A Plataforma Elevatória de Cargas
Por: Luiz Jurno • 4/4/2015 • Trabalho acadêmico • 798 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Luiz Henrique Jurno da Silva
Plataforma Elevatória de Cargas
Santos
2015
Sumário
1. Objetivo
2. Introdução
2.1. Princípio de Pascal
2.2. Elevador Hidráulico
3. Desenvolvimento Experimental
3.1. Projeto
4. Conclusão
5. Referências bibliográficas
1. Objetivo
Este relatório tem como objetivo demonstrar forma simples e clara o funcionamento de um elevador de cargas hidráulico de três (3) estágios/níveis utilizado para elevação de cargas entre os mesmos. Tem como objetivo também demonstrar o funcionamento e o esquema hidráulico de um elevador de carga.
2. Introdução
2.1. Princípio de Pascal
O principio de Pascal foi enunciado pelo famoso físico e matemático Blaise Pascal, onde por meio de experimentos com líquidos constatou que o aumento de pressão em um ponto do líquido é igual ao aumento provocado em outro ponto. Este é um princípio muito importante, pois explica o funcionamento das maquinas hidráulicas.
2.2. Elevador Hidráulico
O elevador hidráulico é uma importante aplicação do Princípio de Pascal, onde a pressão exercida em um ponto de um liquido se propaga igualmente para todos os outros pontos do líquido, é muito utilizado nos postos de gasolina para levantar automóveis e carros para reparos.
O elevador hidráulico funciona através deste princípio, transmitindo a pressão exercida sobre uma de suas colunas a todos os pontos do elevador e o resultado final é que se aplica uma força menor do que realmente necessária para se elevar um objeto.
[pic 1]
Figura 1. Esquema de funcionamento de um elevador de carga. http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/mec34_1.gif
A pressão exercida sobre a coluna mais estreita do elevador é transmitida a todos os pontos do fluído. Essa pressão transmitida até o outro extremo, cuja coluna tem sua seção maior que a outra. Sendo assim se essa coluna for usada como a coluna do elevador deverá ser maior que a força aplicada na primeira coluna. Isto é, a pressão é igual à força exercida dividida pela sua área, como mostrado abaixo.
[pic 2]
Onde, F é a força que age sobre a área de seção reta da coluna de fluido que acomoda a base da coluna do elevador hidráulico. Assim caso a área da coluna do elevador seja triplicada, a força também será, devido à pressão em ambas as colunas ser a mesma.
3. Desenvolvimento Experimental
3.1. Projeto
Devemos elaborar um esquema hidráulico para o elevador onde deveremos transportar grandes cargas entre os pontos A, B e C.
[pic 3]
Figura 2. Representação do Elevador.
Nesse esquema devemos escolher uma válvula que consiga acionar este elevador de forma que ele opere em três níveis de altura, sendo assim o esquema ficaria da seguinte maneira.
[pic 4]
Figura 3. Esquema Hidráulico do Elevador de Carga.
Nesse esquema utilizamos uma válvula tipo 4/3 (quatro vias com centro aberto para o tanque), pois esta válvula nos permite ter três posições de altura e também permite que o elevador possa se manter fixo em uma posição. Utilizando um botão de acionamento mecânico para o controle de altura e assim podemos movimentar até onde necessitamos.
Dessa maneira se o pistão estiver totalmente aberto, ou seja, na posição A, temos que o fluido pressionado irá passar pela saída A até a válvula de retenção com mola, que serve para os fluidos escoarem em uma direção, mas fecha-se automaticamente para evitar o contra fluxo, abrindo assim totalmente o pistão e retornando sem passar pela válvula de retenção para o tanque.
...