TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Trabalho

Por:   •  4/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 10

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca analisar o nível de maturidade da cultura de segurança da Empresa, evidenciando a os aspectos relacionados à sua cultura, tomando como base a massa de dados levantadas em fevereiro de 2021.

A pesquisa se deu através das conversas com colaboradores da empresa, bem como a observação sistemática de seus sistemas de gestão onde foi possível verificar as etapas dos processos, ferramentas utilizadas e os resultados evidenciados por indicadores de desempenho.

Os resultados obtidos demonstram que a organização estudada possui ELEVADO NÍVEL de maturidade da cultura de segurança, podendo ser considerada SUSTENTÁVEL, de acordo com HUDSON (2001).

  1. A EMPRESA

Descrever o histórico de criação da empresa e os processos produtivos atuais.

A empresa possui um setor estruturado de QSMS (Qualidade, Segurança Ocupacional, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente) que é responsável por gerenciar e consolidar os dados afetos aos seguintes sistemas:  

- Descrever se a empresa possui mais algum sistema de segurança ocupacional, ou operacional.

- SGI (Sistema de Gestão Integrada): implementado para integrar os processos de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social da Empresa. Atualmente a empresa é certificada na norma ISO 9001:2015 e está se preparando para a certificação nas normas ISO 14001:2015 e 45001:2018, tendo sua auditoria de certificação agendada para fevereiro de 2022.

  1. POLITICA DE SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE

“A Empresa, empresa com atuação em refino, processamento, armazenamento, movimentação e comercialização de derivados de petróleo e combustíveis, tem o compromisso de alcançar a satisfação de seus clientes por meio da permanente busca por eficiência tanto em seus processos de gestão quanto em seus processos produtivos, o que resulta em um produto de qualidade e preço justo.

Para isso, não mede esforços para crescer e gerar valor para acionistas, colaboradores, clientes e sociedade.

Atua sempre pautada em seus compromissos com a QUALIDADE, o MEIO AMBIENTE, a SAÚDE e a SEGURANÇA OPERACIONAL.

Buscar, em todos os processos e produtos, responder às expectativas e focar no que representa valor aos nossos clientes e partes interessadas;

Estimular a inovação, em busca constante da qualidade dos produtos, melhoria dos processos e Sistema de Gestão;

Atender aos requisitos legais, regulatórios e estatutários pertinentes à atividade da empresa. Agindo sempre com total transparência e ética;

Considerar continuamente os impactos que suas atividades podem causar, levando em consideração questões ambientais e sociais, bem como a proteção ambiental e a prevenção a poluição;

Realizar a gestão adequada de todos os resíduos, emissões e efluentes, além de fazer o uso sustentável dos recursos naturais necessários ao processo produtivo e preservação do patrimônio;

Compromisso em eliminar perigos e gerenciar riscos que possam comprometer o desempenho do Sistema de Gestão de Saúde, Segurança Operacional e Ocupacional assegurando a interação dos trabalhadores e de seus representantes com a alta direção;

Investir continuamente nas condições de Saúde, Segurança Operacional e Ocupacional, com o objetivo de prevenir incidentes, acidentes e doenças ocupacionais.

  1. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
  1. PROPOSTA

“Realizar um diagnóstico de cultura de segurança em uma empresa a ser definida pelo discente. O intuito é, considerando o conteúdo discutido nos 3 encontros relativos à disciplina, fazer um diagnóstico da maturidade da cultura de segurança da empresa em questão, enquadrando-a em um dos 5 níveis propostos por Hudson (2001): patológico, reativo, calculativo ou Burocrático), proativo e construtivo (ou Sustentável).  Deve ser utilizada alguma técnica de coleta de dados: observação sistemática; entrevista, questionários ou escalas.”

Com o presente trabalho, pretende-se abordar as técnicas ensinadas pelo professor Dr. Marcos Aguiar, fazendo primeiramente uma contextualização da empresa analisada, contextualizando o modelo da cultura de segurança indicado por Hudson (2001), seguindo com a apresentação dos indicadores de desempenho e finalizando com o diagnóstico da relação entre empresa X cultura de segurança X colaboradores.

  1. CULTURA ORGANIZACIONAL

A definição de Cultura Organizacional apresentada por Hudson (2001), identifica quatro componentes principais de cultura organizacional: (1) os valores corporativos, o que a empresa considera importante; (2) as crenças corporativas, o que a empresa acredita sobre o mundo; (3) os métodos comuns para solução de problemas, isto é, como os problemas da empresa são resolvidos; e (4) as práticas comuns de trabalho, ou seja, a maneira como as pessoas trabalham na empresa.

  1. CULTURA DE SEGURANÇA

Hudson (2001) define a cultura de segurança como as características comuns e internas de uma empresa, ou, de forma simplista, pode ser traduzida nas seguintes palavras “quem e o que somos, o que nós achamos importante, e como nós fazemos as coisas por aqui”. Ainda, o autor destaca que a cultura nem sempre é visível aos membros da organização, mas se torna evidente para indivíduos acostumados a outra cultura. Sendo que a constituição da cultura possui quatro componentes principais: valores corporativos, crenças corporativas, métodos comuns para resolução de problemas e práticas comuns de trabalho.

  1. MODELO DA CULTURA DE SEGURANÇA

Foi desenvolvido por Hudson (2001) um modelo de desenvolvimento da cultura de segurança de uma organização que consiste em cinco estágios de maturidade: patológico, reativo, calculativo, proativo e construtivo (Figura 2). Para o autor, a cultura de segurança pode ser considerada apenas nos últimos estágios desta evolução, visto que nos estágios iniciais se tem apenas estruturas formais e superficiais, sendo que a evolução para o estágio mais desenvolvido se dá pelo aumento da confiança e pela melhoria na comunicação entre todos os setores da organização. O entendimento de cada um dos estágios do modelo é facilitado pela descrição detalhada apresentada a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (231.8 Kb)   docx (93.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com