A Legislação e Engenharia de Segurança do Trabalho
Por: mariosergi • 4/2/2021 • Tese • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 144 Visualizações
Iniciado em | quinta, 4 Fev 2021, 01:23 |
Estado | Finalizada |
Concluída em | quinta, 4 Fev 2021, 01:35 |
Tempo empregado | 12 minutos 26 segundos |
Avaliar | 20,00 de um máximo de 20,00(100%) |
Questão 1
Correto
Atingiu 8,00 de 8,00
[pic 1]Marcar questão
Texto da questão
Considerando a Hierarquia das Leis responda V para as assertivas Verdadeiras e F para as Falsas.
- A lei complementar por exigir quorum qualificado para a sua aprovação tem hierarquia superior à lei ordinária.
- O tratado internacional para ingressar no arcabouço jurídico brasileiro basta ser recepcionado pelo Poder Executivo brasileiro.
- As convenções internacionais, na área de direitos humanos, aprovadas com quorum qualificado do Congresso Nacional, têm hierarquia superior às leis ordinárias.
- A Instrução Normativa somente poderá ser expedida pelo dirigente máximo do órgão a quem a Lei ou Decreto delegou competência para tal.
- No escopo legislativo pátrio, temos uma lei que estabelece os parâmetros e as diretrizes para se fazer uma Lei, é a Lei Complementar número 95 de 1998.
- A competência de fiscalização pertence ao órgão, e de sua hierarquia no governo. Por exemplo, as Superintendências Regionais do Trabalho por terem atuação em nível Nacional, passam as suas normas a se sobrepor a qualquer norma de saúde e segurança no trabalho emitidas pelos Estados e Municípios, incluindo Leis.
- Pela visão de competência privativa para legislar sobre o trabalho (art. 22 da Constituição Federal), todas as legislações que tratam de saúde e segurança no trabalho são inconstitucionais.
- As normas técnicas emitidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, só ingressarão no arcabouço jurídico brasileiro, se e somente se, alguma norma legal recepcionar tal norma técnica, passando esta a ter a mesma hierarquia que a norma legal que a incorporou.
- A lógica legislativa brasileira indica que em caso de competência concorrente, o Estado somente poderá legislar se não afrontar a Lei da União, podendo, entretanto ser mais restritiva; e o município somente poderá legislar se não afrontar a União e o Estado – sendo que tal premissa vale para as leis.
- Um decreto federal, de matéria de atuação legislativa concorrente entre os entes federados, não pode suplantar uma lei estadual ou municipal.
Marque a alternativa com a sequência correta:
Escolha uma:
[pic 2]a. V; V; V; V; F; F; F; V; F; V.
[pic 3]b. F; F; F; F; V; V; V; F; V; F.
[pic 4]c. F; F; F; V; V; V; V; F; F; F.
[pic 5]d. F; V; V; V; F; F; V; F; V; F.
[pic 6]e. F; F; V; V; V; F; F; V; V; V. [pic 7]
[pic 8]f. V; V; F; F; F; F; V; F; V; V.
[pic 9]g. V; V; V; F; F; V; F; V; F; V.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 8,00 de 8,00
[pic 10]Marcar questão
Texto da questão
Com relação à seguridade social e à legislação trabalhista, marque V para as assertivas Verdadeiras e F para as Falsas.
- A seguridade social brasileira é baseada no tripé: previdência, assistência à saúde e assistência social.
- Para fazer jus aos benefícios da previdência em especial a aposentadoria, o cidadão deve estar caracterizado como segurado, isto é como contribuinte do sistema, ou ter mais de 60 anos e ser hipossuficiente ou sofrer de doença grave incapacitante, que neste caso por exceção ingressam na previdência social.
- O único ente federado que pode legislar sobre seguridade social é a União com o objetivo de garantir a universalização e a uniformização dos benefícios em todo o território nacional.
- No Brasil há dois grandes sistemas de previdência social: o Regime Geral de Previdência Social – RGPS, voltado para os trabalhadores de vinculação obrigatória, e o Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, destinado aos servidores públicos – sendo um para cada ente. No caso dos Municípios os mesmos podem optar em criar o seu RPPS ou aderir ao RGPS.
- O menor benefício previdenciário que pode ser pago a um individuo é o valor de um salário mínimo.
- Ao empregado é vedado o direito de renunciar a quaisquer direitos trabalhistas impostos pela legislação.
- Todo o contrato de trabalho depois de extinto o prazo do período de experiência é considerado como de prazo indeterminado. A única exceção são os contratos por tempo determinado feitos pela administração pública.
- O empregador para evitar o sobressalto de variação do salário do empregado, poderá o empregador adotar o que se denomina salário complessivo que engloba todas as atividades, verbas acessórias, e adicional noturno.
- O período noturno começa às 22 horas e termina às 5 horas do dia seguinte.
- A lista de ambientes considerados insalubres para trabalhadores menores é idêntica aos dos trabalhadores adultos, pois os riscos ambientais afetam a ambos.
Marque a alternativa com a sequência correta:
Escolha uma:
[pic 11]a. F; F; V; V; V; F; F; F; F; F.
[pic 12]b. F; V; V; V; F; F; F; V; V; V.
...