A LOCAÇÃO, EXECUÇÃO, ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO APÓS A EXECUÇÃO
Por: Talita Ribeiro Brito • 3/6/2019 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Integrantes:
ANTONIO ALVES MEDEIROS FILHO
EVANDRO PEREIRA CORDEIRO
FRANCISCO DE ASSIS CERQUEIRA
MIGUEL BORGES SILVEIRA
TALITA RIBEIRO BRITO
GRUPO 4: LOCAÇÃO, EXECUÇÃO, ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO APÓS A EXECUÇÃO
INTRODUÇÃO
Na engenharia Civil temos vários métodos e técnicas que fazem com que a obra seja executada da maneira correta. Em primeiro lugar devemos fazer a locação da obra que é a parte de grande importância, pois serão locados as divisas externas, posição, referenciais do norte, entre diversas outros tipos, como:
- Por cavaletes;
- Por tábuas corridas;
- Capacitação técnica da equipe de topografia contratada;
- Aferição dos instrumentos porventura utilizados, visando à precisão das medidas;
- Proteção dos marcos de locação para conservá-los inalterados durante a execução dos serviços;
- Necessidade de amarração de marcos de locação, a serem removidos por necessidade do serviço, para futura relocação.
- Fundações;
- Elementos estruturais;
Podemos afirmar que a locação é uma etapa essencial para o início de uma obra de qualidade que garante as medidas de projetos e auxilia no cumprimento do seu cronograma e orçamento.
Outra etapa importante para o bom andamento de uma obra é a parte de execução da obra que vai muito além de visitas periódicas ao canteiro para se assegurar que as técnicas e materiais corretos estão sendo empregados. Principalmente quando se tem por objetivo também o gerenciamento/administração do empreendimento.
A pesquisa de preços de materiais, prazos de entrega, discriminação das características dos materiais e coordenação de equipes terceirizadas estão entre os principais itens de controle.
Fazer o acompanhamento de uma obra é de fundamental importância para dar ao futuro profissional, a experiência que se adquire através do contato com o canteiro de obras e que possua uma melhor visualização do conhecimento adquirido em sala de aula. A qualificação desse acompanhamento está relacionada diretamente a qualidade da obra garantindo a vida útil e durabilidade, com um menor custo e evitando o desperdício de materiais durante a execução.
Por final, teremos o monitoramento e vistoria do após a execução da obra que tem o objetivo de estabelecer um planejamento para as vistorias das obras, visando assegurar a correta aplicação dos recursos.
O processo de monitoramento e vistoria de obras consiste em três etapas:
Etapa Inicial
A primeira etapa, denominada Inicial, comum a todas as obras, compreende as ações realizadas entre a publicação e o início efetivo da obra.
Etapa de Execução
A Etapa de Execução, de responsabilidade do dono da obra, compreende o acompanhamento da execução da obra, conforme cronograma físico-financeiro aprovado, por meio da elaboração periódica de relatórios de monitoramento e vistoria de obras.
Etapa Final
A terceira e última etapa, denominada Etapa Final, compreende a elaboração de um relatório de monitoramento e vistoria final elaborado ao término da vigência da obra.
...