A MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Por: Leandro Brum • 21/9/2020 • Resenha • 642 Palavras (3 Páginas) • 109 Visualizações
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE
FACULDADE CENECISTA DE RIO DAS OSTRAS
ENGENHARIA MECÂNICA
[pic 1]
TRABALHO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
RESENHA SOBRE ARTIGO CIENTÍFICO
TURMA: 10EM
NOME: LEANDRO LUIZ BRUM DE JESUS
PROF.: HUGO GUIMARÃES
DATA: 28/09/2020
MANUTENÇÃO X PRODUTIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO
DA MANUTENÇÃO PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE EM
UMA INDÚSTRIA DE MANUFATURA DE MADEIRA
O artigo ´´ MANUTENÇÃO X PRODUTIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE EM UMA INDÚSTRIA DE MANUFATURA DE MADEIRA``, foi escrito por João Carlos Flügel Sobrinho para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná na conclusão do curso de Especialista em Gestão Industrial em 2012.
No artigo foi apresentado ferramentas para a melhoria do sistema de manutenção dos equipamentos para a manufatura de madeira. O Pesquisador realizou um questionário com dezessete colaboradores que atuam no setor que está sendo analisado, onde foram submetidos a um questionário com questões objetivas e subjetivas afim de colocassem suas opiniões sobre os processos e a analises dos documentos da manutenção. Com as informações obtidas das análises dos dados do questionário e relacionando esses dados com os arquivos sobre a manutenção dos equipamentos foi possível identificar as falhas no processo.
Dessas informações foram identificados alguns pontos:
- A importância da gestão da manutenção;
- O uso da ferramenta ordem de serviço.
A ordem de serviço é um documento que tem a função de emitir comunicação interna em uma empresa a respeito de um trabalho que precisa ser realizado.
Foi verificado que apesar da empresa obter bons resultados os seguintes pontos precisavam de melhorias:
- Falta de informação;
- Falta de material para execução da tarefa;
- Prioridade inadequada;
- Informações eradas;
- Excesso de ordens programadas;
- Duplicidade das ordens de serviço.
Partindo destas analises o pesquisador discorre sobre a criação do termo manutenção na década de 50 nos Estados Unidos em um período pós-guerra com a américa se desenvolvendo rápido com o uso das tecnologias empregadas na guerra.
O desenvolvimento da manutenção foi dividido em três períodos que são:
- 1ª Geração (1930 a 1940);
- 2ª Geração (1940 a 1970);
- 3ª Geração (desde 1970).
No Brasil a ABNT, NBR 5466 item 2.8.1, define a manutenção como a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida.
A manutenção deve ser encarada como uma parte ativa da organização participando da minimização dos custos e da garantia da qualidade dos produtos e serviços oferecidos (BELHOT & CARDOSO, 1994).
...