TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria ERC de Alderfer

Resenha: A Teoria ERC de Alderfer. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Resenha  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  692 Visualizações

A Teoria ERC de Alderfer

O psicólogo Clayton Alderfer, em 1969, desenvolveu a partir da teoria de Maslow e com inúmeras pesquisas, a Teoria ERC. Elas dizem a respeito da motivação do trabalhador ser medida por uma hierarquia de necessidades, porém com pontos divergentes. Maslow enxergava as pessoas subindo progressivamente na hierarquia de necessidades, enquanto Alderfer percebia que as pessoas subiam e desciam dentro da mesma. Além disso, houve também a redução de cinco níveis da pirâmide de Maslow para somente três níveis na de Aldelfer.

•necessidades de existência (E): o desejo de bem-estar fisiológico e as exigências materiais necessárias á existência; ou seja, necessidades de sobrevivência.

•necessidades de relacionamento (R): o desejo de satisfação das relações interpessoais e interação social; ou seja, sociabilidade e relacionamento social.

•necessidades de crescimento (C): o desejo internalizado de crescimento continuado e desenvolvimento pessoal; ou seja, o ser humano tem de

criar, dar sugestões, participar. Em geral, o desenvolvimento do potencial humano.

Santos (2008) afirma:

Esta teoria se assemelha á teoria de Abraham Maslow, reduzindo a três os níveis de necessidades. Entretanto, diferencia-se quanto á flexibilidade existente nas escalas, ou seja, pode haver a migração de uma escala para outra sem que as anteriores estejam completamente satisfeitas.

Portanto, vemos que, esta teoria tem como princípio de frustração-regressão, ou seja, uma necessidade inferior pode ser ativada quando uma necessidade mais elevada não pode ser satisfeita, então se frustrado e volta ao nível anterior.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com