A Prova Geoprocessamento
Por: Aline Pricila Jährig • 19/11/2018 • Exam • 1.559 Palavras (7 Páginas) • 281 Visualizações
Prova geoprocessamento
1 – conceitue SIG com base nas suas funcionalidades e de exemplos de suas aplicações. Quais as componentes fundamentais de um SIG. Cite 5 “softwares” SIG.
R.: Um SIG é um sistema constituído por hardware, software e procedimentos, construído para suportar a captura, gestão, manipulação, análise, modelação e visualização de informação referenciada no espaço, com o objetivo de resolver problemas complexos de planejamento e gestão que envolvem a realização de operações espaciais.
Exemplo de aplicações: Sistemas cadastrais (área socioeconômica), gestão de bacias hidrográficas (área ambiental), gestão do trânsito (área de gestão de cidades), uso e ocupação do solo, censos, serviços públicos (redes de fluxo –água, esgoto, etc-, redes de cabos –eletricidade, TV a cabo, etc.), navegação, entre outras.
Componentes de um SIG: Recursos humanos, dados, métodos, equipamentos e programas computacionais.
Softwares SIG: Spring, Arcgis, Idrisi killimanjaro, TransCAD, QGIS
2 – Enumere fonte de dados disponíveis para implementação de um SIG. Cite 4 links úteis na aquisição de uma base cartográfica básica.
R.: IBGE, Ciram/Epagri, SDS/SIGSC, INPE.
3 – Como são classificados os dados e qual estrutura de armazenamento dos dados (formato/modelo) em um SIG.
R.: Os dados podem ser classificados em três categorias: dados convencionais - atributos alfanuméricos usados para descrever os objetos (ex.: nome e população de uma cidade); dados espaciais - descrevem a geometria, a localização e os relacionamentos topológicos dos objetos geográficos; e dados pictóricos - atributos que armazenam imagens (ex.: fotografia de uma cidade).
Existem dois modelos de armazenamento dos dados em um SIG. O modelo matricial, a área em questão é dividida em uma grade de células. A posição da célula é definida de acordo com a linha e a coluna onde está localizada. Cada célula contém um valor que corresponde ao tipo de entidade que é encontrada naquela posição. Normalmente, uma área é representada através de diferentes camadas (mapas temáticos), onde as células de uma camada armazenam os valores associados a uma única variável ou tema (ex.: tipo de solo, hidrologia, relevo, etc). O espaço é todo coberto, uma vez que cada localização na área de estudo corresponde a uma célula na imagem matricial. No modelo vetorial, as entidades do mundo real são representadas como pontos, linhas e polígonos. A posição de cada objeto é definida por sua localização no espaço, de acordo com algum sistema de coordenadas. Objetos vetoriais não preenchem todo o espaço.
4 – Quais são as 3 etapas básicas do processamento digital de imagem orbitais, e quais as principais técnicas dentro de cada uma delas.[pic 1]
R.:
5 - Assinale V p/ verdadeiro e F p/ falso:
( F ) O processo de correção geométrica de imagem elimina as distorções sistemáticas introduzidas na etapa de aquisição das imagens pelas estações receptoras
( V ) A correção geométrica de imagens no SPRING é feita através da operação de registro ou geocodificação.
( V ) O registro de uma imagem compreende uma correção geométrica que relaciona coordenadas de imagem (linha/coluna) com coordenadas de um sistema de referência.
( F ) A leitura de imagem para operação de registro no SPRING é feita por meio do módulo IPLOT.
( F ) A determinação dos parâmetros de transformação polinomial selecionada é feita através de resolução de um sistema de diferenciais e integrais.
( V ) Durante a operação de registro , as transformações polinomiais são feitas através dos pontos de controle via tela do teclado ou mesa digitalizadora.
( F ) A restauração é uma técnica de correção geométrica cujo objetivo é corrigir as distorções inseridas pelo senso óptico no processo de geração das imagens digitais.
( F ) A filtragem permite saber qual valor do nível de cinza de um determinado pixel e seus vizinhos.
( V ) A análise do nível de cinza de uma banda é útil para trabalhos que envolvam estudo do comportamento espectral dos alvos , nas várias bandas dos satélites de sensoriamento remoto
( V ) Geralmente os pixels com ruídos aparecem como pontos, com níveis de cinza bem diferente da vizinhança escuros (preto) ou saturados (branco).
( V ) No processo de eliminação de ruídos no SPRING, o algorítmico usa dois limiares: Limiar inferior e Limiar Superior
( F ) A manipulação do contraste consiste numa transferência radiométrica em cada “pixel” , com o objetivo de aumentar a resolução espacial da imagem gerada pelo sensor.
( V ) O histograma de uma imagem descreve a distribuição estatística dos níveis de cinza em termos de números de amostra (pixel).
( V ) Dentro da função de contraste duas operações comum de manipulação são a linear e a equalização de histogramas.
( F ) As técnicas de filtragem são transformações da imagem “pixel” a “pixel” que não dependem do valor dos níveis de cinza dos “pixels” vizinhos, na imagem original.
