agarramento na operação de laminação a quente?

Agarramento é quando a peça a ser laminada se adere aos rolos laminadores sobre o arco de contato, quando isso ocorre o coeficiente de atrito atinge valores elevados. No agarramento as superfícies do material que estão em contato com os cilindros se movem em velocidades distintas à velocidade periférica do cilindro laminador, abaixo da superfície a deformação é maior para permitir a passagem por meio do espaço entre os cilindros.

  1. Identifique algumas das maneiras segundo as quais a força de laminação de planos pode ser reduzida.

A força de laminação pode ser diminuída através da diminuição do atrito, que pode ser feito por meio da lubrificação. No processo de laminação a quente o material quando em altas temperaturas apresenta uma menor resistência e com isso permite se deformar com menores forças, portanto para utilizar uma força menor nesse processo deve-se optar pela laminação a quente. Diminuindo a área de contato, ou seja, utilizando cilindros laminadores de menor diâmetro ou então aplicando tensões na parte de trás ou frente da peça a ser laminada.

  1. O que é um laminador duo?

Laminador duo é composto por dois cilindros de diâmetros iguais , girando em sentidos opostos  e com a mesma velocidade periférica colocados um sobre o outro.

  1. O que é uma cadeia reversível na laminação?

Uma cadeia reversível consiste na inversão do sentido de rotação dos cilindros, o fato do laminador ser reversível é uma grande vantagem quando se é necessário produtividade. O material é laminado em um sentido logo depois o equipamento para e torna a laminar a peça em outro sentido.

  1. Cite duas vantagens da laminação a quente frente à laminação a frio.

Devido ao aumento da temperatura o material apresenta redução da dureza e na resistência mecânica o que permite maiores reduções na espessura da peça. Além disso é possível laminar materiais de elevada dureza visto que em altas temperaturas essa dureza diminuiu. O que resulta materiais mais dúcteis e tenaz.

  1. Cite duas vantagens da laminação a frio frente à laminação a morno.

Na laminação a frio é necessário um maior esforço para reduzir a espessura por conta disso gera um encruamento na peça, isso faz com que a dureza do material cresça. Além disso a peça apresenta uma maior precisão dimensional.

  1. Explique porque a velocidade de saída do material laminado é maior que sua velocidade de entrada no laminador.

No processo de laminação o volume de entrada é o mesmo de saída, e a espessura do material é reduzida por isso é necessário que a velocidade aumente para que o volume que entre seja o mesmo que saia.

  1. Explique onde se dá o maior nível de tensão no laminador.

O maior nível de tensão no laminador se dá no ponto neutro, a velocidade do metal de trabalho é igual à velocidade periférica do cilindro laminador. Neste ponto, há a convergência de esforços de atrito, não ocorrendo assim o deslizamento do material de trabalho.

  1. Defina a influência das temperaturas de laminação (quente, fria e morna) frente às seguintes características do material a ser desenvolvido.

  1. Eliminação de defeitos da fundição

Geralmente o processo é inicialmente feito á quente a fim de diminuir significativamente a espessura da peça da peça solidificada no linguotamento contínuo gerando uma microestrutura com grão mais finos. Após isso pode ser feito  a laminação a frio que possui um maior controle dimensional.

  1. Uniformidade da microestrutura

Como os trabalhos a quente são realizados a temperaturas suficientes para que ocorra a recristalização e com resfriamento lento, há tempo para que os átomos se acomodem de modo uniforme na microestrutura do material, o que não ocorre nos trabalhos a frio.

  1. Tolerância de acabamento

Nos trabalhos a frio, podem ser obtidas tolerâncias mais estreitas e melhor acabamento superficial. Nos trabalhos a quente, em virtude da formação de óxidos na superfície do metal de trabalho, associada a dilatação térmica do material, há uma certa imprevisibilidade quanto as dimensões finais da peça.

  1. Força e energia

Em altas temperaturas o material se torna mais dúctil o que permite realizar a deformação com esforços menores, demandando um maior gasto energético em forma de calor. No trabalho a frio o material é mais resistente portanto necessita uma maior força para deformar plasticamente o material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (554.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com