A LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE
Por: iago_figueiredo • 1/6/2019 • Trabalho acadêmico • 6.951 Palavras (28 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – NITERÓI
VINÍCIUS DOS SANTOS CARVALHO
21257001-2
LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE
MONOGRAFIA
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
NITERÓI
JULHO DE 2018
VINÍCIUS DOS SANTOS CARVALHO
21257001-2
LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE
Monografia apresentada à banca examinadora da Universidade Candido Mendes – Niterói, como exigência parcial para a obtenção do grau bacharel em Engenharia de Produção
ORIENTADOR: Sergio Majerowicz
NITERÓI
2018
VINÍCIUS DOS SANTOS CARVALHO
21257001-2
LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE
Monografia apresentada à banca examinadora da Universidade Candido Mendes – Niterói, como exigência parcial para obtenção do grau de bacharel em Engenharia de Produção.
Nota:_______________
Aprovada ( )
Aprovada com louvor ( )
Aprovada com restrições ( )
Reprovada ( )
Data: ___/ ___/ ______
______________________________________________________________
Professor Sergio Majerowicz
AGRADECIMENTOS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. LOGÍSTICA 6
2.1. História e Definição de Logística 6
2.2. Principais Tipos de Logística 7
2.2.1. Abastecimento 7
2.2.2. Distribuição 8
2.2.3. Produção 8
2.2.4. Logística Reversa 8
3. LOGÍSTICA REVERSA – DEFINIÇÕES, CONCEITOS E ABORDAGENS 10
3.1. A Logística Reversa 10
3.2. Definições de logística reversa 10
3.3. Logística reversa e canais de distribuição reversos 16
3.4. Logística reversa e logística verde 17
4. LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE 18
4.1. Sustentabilidade corporativa e seus desafios 20
4.2. A logística reversa como um instrumento sustentável 21
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
INTRODUÇÃO
Durante décadas discutiu-se sobre o que poderia vir a ser um modelo ideal no que diz respeito a um modelo de gestão produtiva que fosse o menos agressivo possível para o planeta. Havia uma preocupação constante com os resíduos produzidos pelas indústrias e pelo cidadão civil e é nesse contexto nasce o conceito de logística reversa e sustentabilidade, que juntos tentariam dar conta de resolver parte do impacto causado pelo descarte de resíduos, até então pouco cuidado e/ou reaproveitado.
Esse novo conceito buscaria elaborar um novo modelo de gestão de negócios que levaria em consideração os impactos ambientais e sociais, mas sempre considerando também o lado econômico. O mundo industrial e o incentivo ao consumo como fonte de capitalização caminhavam a todo vapor, mas na sua maioria impregnados de atividades nocivas ao meio ambiente em que vivemos. A logística reversa aliada ao conceito de sustentabilidade surge como uma opção viável, buscando a organização das atividades produtivas e de consumo, sendo capaz, assim, de gerar benefícios para todo o padrão de vida das comunidades.
A logística reversa e a sustentabilidade tentam buscar um equilíbrio entre as relações produtivas, de consumo, mas sem nunca se esquecer do material que resultaria de todo esse processo, gerando benefícios a curto e longo prazo. A busca pelo desenvolvimento econômico não poderia suplantar a necessidade de busca por um processo produtivo mais limpo, com menos impacto ambiental no que diz respeito à extração de matéria prima e com o produto resultante do pós-consumo.
Em suma, a logística reversa e o processo de busca pela sustentabilidade visam aliar as ações propostas por governos, a preocupação com questões ambientais e sociais e com a geração de renda, buscando a união entre todos esses pilares na tentativa de obtenção de resultados ágeis para a manutenção do desenvolvimento futuro.
LOGÍSTICA
2.1. História e Definição de Logística
Logística é um vocábulo que deriva da mesma raiz da palavra lógica, logos que possui o significado de “palavra, verbo, razão”, possuindo, portanto, uma origem grega. Entretanto, o atual significado que é dado à palavra logística tem origem no francês logistique, e trata-se de um conceito oriundo da área militar, referindo-se aos afazeres de um alojamento, ao fornecimento e transporte de tropas militares etc. Mas para nós ele possui outra significação, com o citado termo sendo adotado na área de administração de empresa, e a priori fazendo referência, mais especificamente, as atividades atreladas à fabricação e a distribuição de mercadorias.
A logística consiste em toda uma série de atos ou ações que tem o dever de serem executadas para promover a garantia de que um produto chegue até o seu destino final, que é consumidor, e desse processo faz parte desde a aquisição das matérias primas para confecção dos produtos, sua produção, distribuição e, posteriormente, seu descarte ou reaproveitamento que poderá ocorrer por meio da reciclagem. Dessa maneira podemos entender que a logística vai, então, estudar, analisar e procurar pôr em prática no mercado as melhores soluções em termos de transporte, armazenamento, fabricação, distribuição e retirada de produtos, considerando a qualidade, o tempo, o custo e a promovendo medidas que validem, também, aquilo que chamamos de sustentabilidade, tratando não apenas de um conceito de consumo consciente, mas também de um processo de retirada e descarte que tenham como finalidade a preservação do meio ambiente e/ou o reaproveitamento de resíduos que também sirvam de matéria prima mais barata.
...