( V ) Os principais tipos de filtros utilizados são o passa baixa, passa alta e o de realce de imagem.
( V ) A classificação de imagens digitais de sensores remotos pode ser feita através de método de análise, por pixel ou por regiões.
( F ) Os principais algoritmos classificadores de imagens de satélites multiespectrais são o mínimo máximo quadrada, logaritmo e o negativo.
( V ) Um modelo numérico de terreno (MNT) é uma representação matemática da distribuição espacial de determinada característica.
( F ) No SPRING a geração de carta/imagens é realizada pelo módulo MAPVIEW.
Quais são as 3 etapas básicas do processamento digital de imagem orbitais, e quais as principais técnicas dentro de cada uma delas. [pic 2] | |||
Quais as componentes fundamentais de um SIG: Recursos humanos, dados, métodos, equipamentos e programas computacionais. | Qual estrutura de armazenamento dos dados (formato/modelo) em um SIG: Existem dois modelos de armazenamento dos dados em um SIG. O modelo matricial e o modelo vetorial. | ( V ) Os principais tipos de filtros utilizados são o passa baixa, passa alta e o de realce de imagem. ( V ) A classificação de imagens digitais de sensores remotos pode ser feita através de método de análise, por pixel ou por regiões. | ( F ) A leitura de imagem para operação de registro no SPRING é feita por meio do módulo IPLOT. ( F ) A determinação dos parâmetros de transformação polinomial selecionada é feita através de resolução de um sistema de diferenciais e integrais. ( V ) Durante a operação de registro , as transformações polinomiais são feitas através dos pontos de controle via tela do teclado ou mesa digitalizadora. |
Cite 5 “softwares” SIG: Spring, Arcgis, Idrisi killimanjaro, TransCAD, QGIS | Cite 4 links úteis na aquisição de uma base cartográfica básica: IBGE, Ciram/Epagri, SDS/SIGSC, INPE. | ( F ) Os principais algoritmos classificadores de imagens de satélites multiespectrais são o mínimo máximo quadrada, logaritmo e o negativo. ( V ) Um modelo numérico de terreno (MNT) é uma representação matemática da distribuição espacial de determinada característica. ( F ) No SPRING a geração de carta/imagens é realizada pelo módulo MAPVIEW. | |
( F ) O processo de correção geométrica de imagem elimina as distorções sistemáticas introduzidas na etapa de aquisição das imagens pelas estações receptoras ( V ) A correção geométrica de imagens no SPRING é feita através da operação de registro ou geocodificação. ( V ) O registro de uma imagem compreende uma correção geométrica que relaciona coordenadas de imagem (linha/coluna) com coordenadas de um sistema de referência. | ( F ) A restauração é uma técnica de correção geométrica cujo objetivo é corrigir as distorções inseridas pelo senso óptico no processo de geração das imagens digitais. ( F ) A filtragem permite saber qual valor do nível de cinza de um determinado pixel e seus vizinhos. ( V ) A análise do nível de cinza de uma banda é útil para trabalhos que envolvam estudo do comportamento espectral dos alvos , nas várias bandas dos satélites de sensoriamento remoto | ||
( V ) Geralmente os pixels com ruídos aparecem como pontos, com níveis de cinza bem diferente da vizinhança escuros (preto) ou saturados (branco). ( V ) No processo de eliminação de ruídos no SPRING, o algorítmico usa dois limiares: Limiar inferior e Limiar Superior ( F ) A manipulação do contraste consiste numa transferência radiométrica em cada “pixel” , com o objetivo de aumentar a resolução espacial da imagem gerada pelo sensor. | ( V ) O histograma de uma imagem descreve a distribuição estatística dos níveis de cinza em termos de números de amostra (pixel). ( V ) Dentro da função de contraste duas operações comum de manipulação são a linear e a equalização de histogramas. ( F ) As técnicas de filtragem são transformações da imagem “pixel” a “pixel” que não dependem do valor dos níveis de cinza dos “pixels” vizinhos, na imagem original. | ||
Conceitue SIG com base nas suas funcionalidades: Um SIG é um sistema constituído por hardware, software e procedimentos, construído para suportar a captura, gestão, manipulação, análise, modelação e visualização de informação referenciada no espaço, com o objetivo de resolver problemas complexos de planejamento e gestão que envolvem a realização de operações espaciais. | De exemplos de aplicações do SIG: Sistemas cadastrais (área socioeconômica), gestão de bacias hidrográficas (área ambiental), gestão do trânsito (área de gestão de cidades), uso e ocupação do solo, censos, serviços públicos (redes de fluxo –água, esgoto, etc-, redes de cabos –eletricidade, TV a cabo, etc.), navegação, entre outras. | ||
Como são classificados os dados em um SIG: podem ser classificados em três categorias: dados convencionais - atributos alfanuméricos usados para descrever os objetos (ex.: nome e população de uma cidade); dados espaciais - descrevem a geometria, a localização e os relacionamentos topológicos dos objetos geográficos; e dados pictóricos - atributos que armazenam imagens (ex.: fotografia de uma cidade). |
...