A Pesca Amazônia
Por: Octavio Matos • 26/8/2021 • Trabalho acadêmico • 582 Palavras (3 Páginas) • 95 Visualizações
Resumo
A pesquisa foi realizada nas feiras [a]do município de Parintins através de observação in loco[b]. Foram identificadas 45 denominações de nomes comuns correspondendo a 52 espécies classificadas[c] em dezesseis famílias e cinco ordens (Tabela 1 em anexo)[d]. A Ordem Characiformes (“peixes de escama” [e]como tambaqui, pacu, branquinha, jaraqui e outros)[f] é[g] a mais abundante com 20 espécies;[h] seguida da Ordem Siluriformes (“peixes lisos” [i]como o mandubé, cara de gato, mapará, surubim e outros) [j]com 15 espécies; da[k] Ordem Perciformes ("peixes sedentários" [l]como o tucunaré, cará e a pescada)[m] com 14 espécies; da[n] Ordem Osteoglossiformes com duas espécies Osteoglossum bicirrhosum[o] (aruanã) e Arapaima gigas (pirarucu) e da Ordem Clupeiformes que apresentou uma espécie Pellona castelnaeana (apapá amarelo). Da análise dos dados[p], verificou-se que as[q] espécies Colossoma macropomum (tambaqui)[r], Cichla monoculus (tucunaré) e Semaprochilodus spp. (jaraquis)[s] foram as espécies mais destacadas na comercialização e juntas somam um total 59% de toda produção pesqueira[t][u]. Observa-se também que Prochilodus nigricans (curimatã), Mylossoma spp. (pacus), Liposarcus pardalis[v] (bodó) somam 35% de pescado comercializado, havendo ainda destaque para as espécies Potamorhina spp. (branquinha), Psectrogaster amazônica (branquinha) e Piaractus brachypomus [w](pirapitinga) que representam juntas 6% do pescado mais vendidos (Gráfico 1)[x]. Durante a realização da pesquisa, foi possível verificar que a quantidade em quilos de pescado comercializado nas duas principais feiras[y] Parintins variou bastante entre os meses, sendo registrado menor produção no começo da vazante nos meses de agosto e setembro de 2019. A maior produção de pescado como se pode observar no Gráfico 2[z], foi registrada durante o início da cheia no mês de janeiro com total de 6.063,50kg, e durante os meses de abril e maio[aa] chegando a um total de 6,234,00kg de pescado, nos períodos onde rio registrava em média 7,2 e 8,00[ab] cm. Estes dados podem auxiliar trabalhos futuros sobre a dinâmica dos recursos pesqueiros[ac]
[a]Quais feiras??
[b]Quantas vezes por semana?
[c]Foram identificadas 52 espécies distribuídos em 5 ordens e dezesseis famílias.
[d]Tirar isso
[e]Tirar isso
[f]Colocar pelo menos as 5 principais antes de colocar entre outros.
[g]FOI (verbo ir no pretérito)– já foi feito o trabalho, tomar cuidado com os verbos utilizados
[h]Usa-se vírgula
[i]Tirar isso
[j]5 principais e depois outros.
[k]ERRADO, não precisa esse da
[l]Tirar isso
[m]5 principais, se não tiver 5 bota as que tem.
[n]Mesma coisa do comentário anterior, só usa a vírgula, dá para se entender que estão na sequência.
[o]Regrinha básica para quem faz estudos com espécies seja qual for, todo nome científico é em itálico!
[p]Que análise??
[q]As espécies tal tal tal foram as mais comercializadas nas feiras...
[r]Estranho! Tambaqui sendo o principal pescado desembarcado, é da pesca comercial ou de cativeiro??, tambaqui historicamente é uma espécie sobreexplotada, há até defeso para ela, e a mesma foi a mais desembarcada??. Verificar isso.
[s]Se foram várias feiras, essas foram as mesmas espécies mais comercializadas em todas as feiras?
[t]PRODUÇÃO É UMA COISA, O QUE É COMERCIALIZADO É OUTRA, a produção desembarcada não vai somente para as feiras, tem outros destinos. Para saber a produção pesqueiras tem que fazer coleta de dados no terminal pesqueiro do município, e ainda é algo hipotético, que há produção que desembarca diretamente nas comunidades e em frigoríficos.
[u]Do total comercializado
[v]Não se usa mais esse nome
[w]Foram desembarcadas 52 espécies e somente 9 correspondem a 100% das espécies comercializadas, bom essas 52 espécies foram encontradas nas feiras ou desembarcadas no terminal pesqueiro ?? me tira essa dúvida
[x]tira
[y]Aqui já diz 2, têm que ir la pro início.
[z]tira
[aa]que período é esse??
[ab]Beleza, mas que período?? ENCHENTE, CHEIA, VAZANTE OU SECA? Faz essa pergunta para ver se a aluna está bem consciente do assunto.
[ac]Esperava mais dessa conclusão! melhorar isso.
...