A Organização do Trabalho
Por: Thayrian Bettcher • 17/8/2019 • Exam • 461 Palavras (2 Páginas) • 127 Visualizações
Aluna: Thayrian Evelyn Mozer Bettcher Matrícula: 18117160159
Polo: Itaperuna Data: 03/03/2019
AD1 – Organização do Trabalho
As Quatro Revoluções Industriais
A primeira Revolução Industrial surgiu no século XVIII e foi marcado pela invenção do motor a vapor e ferrovias. A queima do carvão com o objetivo de transformar energia térmica em energia mecânica foi liderada pela Inglaterra, considerada o berço da Revolução Industrial. E o grande impacto desta revolução nas organizações foi a substituição dos processos manuais e o uso de animais para gerar força, pelas máquinas movidas a vapor.
A segunda Revolução Industrial aconteceu entre os séculos XIX e XX, nos Estados Unidos, e foi marcada pela eletricidade e sua aplicação em bens de consumo e eletrodomésticos, pela linha de montagem e a produção em massa. Henry Ford é o principal ícone desta revolução pois possibilitou a produção em larga escala de produtos de uma forma rápida e barata.
A terceira Revolução Industrial aconteceu no final do século XX e também foi liderada pelos EUA, ao final da segunda Guerra Mundial. Foi marcada pelo avanço da tecnologia de informação e a própria informática, o uso de computadores e mais tarde o acesso à internet. Novas fontes de energia também surgiram e houve um grande impacto nas organizações com a ampliação dos direitos trabalhistas.
Hoje estamos vivendo a quarta Revolução Industrial, ou como alguns a chamam, revolução do conhecimento e da comunicação. Sobreviverão as organizações que tiverem conhecimento diferenciado, conhecimento de marketing, logística, administração e demais áreas funcionais. Além disso, tudo deve comunicar de forma simples, objetiva e sem excesso, pois este excesso pode ser o erro. Profissionais da mesma forma devem ter amplo conhecimento, ser bom não basta mais, tem que ser diferente, tem que agregar conhecimento à estrutura da organização.
A quarta Revolução também é conhecida pelo surgimento da nano tecnologia e pelo avanço da Inteligência Artificial A inteligência artificial permite não apenas a realização de uma atividade, mas permite que os softwares façam correlações entre fatos e aprendam novos conhecimentos. Teremos uma nova geração de máquinas que pensam e que poderão atuar em setores diversos como saúde, agricultura, serviços e construção.
Referência Bibliográfica:
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/tecnologia-o-que-e-a-4-revolucao-industrial.htm
https://coggle.it/diagram/WfGyFO1FsAABVNdV/t/as-4-revolu%C3%A7%C3%B5es-industriais
HOBSBAWM, Eric John Earnest. A Era das Revoluções: Europa 1789-1848. 19. ed. tradução: Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. São Paulo: Paz e Terra S/A, 2005.
...