A Produção de Letreiros
Por: Alexandre Rodrigues • 14/6/2016 • Artigo • 3.333 Palavras (14 Páginas) • 363 Visualizações
PRODUÇÃO DE LETREIROS: COMPARATIVO ENTRE O AÇO INOX E CHAPA GALVANIZADA
Alexandre Rodrigues (Faculdades Integradas de Cataguases – Fic/Unis) alexandrerodrigueskta@gmail.com
Brenda Timóteo (Faculdades Integradas de Cataguases – Fic/Unis) brendamenezes05@hotmail.com
Lavínia Montini (Faculdades Integradas de Cataguases – Fic/Unis) laviniamontini@hotmail.com
Resumo
O aço é fundamental dentre os principais quesitos para o desenvolvimento da sociedade. O foco deste artigo é equiparar as etapas de produção de letreiros, a partir do aço inoxidável e da chapa galvanizada. O seguinte trabalho foi elaborado através de pesquisas bibliográficas com a finalidade de desenvolver o tema abordado. Foi realizada uma visita técnica na empresa objeto de estudo para compreender o processo, desde a matéria prima até o produto final, apontando suas principais variáveis. Logo, verificou-se que os letreiros de chapa galvanizada têm uma maior demanda nesta empresa.
Palavras-Chaves: (Letreiros. Aço inoxidável. Chapa galvanizada. Comparativo.)
1. Introdução
Com o desenvolvimento da sociedade, o aço se tornou indispensável no mundo. Seu consumo cresce de acordo com a construção de novos edifícios, realização de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de peças, ferramentas, entre outros. (AÇO BRASIL, 2015).
De acordo com a ABM, Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (2008), na tecnologia moderna, os metais têm grande relevância devido, em grande parte, à relativa desenvoltura com que eles podem ser processados, com a intenção de atingir a forma pretendida, com propriedades monitoradas e a um custo semelhante à sua utilidade.
Segundo Silva (2011), o aço é o metal mais utilizado pela indústria, sendo obtido principalmente a partir da hematita (Fe2O3), que possui aproximadamente 70% de ferro e 30% de oxigênio. Na siderurgia, o minério de ferro sofre redução de seus óxidos, através de redutores, sendo na maior parte por combustíveis carbonosos.
Conforme a Aço Brasil (2015), o Brasil possui 29 usinas siderúrgicas em atividade, com produção de 33,9 milhões de toneladas de aço bruto em 2014, dando ao país o posto de 14º exportador mundial de aço e 9ª posição no ranking mundial de produção. Os principais setores que utilizam o aço como matéria prima são a construção civil, automotiva, máquinas agrícolas e utilidades domésticas e comerciais.
Apesar de o tema ser de grande importância, o processo não é muito conhecido, o que motivou a escolha do mesmo, sendo baseado em um princípio de comparação. Outro fator foi a disponibilidade de acesso à empresa analisada.
A proposta deste trabalho é fazer um estudo comparativo entre o processo produtivo de letreiros de aço inoxidável e de chapa galvanizada, bem como suas abrangências.
Com relação ao assunto proposto, supõe-se que o processo produtivo de letreiros de aço inoxidável e de chapa galvanizada é semelhante. Porém, é importante destacar que letreiros de chapa galvanizada possuem diferenciais, que são o seu menor preço no mercado e sua versatilidade à personalização. Diante disto, presume-se que ele tenha uma maior demanda.
O seguinte estudo tem como objetivo retratar a relevância do aço, o procedimento de laminação realizado e discernir qual tipo de tratamento é feito, inoxidável ou galvanizado. Pretende-se, também, explicar o funcionamento da máquina de corte, descrevendo o processo, e elucidar a operação de dobramento. Além disso, será esclarecido o conceito de soldagem, enfatizando a solda branca e o de usinagem, abrangendo a limagem e o serramento. Propõe- se, ainda, demonstrar as etapas do processo de fabricação de letreiros, fazendo um comparativo entre o aço inoxidável e a chapa galvanizada, ressaltando a utilização e a demanda de ambos.
2. Materiais e métodos
Para o presente trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, através de livros, revistas, artigos, sites acadêmicos e especializados, no período de Agosto a Outubro de 2015, tendo como objeto de estudo uma empresa, fabricante de letreiros, renomada da Zona da Mata Mineira. Foi feita uma visita técnica ao estabelecimento para o acompanhamento da fabricação dos letreiros, no dia 24 de Outubro de 2015. Por impossibilidade de fornecimento dos dados comerciais e pessoais da empresa, não foi possível a realização de uma pesquisa quantitativa. Sendo assim, a mesma foi baseada em fatores qualitativos.
2.1 Empresa objeto de estudo
A empresa usada como objeto de estudo possui mais de 35 anos de experiência dedicados à metalurgia. Localizada na cidade de Cataguases, Zona da Mata Mineira, tem como principal atividade a fabricação de letreiros, números e logotipos utilizando aço inoxidável e chapa de galvanizada como principais matérias primas. Contando com uma equipe de 23 funcionários, a empresa atende não só a cidade onde está situada, como também outros estados brasileiros, satisfazendo as exigências dos clientes em relação à qualidade de seus produtos. A maior parte de seu mercado consumidor é constituída de cidades não litorâneas, possuindo uma maior demanda de letreiros de chapa galvanizada.
2.2 Laminação
Segundo a ABAL, Associação Brasileira do Alumínio (2015), laminação é um processo de conformação mecânica, a quente ou a frio, com o propósito de diminuir o segmento transversal do metal por compressão, através do deslocamento do mesmo entre dois cilindros girantes de ferro fundido ou aço.
Conforme Regone (2001), o processo a quente é utilizado, usualmente, para operações de desbaste. Por ser executada em altas temperaturas, a laminação a quente requer menores forças. Já que, quando aquecido, o material tem uma perda de resistência e também pela sua tendência de recristalização a altas temperaturas, contendo o avanço da resistência pela deformação. Após este processo, o material é resfriado, determinando suas propriedades mecânicas e sua microestrutura.
Segundo Oliveira (2009), o processo a frio tem a finalidade de produzir tiras e folhas com um acabamento eficaz e impecável controle dimensional. O encruamento, oriundo da redução a frio, pode ser empregado para conferir maior resistência ao produto acabado. Ela ocorre a temperaturas inferiores às de recristalização do produto. Os materiais de partida, geralmente, são provenientes de bobinas a quente decapadas.
2.3 Aço inoxidável
Segundo a ABINOX, Associação Brasileira do Aço Inox (2015), é denominado aço inoxidável os aços da família resistente à corrosão e ao calor, contendo no mínimo 10,5% de cromo, com composição química balanceada para ter uma melhor resistência à corrosão.
...