TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO E OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL

Por:   •  29/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

A UTILIZAÇÃO E OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL.

                                        Evaldo Rubem de Almeida Filho

Francisco Adênio Rodrigues Leite

Igor Alves de Araújo

Jackson das Silva Araújo

Pedro Gabriel Gomes Fernandes

Orientador(a): Aline Carolina da Silva

João Pessoa – PB

Outubro 2018

Sumário

Introdução        3

Objetivos        4

Metodologia        5

Fundamentação Teórica        6

Considerações Finais        12

Referências        13

  1. INTRODUÇÃO

        Com a descoberta do fogo por volta de 7 mil anos a.c. na Idade da Pedra, o homem teve o seu primeiro contato uma energia que mudaria para sempre o rumo da história de da civilização, se tornando também um grande aliado da sobrevivência a partir de então. O fogo como fonte de energia proporcionou vários avanços para a sociedade moderna, tendo sua grande participação na Revolução Industrial com a queima do carvão mineral.

        Entretanto, as consequências negativas causadas por essa combinação, levantou um sinal de alerta no tocante ao bem-estar social e ao equilíbrio ambiental. Fontes de energia alternativas começaram a ser postas em evidência com o intuito de amenizar esses impactos.

        O sol poder ser considerado a maior e mais limpa fonte de energia existente no planeta. Além de, a princípio, se inesgotável, não causa danos ao meio ambiente. Diante disso, observou-se nele um grande potencial energético que foi sem descoberto aos poucos. Segundo Becquerel (1839, apud Vallêra, 2006), O efeito fotovoltaico foi observado pela primeira vez em 1839 por Edmond Becquerel que verificou que placas metálicas, de platina ou prata, mergulhadas num eletrólito, produziam uma pequena diferença de potencial quando expostas à luz.

A história da energia fotovoltaica teve de esperar os grandes desenvolvimentos científicos da primeira metade do século XX, nomeadamente a explicação do efeito fotoelétrico por Albert Einstein em 1905, o advento da mecânica quântica e, em particular, a teoria de bandas e a física dos semicondutores, assim como as técnicas de purificação e dopagem associadas ao desenvolvimento do transístor de silício: sem a ciência moderna, seria impensável o nascimento da energia solar eléctrica. As descobertas acidentais e o desenvolvimento empírico nunca nos teriam levado a ultrapassar o limiar de eficiência que a tornou viável. VALLÊRA; BRITO (2006).

        No intuito de controlar propriedade elétricas em um bastão de silício, em 1953 o químico Calvin Fuller e seu colega Gerald Pearson, utilizaram um método chamado de “dopagem”, que consistia em introduzir o bastão em soluções de gálio e lítio quente, respectivamente, esse processo fornecia cargas positivas e negativas a ele, que quando entravam em contato produziam um campo elétrico permanente. No entanto, Pearson pôde observar posteriormente que se era produzida uma corrente elétrica quando o bastão era exposto a luz, dando origem a primeira célula solar.

        No Brasil, o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), empresa ligada a Eletrobrás, desde 1992 desenvolve trabalhos nas áreas de energia fotovoltaica, atuando juntamente com as áreas de Materiais e Mecânica, pesquisando sobre a produção de energias solar térmica, biomassa, entre outros.        

  1. OBJETIVOS
  • Apresentar um sistema de energia mais limpa e de qualidade.
  • Analisar possíveis vantagens no uso deste sistema.
  • Apresentar o processo construtivo desse sistema e suas formas de uso.
  • Comparar com outros sistemas de energia, mostrando sua eficiência.

  1. METODOLOGIA

Para o presente trabalho, foi feita uma revisão bibliográfica, buscando assim alcançar os objetivos propostos. Foi realizada, de início, uma extensa pesquisa a respeito de alguns métodos construtivos existentes para gerar energia e em seguida analisar os meios viáveis de usar o sistema de energia solar. Assim foi possível destacar as vantagens e desvantagens quanto à utilização da energia solar, objetivo principal deste trabalho.

O campo de pesquisa será através de amostra obtida dentro de um universo de materiais bibliográficos físicos e virtuais, tais como livros, revistas, artigos, entre outros documentos que abordam o processo construtivo e sua maneira de uso sobre energia solar.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

ENERGIA SOLAR NO BRASIL

Nos últimos tempos o recurso energético explorado pelo homem em busca da sobrevivência vem se limitando, fazendo com que cresça a necessidade de procurar artifícios ou aprimorar tecnologias já existentes. No Brasil tem como exemplo, que cresce potencialmente em larga escala a utilização da energia solar, proveniente de benefícios econômicos e ambientais mais, também, o interesse social na exploração da fonte energética renovável.

         Segundo a ANEEL (2005), O consumo da energia solar pode ser aproveitado diretamente na iluminação, aquecimento de fluidos e ambientes ou ainda para geração de potência mecânica ou elétrica, como fonte de energia térmica. A energia solar pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica por meio de efeitos sobre materiais, dentre os quais o termoelétrico e fotovoltaico.

SISTEMA FOTOVOLTAICO

A energia solar, também conhecida como energia limpa é uma fonte natural que está sendo explorada por todo país. Divide - se em algumas classes consumidora como residencial, comercial e industrial, o sistema pode ser on grid, off grid e híbridos. Segundo Cintra et.al.(2018), “A energia solar é uma energia de fácil acesso e disponível para ser aproveitada por todos, pois se encontra em abundância. É uma energia totalmente limpa e renovável que é uma enorme vantagem”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (466.9 Kb)   docx (540.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com