A Segurança do Trabalho
Por: engciv2 • 23/8/2015 • Relatório de pesquisa • 943 Palavras (4 Páginas) • 268 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O trabalho, enquanto atividade humana produtiva, na forma como se estrutura e se organiza, produz danos à saúde do trabalhador. Tais danos podem ser identificados através de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, morte do trabalhador e outros diversos e inespecíficos danos. À medida que o homem modifica o mundo em que vive, também modifica e transforma a si mesmo, e isso revela quem ele realmente é:
Além de o trabalho ser necessário para a manutenção da vida humana sobre a terra, ele também é fundamental para definir as condições de saúde de cada indivíduo, pois o momento do trabalho é o espaço privilegiado para a realização do ser humano enquanto espécie consciente de sua própria existência e de sua intemporalidade (MERLO apud BAPTISTA, 2004).
Os acidentes de trabalho são considerados um problema de saúde pública em todo o mundo, por se tratarem de eventos potencialmente fatais, incapacitantes e acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva, fato que acarreta grandes consequências sociais e econômicas. “São responsáveis pelo maior número de mortes e incapacidades graves causados pelo trabalho em todo o mundo” (TAKALA apud SANTANA et. al., 2005).
No dia 25 de Março de 2015 a equipe se reuniu para uma visita técnica a uma determinada empresa e um determinado bairro da cidade de Manaus.
Este trabalho busca analisar a importância da Segurança do trabalho como forma de contribuição nos processos industriais, ergonômicos e de gerenciamento nas organizações.
- OBJETIVOS
- Geral: Mostrar a importância do uso de epi’s no canteiro de obras para prevenir acidentes.
- Específicos:
- Verificar de que forma a segurança do trabalho é fundamental na Engenharia Civil.
- Investigar de se as empresas disponibilizam de forma satisfatória os equipamentos aos funcionários.
- Compreender o porquê da importância de politicas de prevenção de acidentes nos canteiros de obra.
- REFERENCIAL TEÓRICO/ ANÁLISE DOS RESULTADOS
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define acidente do trabalho como “(...) ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, de que resulte ou que possa resultar lesão pessoal”.
Através dos dados levantados durante a pesquisa, constatamos que sem a segurança do trabalho os operários se sentem vulneráveis e inseguros, exercer sua função devidamente equipado e obedecendo aos padrões de segurança exigidos faz com que o trabalho flua melhor, bem como favorece o desempenho dos trabalhadores. De acordo com um dos entrevistados a segurança do trabalho é de suma importância.
A opinião dos entrevistados com a relação a importância da Segurança do trabalho foi unanime, todos afirmaram em suas respostas que a mesma é extremamente importante, principalmente na construção civil. A forma mais eficiente de se promover e preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores e prevenir os riscos ocupacionais. Uma vez conhecido o nexo causal entre diversas manifestações de enfermidades e a exposição a determinados riscos, fica claro que, toda vez que se atua na eliminação ou neutralização desses riscos, está-se prevenindo uma doença ou impedindo o seu agravamento.
Quando perguntados sobre quais medidas deveriam ser tomadas para a melhoria da segurança dos trabalhadores, dos cinco entrevistados quatro responderam que precisa ser a troca de epi’s. Com relação a mesma pergunta um dos entrevistados completou sua resposta dizendo que a sinalização adequada é importante também.
- METODOLOGIA
Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
Desta feita o método usado para a execução do referido relatório foi a coleta de dados através da aplicação de questionários, foram entrevistadas cinco pessoas, um eletricista, dois auxiliares de eletricista, um auxiliar de serviços gerais e um auxiliar de almoxarifado, cada questionário continha cinco perguntas, uma dissertativa e quatro objetivas, o questionário encontra-se em anexo, bem como o quadro de arquivo de dados.
Nenhuma ocorrência foi registrada durante a aplicação dos questionários, que pudesse implicar no bom andamento da pesquisa.
- CONCLUSÃO
A antecipação dos riscos envolve a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.
O trabalho é também um dos meios pelo qual o homem se diferencia dos outros animais e através do qual se realiza. Todavia, o trabalho pode causar danos ao ser humano, inclusive a sua morte. Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais são atos de violência ao trabalhador que têm onerado gravemente o setor financeiro das empresas e também os cofres públicos.
...