A Memorial Descritivo
Por: projetec engenharia • 8/9/2021 • Trabalho acadêmico • 3.285 Palavras (14 Páginas) • 171 Visualizações
[pic 1]
MEMORIAL DESCRITIVO
Engenheiro: Elias da Silva Fernandes
CREA: 48959/MT
PROP: Claudia Aguilar Gonçalves
- INTRODUÇÃO
O presente projeto tem por finalidade a execução de um RESIDENCIA UNIFAMILIAR, onde atenderá uma família composta por 2 pessoas, sendo um casal. Foi elaborado conforme o plano de necessidades e características do cliente em questão.
A residência será construída em um lote, regular e plana, com uma metragem de 629 metros quadrado.
- DESCRIÇÃO DO RESIDENCIA
A Residência é constituída de uma área total de 129 metros quadrados construído, situado na rua das Andorinhas, quadra 02, lote 20, bairro Garça, Colniza-MT.
A edificação será composta por:
1 quarto;
1 banheiro social;
1 sala ;
1 cozinha;
1 varanda;
1 despensa;
1 área de serviço;
- SERVIÇOS PRELIMINARES E GERAIS
Este Memorial Descritivo tem a função de propiciar a perfeita compreensão do projeto e de orientar o construtor objetivando a boa execução da obra.
A construção deverá ser feita rigorosamente de acordo com o projeto aprovado. Toda e qualquer alteração que por necessidade deva ser introduzida no projeto ou nas especificações, visando melhorias, só será admitida com autorização do engenheiro.
Poderá a fiscalização paralisar os serviços ou mesmo mandar refaze-los, quando os mesmos não se apresentarem de acordo com as especificações, detalhes ou normas de boa técnica.
Nos projetos apresentados, entre as medidas tomadas em escala e medidas determinadas por cotas, prevalecerão sempre as últimas.
Deve também manter serviço ininterrupto de vigilância da obra até sua entrega definitiva, responsabilizando-se por quaisquer danos decorrentes da execução da mesma. É de sua responsabilidade manter atualizados, no canteiro de obras, Alvará, Certidões e Licenças, evitando interrupções por embargo, assim como ter um jogo completo, aprovado e atualizado dos projetos.
- SERVIÇOS TÉCNICOS
Para a determinação do tipo e dimensionamento das fundações, quando estas não tiverem sido determinadas no projeto, o construtor deverá executar sondagem a trado obedecendo orientação da Fiscalização. Este serviço deverá atender as Normas Técnicas da ABNT.
Todo material empregado na obra deverá receber aprovação da fiscalização antes de começar a ser utilizado. Deve permanecer no escritório uma amostra dos mesmos. No caso do construtor querer substituir materiais ou serviços que constam nesta especificação, deverá apresentar memorial descritivo, memorial justificativo para sua utilização e a composição orçamentária completa, que permita comparação com materiais e/ou serviços semelhantes, além de catálogos e informações complementares.
Os novos serviços e materiais serão submetidos a ensaios tecnológicos e testes. Os controles e ensaios tecnológicos citados anteriormente serão executados em conformidade com as Normas Brasileiras.
- INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS
Será implantado canteiro de obras dimensionado de acordo com o porte e necessidades da obra. O construtor executará a instalação do canteiro de obra e as instalações provisórias para fornecimento de água e energia elétrica, cabendo também a ele todas as providências necessárias para tal fim junto aos órgãos públicos e concessionárias.
- MÁQUINAS E FERRAMENTAS
Pelo construtor serão fornecidos todos os equipamentos e ferramentas adequadas de modo a garantir o bom desempenho da obra.
- LIMPEZA PERMANENTE DA OBRA
Caberá ao construtor manter o canteiro de serviços sempre organizado e limpo.
- SEGURANÇA E HIGIENE DOS OPERÁRIOS
A obra será suprida de todos os materiais e equipamentos necessários para garantir a segurança e higiene dos operários.
- INFRAESTRUTURA
- LIMPEZA DO TERRENO
Limpeza do terreno compreende os serviços de capina, roçada, destocamento, queima e remoção, de modo a deixar o terreno livre de raízes, tocos de árvores ou vegetação em geral, de maneira que não venha a prejudicar os trabalhos ou a própria obra, deve-se no entanto preservar as árvores existentes, e quando se situarem na área de construção, deverá ser consultada “a priori” a fiscalização.
- LOCAÇÃO DA OBRA
A locação da obra deverá ser feita rigorosamente de acordo com os projetos de urbanização e arquitetura. A cota do piso acabado do alpendre e área de serviço deverá ficar no mínimo 20 cm acima do ponto mais alto do terreno, ao longo do perímetro da projeção da cobertura. Para o caso do terreno ser terraplenado, deverá ser 20 cm acima do nível do patamar.
- TERRAPLENAGEM
Não haverá serviços de terraplanagem pois o terreno se encontra acima do nível da rua e é plano.
- FUNDAÇÕES
- SAPATAS E BALDRAME
As sapatas e o baldrame deverão ser executados conforme projeto estrutural
...