A Segurança do Trabalho
Por: Wesleydeff Perote • 17/7/2020 • Resenha • 3.386 Palavras (14 Páginas) • 89 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA
DAVID SIMIÃO SOUZA DA SILVA
Instituto de Pós Graduação – FASERRA
Manaus – AM, 26 de Junho de 2020.
Resumo
Este artigo tem por principal objetivo apresentar as ideias realizadas no estudo sobre a importância do reaproveitamento da água. O citado estudo tem como fator analisar a importância do reaproveitamento da água no seguimento da sustentabilidade sob a ótica do uso domiciliar. Diversos são os temas a serem trabalhados para uma formal Educação Ambiental nas escolas e pretende-se por meio do desenvolvimento desse projeto dedicar-se aos estudos das águas por se tratar de um recurso vital para o planeta, essencial para a sobrevivência dos seres vivos e de todas as outras formas de vida do nosso planeta. Tal preocupação se dá por conta de que a água é o recurso natural mais essencial da natureza, porém escasso, utilizado das mais diversas formas e utilizado de forma inadequada pelo homem apesar de todos os estudos e alertas da mídia sobre sua importância. O desenvolvimento do tema busca o conhecimento e a conscientização dos educando sobre o uso racional deste recurso hídrico, ao alertar de que sem água potável prejudica não só o desenvolvimento econômico global, mas também a qualidade de vida da humanidade.
Palavras-Chave: Reaproveitamento, água, Sustentabilidade.
Abstract
The main objective of this article is to present the ideas realized in the study on the importance of reusing water. The aforementioned study has as a factor to analyze the importance of reusing water in the pursuit of sustainability from the perspective of home use. There are several themes to be worked on for a formal Environmental Education in schools and it is intended, through the development of this project, to dedicate itself to the studies of water, as it is a vital resource for the planet, essential for the survival of living beings and of all the other forms of life on our planet. Such concern is due to the fact that water is the most essential natural resource of nature, however scarce, used in the most diverse ways and used inappropriately by man despite all the studies and media alerts about its importance. The development of the theme seeks the knowledge and awareness of the students on the rational use of this water resource, by warning that without drinking water it harms not only the global economic development, but also the quality of life of humanity.
Key words: Reuse, water, Sustainability.
- INTRODUÇÃO
Como decorrência do grande crescimento da produção industrial e suas transformações, a partir século XIX, começou a se tornar visível as primeiras consequências da nova forma de relação entre homem e natureza. Essas transformações indicavam um processo de deterioração provocado no meio. E essa problemática torna-se preocupante aos olhos dos pesquisadores e defensores do meio ambiente, pois o avançado no crescimento da população mundial o crescimento do setor industrial elevam consideravelmente a procura desse recurso que, quando alienada ao uso irresponsável da água, ocasiona sua escassez.
A carência de água potável é um tema bastante discutido no mundo inteiro, pois mesmo em nosso país que possui a maior bacia hidrográfica do planeta, não deixa de ser um problema para o planeta se conscientizar.
Um dos principais fatores críticos no consumo da água é o uso inconsequente, o descarte de lixo e o esgoto jogado sem um tratamento adequado nos corpos hídricos.
A falta de recursos hídricos é um caso que preocupa a todos, apesar do planeta ser 75% água, 97% dela são salgadas, e aponta altos custos para se desmistificar. Já a água doce que estaria disponível, e que poderia ser consumida, está concentrada em boa parte das geleiras, o que impede seu uso.
Com base nessas informações pode-se perceber que os recursos hídricos que ainda são acessíveis ao uso humanitário direto, apresentam uma mínima fração da capacitação hídrica, constata-se ainda que a cada dia que a água, em escala mundial, é um recurso hídrico cada vez menor, seja pelo crescimento da populacional e de atividades econômicas, com o avanço da demanda, seja pela diminuição da oferta, está condicionada principalmente pela poluição dos mananciais.
Consequentemente, o preço das contas de água tende a elevar-se, tendo em vista que a demanda por água potável está aumentando e a oferta diminuindo.
Conforme WMO (1997), o consumo d’água no planeta avançou cerca de seis vezes entre 1900 e 1995 – isso significa mais que o dobro da taxa de crescimento da população mundial, e segue crescendo aceleradamente com a elevação do uso dos campos residencial, industrial e agrícola.
Diante disso, a abordagem objeto deste estudo diz respeito á importância do reaproveitamento da água, que será apresentada a partir de experiências existentes em algumas residências na região norte.
MATERIAIS E MÉTODOS
- Coleta de dados
A área de estudo abrange a Região Metropolitana de Manaus (RMM), esta área possui mais da metade da população de todo Amazonas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital do Estado representa 52,6% das pessoas que vivem no Amazonas. Sendo também, a cidade mais consumidora a de água potável quando comparada aos outros municípios de sua região.
Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS (2018), no estado do Amazonas, observa-se o decréscimo no índice de 2016 para 2017 que decorre, principalmente, devido à redução de 52,7% do volume de água consumido no município de Manaus/AM, atendido pela empresa privada Manaus Ambiental. Já em 2018, o índice per capita do estado manteve-se estável em relação a 2017 (92,1 l/hab./dia).
De acordo com os dados da Empresa Águas de Manaus o acesso à rede de distribuição em Manaus tem uma percentagem a cerca de 80% relativa ao abastecimento de água tratada. E o percentual de esgoto tratado encontra-se em 35% em suas atividades atuais.
Porém, segundo SNIS 2018, Em meio à pandemia, apenas 18% da população em Manaus não têm acesso à água potável. Na questão coleta de esgoto, a situação se inverte e somente 12% dos habitantes da capital têm coleta de esgoto, segundo o Ranking do Saneamento 2020 do Instituto Trata Brasil.
Para a obtenção dos dados de pesquisas no estudo apresentado e para avaliar a importância da reutilização da água foi realizada a metodologia a partir de uma pesquisa em artigos científicos, diagnósticos de bases de dados reconhecidas assim como projetos de pesquisa nesta área.
...