A Lei de Ohm
Por: Pablo Henrique • 28/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 304 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
Lei de Ohm
Georg Simon Ohm nasceu no dia 16 de março de 1789 na Bavária (Alemanha), e morreu no dia 6 de julho de 1854 em Munique. Descobridor dos fundamentos da eletro cinética, que estuda as correntes elétricas em movimento, Ohm fixou a lei conhecida com seu nome e em sua homenagem denominou-se a unidade de resistência elétrica.
Ohm comparou a intensidade de corrente elétrica que se desloca através de um fio com fluxo da água ao longo de um tubo, que vai de um depósito situado a uma altura superior, até outro situado a uma altura inferior. A quantidade de água que flui pelo tubo por unidade de tempo, equivale à intensidade da corrente elétrica (I). Em vez da diferença de alturas entre os níveis da água de um depósito para o outro, utiliza-se a diferença de potencial (V), aplicada às extremidades do condutor. A resistência à passagem do líquido no interior do tubo equivale à resistência elétrica (R) do fio. Com base nestas analogias, Ohm supôs que a intensidade da corrente elétrica é dada pelo quociente entre a grandeza diferença de potencial e a resistência elétrica do condutor. (Nolan MF 1991)
Em 1827, Ohm conseguiu formular um enunciado sobre a diferença de potencial: “A intensidade da corrente elétrica que percorre um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial e inversamente proporcional à resistência do circuito”. Este enunciado ficou conhecido como Lei de OhM. (G. Wittman 1995)
A diferença de potencial, V, dividido pela corrente elétrica, I, é a resistência do resistor, R, que é denominada lei de OHM: V =I*R
Referencial teórico
Nolan MF. Conductive differences in electrodes used with
transcutaneous electrical nerve stimulation devices. Phys Ther.
1991;71(10):746-51
G. Wittman, Winnaker, A.; Appl. Phys. Lett.1995, 67, 392
...