PESCA ESPORTIVA NO MUNICÍPIO DE AMAPÁ: UMA PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE
Trabalho Escolar: PESCA ESPORTIVA NO MUNICÍPIO DE AMAPÁ: UMA PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: diolenosilva • 23/9/2014 • 2.203 Palavras (9 Páginas) • 465 Visualizações
PESCA ESPORTIVA NO MUNICÍPIO DE AMAPÁ: UMA PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, a fim de se desenvolver nos âmbitos econômicos, tecnológico e social, o Homem empregou ações cada vez mais violentas sobre o meio em que vive. Países, estados e continentes inteiros construíram suas riquezas sobre investidas ao meio em que vive, retirando deste a matéria-prima para seus produtos.
As promessas relacionadas à industrialização e ao “Desenvolvimento” do Terceiro Mundo através do avanço da ciência e tecnologia, a fim de se erradicar a pobreza e direcionar as cidades rumo ao progresso, mostram-se no mínimo questionáveis e demandam novos planejamentos e uma nova maneira de pensar e agir.
As transformações em relação à renda e o estilo de vida têm sido os impactos mais descritos pelos pesquisadores no que tange as mudanças sociais.
Assim, a todo momento a sociedade se vê na incumbência de procurar novos modelos e formas de se desenvolver segundo suas características naturais possíveis.
OBJETIVO
Evidenciar o potencial pesqueiro do Estado do Amapá;
Caracterizar a Pesca lacustre Estadual;
Propor um projeto sustentável;
METODOLOGIA
TIPO DE ESTUDO
Levantamento bibliográfico sobre o tema.
Parte-se do princípio de que é preciso conhecer as práticas existentes de caráter sustentável em outras cidades e as questões-chaves que as envolvem, para uma implantação de uma proposta eficiente.
LOCAL/CONTEXTO
O presente estudo tem como base dados relativos a Pesca Artesanal Lacustre, mas precisamente relativas ao município de Amapá.
FONTES DE INFORMAÇÃO
Publicação oficial do poder público regional e literatura referente o tema.
A PESCA – UM POUCO DA HISTÓRIA
A pesca sempre esteve na história do homem, fazendo parte de sua cultura, desde o início dos tempos. Sendo um símbolo para os cristãos, está escrito na bíblia; é uma fonte de alimento e modo de vida.
Figura I – Breve Histórico Da Pesca No Mundo
Para muitas comunidades antigas e principalmente para os pescadores (aquele que pratica o ato de capturar os seres aquáticos), que dizem que a lua tem grande influencia na pesca e em cada uma de suas fases, atua de forma em favorecendo ou não durante a pescaria.
O significado da pesca diz que é a extração de organismos aquáticos, que tem vários fins para a humanidade, como: fonte alimento, recreação (pesca esportiva que hoje é um modo de vida), para ornamentação (captura de peixes ornamentais utilizados em aquários), fins industriais – servirem para o fabrico de alimento para outros animais de criação e de produção de substâncias com interesse para a saúde (produção de óleo de fígado de peixe e ou ômega 3).
Para o mundo científico ou para aqueles que atual no mercado industrial pesqueiro a pesca é o próprio ato de capturar os peixes ou de criar – a pescaria é o conjunto do ecossistema e de todos os meios que nele atuam (barcos e artes de pesca que servem para capturar uma espécie ou um grupo).
ESTADO DO AMAPÁ: CARACTERISTICAS E POTENCIALIDADES
O Estado do Amapá possui uma localização geográfica privilegiada, se encontra no extremo norte do Brasil, banhado com o rio Amazonas e o Oceano Atlântico, os quais influenciam os pesqueiros.
O cultivo de peixes no estado do Amapá tem uma produção estimada em mil toneladas por ano, sendo que o tambaqui corresponde por quase 65% do total desta produção.
Com um grande potencial econômico ainda a ser explorado, o Amapá mesmo sendo tão jovem estado, tem muito caminho pela frente para atrair sua sustentação econômica. No setor pesqueiro, o estado apresenta vários rios, lagos e um litoral marítimo repleto por uma variedade de peixes e outros animais aquáticos. Mesmo que haja incentivo no setor pesqueiro dentro do estado, economicamente sua viabilidade ainda é fraca, pois este mercado é absorvido pelos produtos de outros estados e ou países. Os municípios dentro do estado com grande atividade que mostra potencialidade econômica pesqueira: Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho.
Para consolidar a piscicultura dentro do Estado, como negócio sustentável e rentável é preciso investir em boas práticas de manejo, desde a produção de alevinos, alimentação, construção de tanques e monitoramento da qualidade da água (EMBRAPA, AP).
A Amazônia pode se tornar o maior pólo de pesca esportiva, mudar o perfil do turismo nele praticado. O Estado tem o peixe mais esportivo do mundo: a pirapema – típico de água salgada; além de outros que tem grande abundância nos rios Cunani, Calçoene E Araguari.
Para consolida a piscicultura como prática de um negócio sustentável, é preciso investir em boas práticas de manejo; desde a produção de alevinos, alimentação, construção de tanques águas e monitoramento da qualidade da água.
A atividade extrativista pesqueira tradicional no Amapá, de natureza fundamental artesanal, é pouco competitiva com a prática na costa amapaense. Favorecendo a concorrência de diversas espécies de peixes e crustáceos, os quais constituem recursos naturais de grande importância para a pesca artesanal e industrial no litoral norte-atlântico.
A pesca artesanal no estado do Amapá projeta uma renda média mensal para os pescadores abaixo do salário mínimo consoante à produção apresentada e mais a condição de periculosidade no mar. Mas tem um potencial como atividade socioeconômica muito lucrativa, porém, a base de desenvolvimento para o setor é sem dúvida a melhoria da infraestrutura. É preciso investimentos em frota pesqueira, modernização e construção de portos de desembarque adequados, para o escoamento da produção do estado do Amapá e conhecimento confiável da estatística de desembarque de todo pescado. De posse dessas informações poderiam ser elaboradas políticas adequadas para a pesca artesanal.
Os fatores ambientais favoráveis tais como clima, água, temperatura, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento desta
...