A Organização do Trabalho
Por: julianasoriano • 20/4/2021 • Resenha • 525 Palavras (3 Páginas) • 204 Visualizações
Organização do Trabalho – AARE
A abordagem clássica da administração e a Organização do Trabalho
1. Qual a relação da administração da produção com a OT?
→ A administração da produção é a ciência que possui o papel de agrupar de forma mais satisfatória, os recursos para produzir bens e serviços que atendam concomitantemente as necessidades dos consumidores e os objetivos organizacionais.
2. De acordo com o texto, 2 acontecimentos afetaram o início da administração da produção. Explique como ocorreu esta influência.
→ Os dois acontecimentos foram, a Revolução Industrial e a Administração Científica. A Revolução Industrial, provocou a mudança da manufatura para a produção fabril, principalmente pela utilização do vapor como principal fonte energética, inaugurando a era das grandes indústrias. A Administração Científica, também conhecida como Taylorismo, caracteriza-se principalmente pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Com o crescimento desordenado, os recursos eram mal aproveitados e desorganizados, gerando uma necessidade de aumento da eficiência para o crescimento das organizações. Dessa maneira, a necessidade de solucionar os problemas que ocorriam na época instigaram o estudo e o consequente surgimento de teorias e práticas, tanto no setor administrativo como em outras áreas.
3. Na abordagem de Taylor, qual a importância do aprofundamento da análise da tarefa?
→ A análise de tarefa deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos. O objetivo inicial estava voltado para a eliminação dos desperdícios nas indústrias, visando alcançar maior produtividade e, com melhores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados. A análise das tarefas de cada operário, decompôs os movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Dessa forma, chegando à conclusão de que o operário médio produzia potencialmente muito menos do que era capaz, com o equipamento disponível.
4. Em que momento da administração científica surge a OT?
→ A administração científica surge em OT a partir da conclusão de que a baixa produtividade do trabalho decorre não apenas do operário, mas também de um sistema defeituoso de administração, aos métodos ineficientes de organização e falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho. Todo este esforço acabou por dar origem à ciência da Organização do trabalho evidenciando a sua importância para o desenvolvimento organizacional desde o início da história da administração.
5. Quais foram as principais contribuições da Teoria clássica para a ciência de gerenciamento?
→ Uma das maiores contribuições foi a de considerar a administração como uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle (POCCC), estabelecendo assim o conceito de processo administrativo para evidenciar o conjunto de ações que devem ser realizadas pelos administradores.
6. Descreva as principais relações e contribuições da abordagem clássica da administração para a OT?
...