A Sondagem Rotativa
Por: Jaison Socodolski • 5/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 519 Visualizações
SONDAGEM ROTATIVA
DEFINIÇÃO
A sondagem rotativa é um método de pesquisa do solo que utiliza um conjunto de moto mecanização, criado para a obtenção de amostras de materiais de rocha, com formato cilíndrico e contínuas, através da ação de perfuração basicamente determinada pelas forças de penetração e de rotação, combinando, trabalho com poder de corte.
EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS
Os equipamentos que devem ser utilizados na execução da sondagem são: tripé, sonda rotativa, bomba d'água, haste, barriletes, coroas, tubos de revestimento e outras ferramentas necessária para a realização da sondagem, também deve-se ter in-loco todos os equipamentos necessários para a execução de sondagem a percussão.
NORMAS DE DIMENSÕES E NOMENCLATURAS
São as regras firmadas para padronizar as dimensões e nomenclaturas dos equipamentos de sondagem, a fim de promover uma linguagem comum e acessível a todos e permitir a intercambialidade de peças de diferentes fabricantes. Existem dois sistemas que normalizam mundialmente dimensões e nomenclaturas para sondagens rotativas.
1º - Padrão D.C.D.M.A. ou americano, utiliza um conjunto de duas ou mais letras para identificar diâmetros e modelos de equipamentos.
2º - Norma Européia, define o diâmetro do furo em milímetros e agrega uma ou mais letras para designar o modelo de máquina.
No Brasil, os equipamentos de perfuração giratória são fabricados baseados na norma Americana, sendo bastante ínfimos aqueles fabricados de acordo com a norma européia.
DIÂMETROS
Na tabela a seguir são apresentados os diâmetros de sondagens mais utilizados.[pic 1]
PRINCIPAIS TIPOS DE BARRILETES
BARRILETE SIMPLES
Consiste de um tubo único, a passagem de circulação de fluido é entre a parede interna do tambor e o testemunho. O testemunho é submetido à ação abrasiva do fluido circulante e do atrito com a parede interior do barrilete.
BARRILETE DUPLO LIVRE
Este consiste em dois tubos e um sistema de rolamentos entre as partes da cabeça do barrihete onde os tubos são segmentados. Assim, enquanto o tubo exterior gira com a coluna de perfuração , o tubo interior permanece estacionário ou gira lentamente . O testemunho é protegido de atrito com a parede do tambor e o contato do testemunho com o fluido de lavagem ocorre entre o final do tubo interior e a face da coroa.
BARRILETE DUPLO GIRATÓRIO
Barrilete de alta recuperação que apresenta um prolongador do tubo interno, chamado de caixa de mola. A extremidade do extensor é muito próximo da face da coroa, reduzindo consideravelmente o contato do testemunho com o fluido de lavagem.
BARRILETE TRIPLO
Barrilete de alta recuperação que tem um terceiro tubo, interno ao tubo interior , criado para armazenar e proteger o testemunho.
BARRILETE DE TUBO INTERNO RETRÁTIL
Barrilete de alta de recuperação com dispositivos especiais que permitem a retirada do tubo interno, no interior da coluna de perfuração , sem a necessidade de removê-lo. Também conhecido como sistema "wire-line".
EXECUÇÃO
Em terreno seco, a sondagem do solo deve ser iniciada logo após a limpeza de uma área, para que o desenvolvimento de todas as fases não seja impedida por obstáculos no terreno. Deve ser feito uma ranhura a sua volta de modo a defletir o fluxo de água em caso de chuva. A sonda deve ser firmemente fixada e nivelada no solo, de modo a minimizar as vibrações e sua posterior transmissão para a composição da sonda.
Em terreno inundado ou coberto por grandes profundidades de água , a sondagem deve ser feita a partir de plataforma fixa ou flutuante firmemente ancorada, com piso em todo o seu perímetro, abrangendo pelo menos, a área delimitada pelos pontos de tripé com suporte, ou uma distância de 1,5 m contados a partir do contorno da sonda.
Próximo ao local onde será realizado o levantamento deve ser cravado um piquete com a identificação da sondagem, que servirá como referência para medições de profundidade e a amarração topográfica.
Quando ocorrer solo no local do furo, a pesquisa deve ser feito com medidas SPT a cada metro.
Devem ser usados todos os recursos da sondagem rotativa, a fim de assegurar a recuperação completa de todos os materiais atravessados.
As principais características são: escolha do equipamento adequado e acessórios para as condições geológicas, o emprego de lama bentonítica como fluido de perfuração, execução de manobras curtas, adequação de velocidade de perfuração com as características geológicas da rocha perfurada, etc.
...