A Segurança do Trabalho
Por: Lauro Murillo Martins • 7/7/2016 • Monografia • 11.713 Palavras (47 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO TECNOLÓGICO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
RENATO POTRATZ
GERENCIAMENTO DE RISCOS EM MARMORARIA
VITÓRIA
2012
RENATO POTRATZ
GERENCIAMENTO DE RISCOS EM MARMORARIA
Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UFES, como requisito final para obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Orientador: Esp. Luciano Rubim Franco
VITÓRIA
2012
RENATO POTRATZ
GERENCIAMENTO DE RISCOS EM MARMORARIA
Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da UFES, como requisito final para obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Comissão Examinadora
___________________________________
Professor Orientador Luciano Rubim Franco
____________________________________
Examinador I
____________________________________
Examinador II
VITÓRIA
2012
EPÍGRAFE
“E os poetas? Foram poucos os “castroalves”. Não souberam sondar os abismos da alma brasileira nas suas dores, nas suas quimeras, no estertor do último grito que a tortura e a morte arrebentaram, ou em ouvir um canto singelo de uma camponesa nos carrascais do Nordeste...”
Agassiz Almeida
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus que me proporcionou a oportunidade de estar concluindo este trabalho.
Aos meus familiares e amigos que sempre me compreenderam na ausência e me apoiaram nas dificuldades.
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho aos meus familiares, que sempre nos incentivaram para que esta Pós-Graduação se completasse.
RESUMO
A intenção deste estudo é analisar o processo de planejamento, organização e controle dos recursos humanos e materiais relacionados ao gerenciamento de riscos em marmoraria, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre esse tipo de produto. Entre os objetivos específicos destacam-se: Conceituar o que vem a ser gerenciamento de riscos; caracterizar o setor de marmoraria; identificar os riscos relacionados ao setor de marmoraria; analisar o gerenciamento de riscos em marmoraria. Quanto à metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, onde foram realizadas consultas em livros, artigos e sites da internet. As conclusões do estudo demonstraram que o gerenciamento do risco em marmorarias pode ser considerado um assunto ainda recente. Nem sempre os riscos inerentes aos processos são gerenciados de forma eficiente, gerando prejuízo a entidade. Por meio de metodologias direcionadas é possível identificar os riscos inerentes aos processos, e direcionar os testes para avaliação da eficácia dos controles internos voltados para marmoraria.
Palavras chave: Marmoraria. Gerenciamento. Risco. Metodologias.
ABSTRACT
The intention of this study is to analyze the process of planning, organization and control of human resources and materials related to risk management in marble quarrying, to minimize the effects of risks on this type of product. The specific objectives are: Conceptualizing what comes to risk management; characterize the marble quarrying sector; identify risks related to marble quarrying sector; analyze risk management in marble. Regarding the methodology used the literature, where consultations were held in books, articles and websites. The findings demonstrated that risk management in quarries can be considered a relatively new issue. Not all of the risks inherent in the processes are managed efficiently, generating prejudice the entity. Through targeted methodologies can identify the risks inherent in the processes, and direct tests for assessing the effectiveness of internal controls focused on marble.
Keywords: Marble. Management. Risk. Methodologies.
LISTA DE GRÁFICOS
GRÁFICO 1 - Acidentes de trabalho no setor de rochas no Estado do Espírito Santo para os anos de 2008 a 2010..........................................................................38
LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Mapa de Calor 22
Figura 2 - Mármore 29
Figura 3 - Riscos da cabeça 48
Figura 4 - Capacete com aba frontal 48
Figura 5 - Proteção olhos e face 49
Figura 6 - Óculos de segurança 50
Figura 7 - Protetor facial 50
Figura 8 - Proteção auditiva 51
Figura 9 - Proteção do Nariz 52
Figura 10 - Risco dos Membros superiores 53
Figura 11 - Riscos dos membros inferiores 54
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 11
2 GERENCIAMENTO DE RISCOS 15
2.1 RISCOS 15
2.2 AVALIAÇÃO DO CONTROLE DE RISCOS 17
2.2.1 Identificação dos Riscos 17
2.2.2 Origem dos Riscos 18
2.2.3 Natureza dos Riscos 19
2.2.4 Avaliação e Mensuração dos Riscos 20
2.2.5 Tratamento dos Riscos (Resposta a Riscos) 22
...