A TECNOLOGIA ALIADA A QUIROPRAXIA E SUAS POTENCIALIDADES
Por: ANDRE ECHER • 21/5/2017 • Projeto de pesquisa • 480 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
A TECNOLOGIA ALIADA A QUIROPRAXIA E SUAS POTENCIALIDADES
ECHER, André¹; MARQUES, Luiz Henrique Farias²; NEVES, Débora Valim Sinay³
¹ André Echer, é graduando em Engenharia Elétrica pela FAINOR, andreecher29@hotmail.com.
² Luiz Henrique Farias Marques, é graduando em Engenharia Elétrica pela FAINOR, luizhenrique.38@hotmail.com.
3 Débora Valim Sinay Neves, é Professora da FAINOR/BA e FTC/BA, Mestre em Ensino de Ciências pela UNIVATES/RS, Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas a Educação – FACINTER/PR, Especialista em Mídias na Educação, Graduada em Matemática pela UESB/BA, deborauesb@gmail.com.
Palavras-Chave: Quiropraxia. Procedimentos. Tecnologia.
A quiropraxia está em processo de desenvolvimento e inovação. A relatos de que a quiropraxia surgiu no ano de 1895 em Davemport Iowa, no Brasil por volta de 1920 e 2004 e em Vitória da Conquista em 2011. Com o avanço da tecnologia surgem novos instrumentos a fim de facilitar o trabalho do quiropraxista, trazendo maior conforto ao paciente e melhor potencialização do ajuste na coluna vertebral. Os quiropraxistas buscam, de forma contínua a melhoria de seus processos, bem como a utilização das melhores tecnologias na aplicação de seus negócios, pois é de suma importância a precisão dos cuidados quiropraticos ter equipamentos de alta qualidade. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a necessidade de novos aparelhos em clínicas de quiropraxia, para melhor satisfazer os pacientes, e também colaborar com o profissional, ajudando-o a executar os ajustes com menos esforço. Nesse ponto de vista, foi realizada uma retomada histórica da quiropraxia no mundo, Brasil e Vitória da Conquista. Para o desenvolvimento dessa investigação foi realizado um aprofundamento teórico com base em autores como Borges (2004), Richardson (1999), Souza, (2006) entre outros. Estes forneceram fundamentações eficazes para o arcabouço. Para o desenvolvimento desta pesquisa a metodologia utilizada possui abordagem qualitativa e está sendo realizada em um consultório de quiropraxia de Vitória da Conquista. Os sujeitos da pesquisa são 10 pacientes de quiropraxia, que vem recebendo cuidados quiropraticos a mais de um ano, mais a profissional quiropraxista atuante no consultório de quiropraxia de Vitória da Conquista. Antes da aplicação do instrumento de coleta de dados será aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE, cumprindo exigências éticas e oferecendo detalhes do referido estudo. A análise e discussão dos dados estão sendo realizados em conformidade com os procedimentos metodológicos propostos, sendo analisados com base a Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2009). Os resultados parciais demonstram que os consultórios equipados com tais equipamentos, vêm trazendo melhorias para a clínica, a fim de trazer benefícios para os pacientes tão quanto para o profissional, pois com esses equipamentos, ele executará os procedimentos com menos esforço e mais agilidade.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BORGES, S. M. O. A História da Quiropraxia no Brasil. 15 out. 2004.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social. 3. ed. ver. e ampl. São Paulo: Atlas,1999.
SOUZA. Manual de Quiropraxia: Filosofia, Ciência, Arte e Profissão de curar com as mãos. 2ºed. São Paulo: Editora Ibraqui, 2006.
...