A Segurança do Trabalho
Por: Murilo Pereira Marques • 29/6/2022 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
TAREFA 4.2
Assista ao documentário "Carne e Osso" disponível no link a seguir e ENVIE UM TEXTO respondendo as seguintes questões:
Focar esforços somente mudanças na legislação pode gerar respostas à altura do desafio da promoção de SST nesses ambientes?
Focar esforços somente em um maior esforço da fiscalização pode gerar respostas à altura do desafio da promoção de SST nesses ambientes?
Como a EST pode envolver os empresários do setor na mudança da realidade do “Chão de Fábrica” para promover mais SST nestes ambientes?
Como um EST contratado por uma empresa do setor pode promover um ambiente de trabalho mais seguro e mais salubre nestas situações?
https://www.youtube.com/watch?v=_X8ALDZH_Dk
O documentário CARNE E OSSO mostra a realidade da produção de carne em frigoríficos. A geração de emprego e seu crescimento econômico substancial são reflexo desse setor em suas relações de trabalho. Deste modo o documentário apresenta as formas de se fazer o abate, processamento, embalagem e distribuição, considerando sua importância financeira e econômica sob a perspectiva do trabalhador.
Este filme mostra histórias de quem trabalha em diversos setores, lado a lado com o risco, com a dor, com a falta de sentido do trabalho e o descaso dos empregadores e supervisores. A produção de carne no país é repleta de desrespeito à legislação trabalhista e um quotidiano de sofrimento, depressão e riscos.
Fazer uma reformulação na legislação conscientizando essas empresas para reprojetar as tarefas, introduzir pausas durante as jornadas, fiscalizações, diminuição de ritmo de produção, uma maior rigidez em relação as punições legais a estas empresas ajudaria a reduzir os índices de acidentes e as doenças ocupacionais
Em conjunto com a engenharia de segurança os empresários desenvolveriam programas de diminuição de condições inseguras e desvios comportamentais (treinamentos e uso de EPI’s corretos para cada função), gerando indicadores ao qual mostrariam um ambiente mais produtivo e seguro não onerando o empregador com ações trabalhistas.
O engenheiro de segurança do trabalho contratado é responsável por fazer o mapeamento dos risco e desenvolver ações para amenizar ou acabar de vez com estes riscos seja através de DDS e/ou treinamentos mais específicos apara cada área. Treinar equipe de gestão da empresa sobre formas de abordagens aos empregados evitando assim situações de assédio moral e pressão excessiva para atingimento de produção.
...