A Metrologia
Por: fermnblume • 28/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.340 Palavras (6 Páginas) • 189 Visualizações
1. Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medias as dimensões lineares internas, externas e também a profundidade de uma peça.
Basicamente consiste em uma régua com graduação, com um encosto fixo, sobre o qual desliza um cursor, apresentado a medida realizada.
1.1 Características construtivas
O paquímetro tem como características construtivas partes simples e extremamente versáteis. Encontramos hoje no mercado diversas marcas, modelos, tamanhos e capacidades. Usualmente, o mais encontrado é o de capacidade de medida de 150,00 mm e 0,5 mm de divisão de escala.
Para a construção de paquímetros é utilizado aço com coeficiente de dilatação com comportamento semelhante a maioria das peças.
Paquímetros pequenos podem ter, na parte traseira, uma lingueta que se move junto com o cursor e serve para medir profundidades.
1.2 Princípios de funcionamento
Alguns cuidados devem ser tomados no início da utilização de paquímetros, tais como: encostos limpos e posicionar a peça corretamente entre os encostos.
Também é importante abrir o paquímetro a uma distância maior que a peça, e fechar suavemente, não aplicando pressão na medição. Após feita a leitura, retirar a peça de modo em que os encostos não se toquem.
Nas medidas externas, a peça a ser medida deve ser colocada o mais profundamente possível entre os bicos de medição para evitar qualquer desgaste na ponta dos bicos.
Passos para utilização:
1º: Observar se o zero do nônio ultrapassou alguma polegada inteira. Se ultrapassou, sabe-se que tem mais de uma polegada.
2º: Verificar quantos traços na escala fixa o zero no nônio ultrapassou na escala principal. Se, por exemplo, o zero do nônio ultrapassou três traços(cada traço da escala principal vale 1/16″), significa que ultrapassou 3/16″.
3º: Identificar qual traço do nônio coincide com algum traço da escala principal. Se o quinto traço do nônio coincide com um traço da escala principal(cada traço do nônio equivale a 1/128″) significa 5/128″.
4º: Somar as medidas encontradas no nônio e na escala principal. Assim, 3/16″+5/128″(tem que tirar MMC, neste caso vai ser 128)=24/128″+5/128″=29/128″. Nesse exemplo, a medida é uma polegada e vinte e nove avós de polegada (1 29/128″).
1.3 Princípio de Nônio
Conhecido como nônio, esse dispositivo serve para verificarmos a leitura de uma fração da menor divisão da escala graduada. O nônio é uma escala pequena com diversas divisões de valores conhecidos, porém, diferentes da escala principal. A primeira divisão do nônio é 1/10 que a primeira divisão na escala principal, a segunda é 2/10 e assim sucessivamente.
Quando a escala é movida para a direita até que uma marca sua esteja junto com a escala principal, o número de décimos de divisões da escala que se deslocou é o número de divisões de nônio (contadas a partir da marca zero, até o nônio que coincidiu com a escala principal).
1.4 Tipos de uso
Paquímetro universal: utilizado em medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. É o mais utilizado.
Paquímetro universal com relógio: com um relógio acoplado, facilita as medições e agiliza a leitura.
Paquímetro com bico móvel: serve para medir peças cônicas ou com rebaixo de diâmetros diferentes.
Paquímetro de profundidade: utilizado para medir furos não vazados, rasgos, rebaixos. Pode apresentar haste simples ou com gancho.
Paquímetro duplo: utilizado para medir dentes de engrenagens.
Paquímetro digital: para leitura rápida. Muito utilizado para estudos estatísticos.
1.5 Aspectos operacionais
Para minimizar os possíveis erros de medição, deve-se posicionar a peça o mais próximo possível da escala de medida. Para medições internas, antes é necessário afrouxar a pressão de medição. Sempre evitar apertar os bicos sobre a peça.
Nunca deve-se medir uma peça que está em movimento, em um torno, por exemplo.
1.6 Leitura de medidas
Leitura no sistema métrico
A leitura realizada antes do zero do nônio é resultado da leitura dos milímetros. Em seguida, conta-se os traços do nônio até o ponto em que um deles coincida com o traço da escala fixa. Soma-se o número lido na escala fixa ao número lido no nônio.
Leitura no sistema milesimal
Cada polegada fixa, em um paquímetro de sistema inglês se divide em 40 partes iguais (0,025”) e cada nônio equivale a 25 divisões (0,001”). Conta-se as unidades à esquerda do nônio e soma-se os milésimos de polegada indicados pelo ponto em que um dos traços do nônio coincide com a escala principal.
2. Micrômetro
Utiliza-se o micrômetro para medir as dimensões como espessura, altura, largura e profundidade.
2.1 Características construtivas
• O arco é constituído de aço especial ou fundido, tratado termicamente para eliminar as tensões internas.
• O isolante térmico, fixado ao arco, evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento.
• O fuso micrométrico é construído de aço especial temperado e retificado para garantir exatidão do passo
...