A Lista de Madeira - UFBA
Por: Igor Ribeiro • 7/3/2019 • Trabalho acadêmico • 6.648 Palavras (27 Páginas) • 250 Visualizações
Perguntas e respostas para a primeira avaliação
1) Quais são as vantagens e desvantagens do material madeira ?
Vantagens: Matéria-prima renovável, material fácil de trabalhar, elevada resistência mecânica e baixo peso-próprio, variado padrão estético, bom isolamento térmico e acústico, resistência elevada a choques e esforços dinâmicos, boa resistência ao fogo, durável e emprego diversificado.
Desvantagens: Biodegradável, material heterogêneo, material anisotrópico, apresenta tensões internas, variações dimensionais em função da umidade (inchamento e retração) e degradação fotoquímica.
2) Quais são as denominações da madeira?
Denominação popular: é um processo rudimentar com um maior numero de falhas. Depende do conhecimento das madeiras e/ou dos vegetais, por parte de quem faz a identificação. Classificando a madeira em indivíduo da Mata – identificação através da observação das árvores (copa, forma da árvore, dimensões das folhas, frutos, aspectos das casacas do tronco, flores, cheiro da madeira, folhas, frutos; sabor da madeira, folha, frutos); e Individuo da Serraria – identificação da espécie através da observação das peças de madeira serrada (cor ou cores do lenho; peso; desenho das fibras; dureza; cheiro; sabor)
Denominação botânica: classificação da madeira em base cientifica (Herbário Vegetal, onde há a observação da disposição no ramo da árvore das flores, frutos e folhas e classificação utilizando-se palavras em latim; e Lâminas, onde ocorrem os exames microscópicos)
Procedimentos para a produção das lâminas:
São retirados amostras de cada lote de madeira, se todos os lotes forem da mesma cor e tiver dúvida, tira as amostra de maneira aleatória dos lotes. Coloca as lâminas na autoclave, retira as lâminas (micrótomo), descolore as lâminas, coloca o corante para melhorar a visualização no microscópio, compara as lâminas com outras lâminas catalogadas, classifica a espécie da madeira, tira fotografias e cataloga.
3) Caracterize os tipos de plantas superiores que fornecem madeira:
Giminospermas (Coníferas-madeiras moles): Folhas em formas de escamas ou pontiagudas, sementes nuas, maior ocorrência em climas temperados e frios. Ex.: Pinho do Paraná
Angiospermas: plantas mais completas e organizadas
-Monocotiledônias (palmas e gramíneas. Ex.: milho, bambu – resist.equivalente ao aço, leveza; é mais caro porem existem pesquisas para obter uma produção mais barata)
-Dicotiledôneas (folhosas-madeiras duras): Folhas largas e caducas, sementes protegidas por carpelos (polpa), maior número de espécies decorrentes em zonas tropicais. Ex.: Ipê, Peroba rosa, Maçaranduba, Pau d’arco, feijão, abacate, manga
4) Descreva as principais estruturas celulares encontradas em fanerógamas:
Lenho: conjunto dos anéis de crescimento
Câmbio: É uma camada delgada composta por elementos monocelulares, constitui-se como a parte viva da árvore, dando origem a outras células (localizado entre o lenho e a casca).
Alburno: camada periférica do lenho por onde sobe a seiva bruta. A seiva bruta, nas folhas, é transformada juntamente com o gás carbônico do ar sob a ação da clorofila e da luz solar em seiva elaborada.
Floema: parte interna da casca por onde desce a seiva elaborada promovendo a alimentação das células vivas do câmbio. Parte da seiva elaborada é conduzida radialmente até o centro d árvore através dos raios medulares.
Cerne: parte do lenho modificada pelas substâncias que não foram utilizadas pelas células como alimento e armazenadas no mesmo. Geralmente mais densa, menos permeável a líquidos e gases, mais resistente ao ataque de fungos apodrecedores e insetos e tem maior resistência mecênica.
Tipos principais de células:
Observação – coníferas (traqueídes e raios); dicotiledôneas (fibras, vasos e raios). Traqueides e vasos são responsáveis pela condução da seiva bruta, dando resistência e rigidez. Fibras respons.pela resist e rigidez
Raios medulares: São células curtas de paredes finas, possuem ligações e pontuações simples (vasos e traqueídes). São responsáveis pelo armazenamento de substâncias de nutrição, substâncias de reserva, tanino e resinas. Variam muito de espécie para espécie e por isso são de grande valia na identificação de uma espécie.
Traqueídes: São células alongadas, fechadas e pontiagudas que possuem pontuações simples, constituem a maior parte da madeira das coníferas. Traqueídes de primavera (parte mais clara): têm paredes delgadas, grande lúmen e muitas pontuações, o que permite o fácil intercâmbio de líquidos entre as células, logo a função dos traqueídes de primavera é a de conduzir a seiva. Traqueídes de outono (parte escura): Têm paredes grossas, pequeno lúmen e poucas pontuações, a função desses traqueídes é a de conferir resistência à árvore.
Fibras: São alongadas, delgadas e de extremidade pontiaguda. Possuem lúmen pequeno, paredes grossas e poucas pontuações simples. Influenciam no peso específico, na resistência e no inchamento, estão relacionadas com a rigidez da madeira.
Vasos: Possuem forma de tubo, lúmen muito variado, paredes relativamente grossas e muitas pontuações. São responsáveis pela condução da seiva nas dicotiledôneas.
Parênquimas: Possuem muitas pontuações simples, paredes delgadas e simples e têm como função o depósito de amido e substâncias de reserva. Podem estar relacionados com a baixa resistência de uma determinada madeira.
5) Funções das células: Condução da seiva; armazenamento e produção de produtos; sustentação da árvore.
Das principais estruturas celulares das fanerógamas, quais são encontradas nas coníferas? E nas folhosas?
Coníferas: Câmbio, raios medulares e traqueídes.
Folhosas: Câmbio, raios medulares, vasos, fibras e parênquima.
6) Descreva os 3 tipos de água encontrados na madeira:
Água de embebição ou capilaridade: É a água que corre livremente no interior dos vasos e traqueídes. A evaporação dessa água não provoca variações das propriedades mecânicas e variações dimensionais da madeira.
...