A Monografia Biodiesel
Por: Taysa Seiffert • 18/8/2021 • Monografia • 5.863 Palavras (24 Páginas) • 195 Visualizações
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Química[pic 1][pic 2]
QI 242 – Química Inorgânica Teórica Turma A – Grupo 9
Trabalho de conclusão da disciplina
Biodiesel no Brasil: processos, situação atual e perspectivas
Claudio Vieira Neto Mariana Braga Prigioli Simão Pedro Assis Costa Taysa Albuquerque Seiffert
RA: 169261
RA: 202941
RA: 244296
RA: 224645
Campinas - SP
10 de janeiro de 2021
Conteúdo
- Introdução 2
- Aspectos ambientais 4
- Aspectos Econômicos 5
3.1 Mercado no Brasil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5
3.2 Mercado no Mundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
3.2.1 Na Europa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
3.2.2 Nos Estados Unidos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
- Aspectos Sociais 8
- Processo Produtivo 9
- Craqueamento 12
- Mecanismos reacionais 14
- Transesterificação 14
- Inovações tecnológicas 16
- Hidroesterificação 18
- Considerações finais 19
- Referências Bibliográficas 21
Introdução
Combustíveis são substâncias químicas que são queimadas a fim de produzir energia na forma de calor, que pode ser utilizado para mover turbinas e acionar motores, por exemplo. Os combustíveis estão presentes na humanidade há séculos e hoje são essenciais para as moderni- dades atuais. Eles podem ser renováveis (retirados de matérias primas que não fosseis, como a água, madeira e o etanol) e não-renováveis (produzidos a partir de matérias primas fósseis, como a gasolina feita com o petróleo)(Empresa de Pesquisa Energética, 2020).
O primeiro combustível utilizado pelo homem foi a madeira. O uso do fogo para satisfazer suas necessidades básicas de alimentação, iluminação e aquecimento tornou a madeira um ele- mento essencial para a sobrevivência. Isso foi imprescindível para o ser humano deixar de ser nômade e se tornar capaz de, com o tempo, se organizar em sociedade.
Com o avanço da matemática, ciência e engenharia, novos combustíveis foram sendo es- tudados e criados para atender as novas necessidades do homem. A Revolução Industrial foi uma época de grande importância para esses avanços, pois o maquinário das fábricas requeria grandes quantidades de energia durante muito tempo. Foi durante esse século que começou a exploração de combustíveis de origem fóssil. Primeiramente, o carvão mineral se tornou o combustível mais utilizado. Ele é composto de matéria orgânica (troncos, folhas, raízes de ár- vores) de milhares de anos atrás que, por conta da pressão e temperatura, se transformou no carvão, formando jazidas. Até 1961, o carvão era o combustível mais utilizado mundialmente, superado apenas pelo petróleo.
Em 1859, o petróleo foi descoberto no subsolo. Trata-se também de outra substância de origem fóssil, formada pela matéria orgânica dos oceanos de milhares de anos atrás que sofreu mudanças por conta da temperatura e da pressão. Logo começaram estudos sobre suas propri- edades, e diversos tipos de combustíveis foram surgindo, como a querosene, a gasolina e o gás natural (FARIAS; SELLITTO, 2011). Esses combustíveis (e outras substâncias de interesse) são obtidos pelo processo de destilação fracionada, como representado na Figura 1.
[pic 3]
Figura 1: Processo de tratamento do petróleo. Fonte: Empresa de Pesquisa Energética (2020).
Entretanto, a demanda por combustíveis fósseis cresceu significativamente nas últimas déca- das. Junto dela, houve um aumento da consciência ambiental e da procura por fontes renováveis de combustível. Além disso, a crise do petróleo na década de 1970 impulsionou ainda mais tais pesquisas. Atualmente, existem diversas alternativas que podem substituir os derivados de pe- tróleo, como o etanol, o biogás e o biodiesel, fonte de análise desta monografia.
No Brasil, o sucesso da produção e venda do etanol como biocombustível aumentou as pes- quisas por outra fonte renovável, com um enfoque especial nas propriedades dos óleos vegetais. Tais propriedades (entre elas a baixa volatilidade, a alta viscosidade e o caráter poliinsatu- rado) podem trazer problemas com o uso direto em motores, como a combustão incompleta do combustível. Foi então proposto uma reação de transesterificação dos óleos vegetais, a fim de melhorar seu rendimento (aumentando sua volatilidade e diminuindo sua viscosidade), surgindo então o biodiesel. O biodiesel é um substituto direto do diesel (derivado do petróleo). Sua pro- dução gera também como subproduto o glicerol, substância que é reutilizada em diversas áreas, o que aumenta o caráter sustentável desse combustível (MARTINS, 2008).
...